28 abril 2013

AMERICAN STREAMLINE DESIGN


A partir do início dos anos 1930 até meados da década de 1950, prosperou nos Estados Unidos um estilo de design que ficou conhecido como ‘streamlined'. Este movimento estético tinha uma linguagem baseada nas pesquisas técnico-científicas com aerodinâmica, e teve aplicação em diversos setores do design industrial.

DOCUMENTÁRIO EDUCACIONAL: STREAMLINES, DE 1936



O conceito streamlining foi criado por designers industriais que despojaram o estilo Art Deco. O ornamento tornou-se desnecessário. Ângulos agudos foram substituídos por curvas simples e aerodinâmicas. Seu desenvolvimento se deu, inclusive, a partir do avanço das tecnologias de aviação, balística e outras aplicações que exigem alta velocidade.


Protótipo Schlörwagen 1939

Os produtos do streamlined (aerodinamizados) têm a parte projetiva dos mecanismos internos oculta sob a carcaça, ou seja, mais do que encontrar inspiração numa linha de gosto, era ligada a uma morfologia própria das novas tecnologias, comum tanto aos objetos móveis, como a todos os outros.

VÍDEO: STREAMLINED DESIGN



Suas características principais eram o design futurista que remetia à velocidade (como afirmação de potência e dinamismo dos tempos modernos) e o simbolismo (quando a aparência prevalece sobre a função). Este projeto era uma expressão clichê do futurismo e de heróis espaciais como Flash Gordon.


Motocicleta KJ Henderson 1930

O estilo se tornou streamlining para todos os conceitos que foram identificados com a modernidade: mobilidade, velocidade, eficiência, luxo e higiene. A aerodinamização tornou-se uma prática no design e se estendeu para navios, trens de ferro, ônibus, e outros veículos na década de 1930.


Bicicleta Spacelander

Com a sua referência explícita à utopia, este estilo era o símbolo do sonho americano, que parecia estar se tornando realidade sobre as décadas. Independentemente da sua função ou conteúdo, os objetos eram feitos para ser atraentes e tentadores, de modo que todos entendessem.


Büssing-NAG-375T, de 1935

O Streamline acenava com a promessa de que os consumidores, ainda atormentados pela crise econômica, estavam a caminho de um futuro promissor, com prosperidade para todos, se continuassem a consumir. Esta esperança ressoou na classe média norte-americana, principal mercado para produtos de consumo.



AUTOMÓVEIS

As formas resultantes deste movimento estético foram utilizadas para produção de carros com design futurista, carroceria fechada e formas aerodinâmicas.


Phantom-Corsair 1938

Os cantos afiados e transições de materiais foram arredondados. Puxadores, maçanetas e apertos de mão foram embutidos ou adequados para dar ao objeto uma aparência limpa e fechada. Linhas de velocidade foram criadas com a introdução de nervuras ou frisos cromados.


Chrysler Airflow 1934

O Chrysler Airflow, projetado em 1933, não foi bem sucedido comercialmente, mas a beleza do seu design - mais funcional do que a simples adição de ornamentação – confrontou pela primeira vez o design mais conservador de veículos pseudo- streamlined.

VÍDEO: CHRYSLER AIRFLOW – COMO NASCEU UM CARRO MODERNO



A aerodinamização influenciou rapidamente o design automobilístico americano e europeu e mudou a aparência retangular em veículos para linhas fluidas e elegantes, simetria, e silhoueta em V que pareciam sugerir velocidade e eficiência.


Mercedes-Benz 500K Streamline Roadster 1934

Em 1941 a Nash Motors produziu o primeiro automóvel completamente novo em mais de uma década. O Nash 600 foi um conceito revolucionário de design automotivo e de construção "unificada", com um corpo único de aço soldado para maior resistência, rigidez e economia operacional.


Nash 600 1941

Projetado para o mercado de preços baixos, este novo modelo destacou a carroçeria tipo "Slipstream" - com capô alto, "linhas de velocidade" art-deco para grades cromadas e caimento da barra paralela.

VIDEO: LINHA NASH AMBASSADOR, DE 1942



Estes projetos de aparência aerodinâmica foram adotados fortemente pelas montadoras devido à sua praticidade e simplicidade - enquanto sugeria uma lembrança de tempos melhores - e continuaram a se popularizar no mercado de vendas após a Segunda Guerra Mundial.

VIDEO: AMERICAN VISIONS: “STREAMLINES AND BREADLINES”, DE ROBERT HUGHES




STREAMLINE MODERNE

O conceito streamlining - que sugere velocidade e glamour – se espalhou pelo design industrial americano na pós-depressão, e também foi aplicado em novas formas de arquitetura e decoração de interiores, assim como em bens domésticos para a casa e escritório. Eliminar os elementos que desordenam um traçado foi a ênfase deste novo desenvolvimento que ficou conhecido como ‘Streamline Moderne’.


The Pan Pacific Auditorium - Los Angeles, 1937

Este estilo, relacionado do Streamlined, foi utilizado em projetos arquitetônicos que se caracterizavam pelas curvas, linhas horizontais e elementos náuticos. O movimento também ficou conhecido por inserir, pela primeira vez, a utilização da luz elétrica no projeto da estrutura arquitetônica.

VIDEO: AMERICAN VISIONS: “STREAMLINES AND BREADLINES”, DE ROBERT HUGHES



O Streamline Moderne foi tanto uma reação ao estilo Art Deco, quanto um reflexo de tempos econômicos austeros. O estilo, que atingiu seu auge na pré Segunda Guerra Mundial durante a década de 1930, foi aplicado principalmente em edifícios comerciais como hotéis, museus, aeroportos, auditórios, estádios e etc.


Hechts Warehouse, Washington, DC - 1937

As edificações Streamline Moderne com alguns elementos Deco não eram incomuns, mas os principais empreendedores por trás do projeto Streamline (Raymond Loewy, Walter Dorwin Teague, Gilbert Rohde, Norman Bel Geddes), viam o Art Deco como um estilo estéril, falsamente moderno, essencialmente uma fraude.


Além da arquitetura, estas formas simplificadas também foram empregadas no design de uma variedade de objetos estáticos do cotidiano - tais como máquinas de brinde, aviões, relógios, máquinas de costura e aspiradores de pó - concebidos para se parecer com os veículos aerodinamizados (streamlined). Seu processo de fabricação explorava o desenvolvimento científico de novos materiais, incluindo alumínio e baquelite.


Ao ferro de passar foi dada a forma ondulada de uma proa, o desenho de um apontador de lápis remetia à um teste de velocidade de trabalho no escritório, um dispensador de água com gás foi transformado em uma cápsula espacial, e pratos e tigelas pareciam ser projetados para voar ida e volta entre a geladeira e a mesa.


Particularmente os rádios, novo produto da época, são exemplos importantes do estilo Streamline Moderne, num período em que o consumo de massa era acrítico.


Isto pode ser contrastado com o Funcionalismo - estilo de design líder na Europa - na mesma época. Uma das razões para o design funcionalista era reduzir os custos de produção, tornando os itens acessíveis para a grande classe trabalhadora européia.

DOCUMENTÁRIO DE 1939: THE MIDDLETON FAMILY AT THE NEW YORK WORLD'S FAIR



O Streamline (traduzido no sentido de racionalismo) e o Funcionalismo representam duas escolas muito diferentes no design industrial modernista, mas ambos refletiam o consumidor a que se destinavam.


Norman-Bel-Geddes com Futurama

Norman Bel Geddes (1893 - 1958) foi o primeiro designer a ocupar-se dos problemas teóricos do Streamline e o mais flexível nos vários setores da produção.

VIDEO: I HAVE SEEN THE FUTURE - NORMAN BEL GEDDES DESIGNS AMERICA



Em 1939, na Feira Mundial de Nova York, Norman Bel Geddes criou uma exposição em percurso no pavilhão da General Motors Corporation, para mostrar ao mundo a sua visão de futuro dali a 20 anos.


Pavilhão da General Motors na Feira Mundial de Nova York


Instalação de Futurama no pavilhão da GM

“Futurama” foi uma instalação patrocinada pela GM, caracterizada por rodovias automatizadas e um vasto entorno. A mostra é reconhecida por introduzir para o público americano, o conceito de malha viária - uma rede de vias expressas para integrar o país.

DOCUMENTÁRIO DA GM “TO NEW HORIZONS”, DE 1940: “FUTURAMA” NA FEIRA MUNDIAL DE NOVA YORK, EM 1939



Bel Geddes expôs sobre o seu projeto afirmando:
"Futurama é um modelo de grande escala representando quase todo tipo de terreno na América e ilustrando como um sistema de auto-estradas pode ser estabelecido em todo o país - através das montanhas, ao longo de rios e lagos, por entre antigas cidades e centros urbanos -, nunca se desviando do curso e sempre aderindo aos quatro princípios básicos do projeto da estrada: segurança, conforto, rapidez e economia ".


Henry-Dreyfuss

Henry Dreyfuss (1904 - 1972), aprendiz de Geddes em 1924, é o primeiro designer a destacar os fatores humanos e a ergonomia. Destaca-se o seu estudo na área da antropometria e a codificação das dimensões para o desenho.


Raymond Loewy com uma de suas criações, a locomotiva a vapor S1 da Pennsylvania-Railroad

Raymond Loewy (1893 - 1986) criou a primeira série de objetos míticos que ficaram associados à própria imagem dos Estados Unidos. Os seus interesses estavam em completa sintonia com as corporações, contribuíndo para o crescimento econômico na pós-depresão.


Studebaker Avanti, outra criação de Raymond Loewy

Em 2009, a The Wolfsonian Florida International University apresentou a mostra “American Streamlined Design - The World of Tomorrow” - uma exposição com foco no design desenvolvido nas décadas de 1930 e 40, caracterizado por formas curvas, suaves, e silhuetas limpas.

VÍDEO: EXPO - “AMERICAN STREAMLINED DESIGN - THE WORLD OF TOMORROW”


Um comentário:

NEO disse...

Muito interessante!