04 abril 2013

STREAMLINED DESIGN: A HENDERSON ART DECO DE 1930


O mundo do motociclismo adora um 'achado de celeiro', uma máquina velha e obscura de volta às ruas pela primeira vez. E essa é uma das maiores revelações dos últimos meses: uma Henderson, originalmente customizada antes de Segunda Guerra Mundial por O. Ray Courtney, em 1936, baseada em uma K.J. Henderson 1930.


A moto, que pertence a Frank Westfall, um colecionador de Siracusa, foi restaurada e causou grande impacto quando surgiu no Grande Encontro Nacional Rhinebeck (Bike Show Rhinebeck Grand National Meet) - um show de motos realizado ao norte de Nova York - em junho de 2010.


Esta Henderson 1930 é uma peça histórica fantástica, o artesanato é absolutamente impressionante e certamente, é mais uma peça de museu do que para ser pilotada diariamente. Equipada com carroçeria ‘streamliner’, a moto é alimentada por quatro cilindros em linha que a torna veloz, enquanto parece um pouco pesada.


A influência do período Art Deco é óbvia nas curvas do seu design. Ainda, é muito incomum o fato da mecânica está oculta sob a carroceria, assumindo o predomínio da forma sobre a mecânica. Até então, desde sempre, a maioria das motocicletas eram um triunfo da função sobre a forma, com a exposição das aletas de refrigeração, tambores de freio e suspensão de molas.


A Henderson Motorcycles (1912-1931) de Chicago, foi uma das "Três Grandes" marcas americanas (junto com a Harley-Davidson e a Indian) até o início da Grande Depressão. Suas motos eram utilizadas pela policia da época porque eram as mais rápidas disponíveis no mercado.


Hoje podemos verificar a influência ‘streamliner' em outra marca norte-americana: a Victory. Seu modelo cruiser Victory Vision Tour, possui uma enorme carenagem, totalmente fechada, e malas rígidas.



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