27 março 2013

PROJETO VENUS: BUSCANDO NOVAS MANEIRAS DE PENSAR E VIVER


À medida que os desafios globais e o conhecimento científico se multiplicam, a humanidade sofre ameaças que utrapassam fronteiras - superpopulação, aquecimento global, poluição ambiental, escassez de água e energia, catástrofe atômica, doenças, a automação que substitui pessoas por máquinas e muito mais.

Neste sentido, torna-se urgente reavaliar nossos valores e refletir sobre a própria natureza do que significa ser humano e membro de uma "civilização", e quais escolhas devem ser feitas para assegurar a prosperidade para a humanidade.

DOCUMENTÁRIO: REAÇÃO EM CADEIA - EXCESSO DE POPULAÇÃO



O futuro depende de decisões que são tomadas hoje, e o maior dos recursos disponíveis atualmente é a própria engenhosidade humana. O nosso planeta é abundante em recursos e o seu racionamento pelo poder monetário é contraprodutivo à sobrevivência.

Enquanto poucos países e os interesses financeiros controlarem e consumirem a maioria dos recursos mundiais, e o lucro for o foco principal, os problemas sociais e ambientais permanecerão. Se quisermos pôr fim às mazelas globais e sociais, devemos declarar a Terra e todos os seus recursos um patrimônio de todos.

ENTREVISTA: ZYGMUNT BAUMAN EM ‘FRONTEIRAS DO PENSAMENTO’



Desde o final do século 20, muitas tecnologias de ponta estão disponíveis e outras sendo desenvolvidas em centros de pesquisa altamente avançados, mas nosso sistema econômico e social não se adaptou às novas capacidades tecnológicas.

Hoje os problemas fundamentais que atingem a população não podem ser resolvidos politica ou financeiramente, porque são altamente técnicos por natureza. Talvez nem exista dinheiro suficiente para alcançar esse fim, mas os recursos (naturais e das pessoas) são abundantes.


A aplicação eficiente da ciência e da tecnologia poderia realizar um futuro de abundância, livre da servidão e da dívida, baseado na capacidade de preservação do meio ambiente. É com esta percepção, baseada em anos de estudo e pesquisa experimental, que o ‘Projeto Venus’ apresenta uma visão alternativa para uma civilização mundial sustentável onde, em um futuro próximo, o dinheiro, a política, o interesse próprio e o nacionalismo, não existem mais.

PROJETO VENUS

O ‘Projeto Venus’ é uma organização que propõe um plano de mudança social para uma nova civilização global, baseada nas relações humanas e na recuperação ambiental, onde os direitos humanos sejam um modo de vida.

Seu planejamento pretende direcionar a tecnologia e os recursos na busca por novas maneiras de pensar e viver, onde a função primária seja maximizar a qualidade de vida em vez dos lucros, oferecendo à sociedade mais opções na condução para uma era de paz e sustentabilidade.

VIDEO: ECONOMISTAS ANUNCIAM O FIM DO CAPITALISMO



Fundamentalmente, o projeto prevê a eliminação da economia baseada em dinheiro, em detrimento de uma economia baseada em recursos – onde todos os bens e serviços estariam disponíveis, sem haver a necessidade do uso de qualquer forma de débito ou servidão.

Seu objetivo é melhorar a sociedade com a construção de cidades sustentáveis – terrestres e marítimas -, a utilização eficiente da energia e a gestão dos recursos naturais através da automação avançada, e inclui os campos da educação, transporte e energia limpa para sistemas urbanos completos.


Jacque Fresco e Roxanne Meadows

A organização foi fundada, em 1995, pelo projetista industrial e engenheiro social Jacque Fresco em parceria com sua sócia Roxanne Meadows, embora o Projeto já exista desde os anos setenta. O nome da organização tem origem na cidade de Venus, Flórida, onde opera um centro de pesquisas com 25 acres (101.171,83 m²).

Fresco acredita que não é possível eliminar os problemas sociais dentro do atual sistema político e monetário - que é danoso à sociedade e limita o potencial das pessoas -, porque ele tende a preservar e manter seus próprios interesses e a continuação da sua base de poder.

VIDEO: 'NÓS HIPOTECAMOS O FUTURO', CRITICA SOCIÓLOGO POLONÊS - 2012



Neste sentido, ele alerta para a crença de que os governos trazem mudanças pensando no bem-estar dos seus cidadãos, e que as mudanças na sociedade surgem de alterações na educação ou no lar. Para Fresco, as verdadeiras forças responsáveis pela mudança têm muito mais a ver com imprevistos, eventos externos ou pressões biossociais que alteram o nosso ambiente e estabelecem regras (ex: automação, catástrofes naturais, oscilações econômicas ou guerras).

DOCUMENTÁRIO: MENTE HUMANA E DINHEIRO - ODISSEIA



Fresco também alerta que o uso de dinheiro resulta em estratificação social e elitismo econômico. A sociedade está submetida aos empregos pela necessidade do dinheiro, e quem controla o poder aquisitivo (governos e corporações) possui maior influência sobre o comportamento das pessoas.

Muitas vezes, alimentos são destruídos para terem seus preços manipulados. Mudanças superficiais no design de produtos são abusivas, com o objetivo de se criar um mercado contínuo. O alto custo no tratamento do lixo provoca a degradação ambiental. Os benefícios da tecnologia só atendem aqueles com poder de compra.

Na luta pela posse de dinheiro, instituições são imersas na corrupção, ganância, crime, fraude e muito mais.

VIDEO: O FIM DO CAPITALISMO E O DESEMPREGO TECNOLÓGICO



Também, à medida que a inteligência artificial avança, máquinas são cada vez mais usadas em decisões na indústria, governo e assuntos militares. Isto significa uma transferência gradual no processo de tomada de decisões para máquinas inteligentes como um próximo passo na evolução social.

Este cenário, em que pessoas são substituídas pela automação (desemprego tecnológico), elimina o poder de compra necessário para sustentar um sistema monetário que endivida a população e governos. O padrão de vida nas nações industrializadas, o equilíbrio entre trabalho e o interesse familiar, não se mantém, e as pessoas deixam de respeitar a autoridade.

VIDEO: PROJETO VENUS - PARAÍSO OU ESQUECIMENTO - 2012



Neste sentido, Fresco propõe uma transformação cultural na qual uma economia baseada em recursos e em tecnologias inovadoras e vantajosas para o meio ambiente, aplicadas diretamente ao sistema social, reduziria drasticamente o crime, a pobreza, a fome, a falta de moradia e muitos outros problemas que são comuns pelo mundo todo. Mas alerta que para fazer esta transição, é necessário um salto quântico de mentalidade e de conduta.


Para ele, uma economia baseada em recursos possibilitaria o uso da tecnologia para aplicar fontes renováveis de energia, informatizar e automatizar bens e serviços, projetar cidades seguras e energeticamente eficientes e sistemas avançados de transporte, efetivar um serviço de saúde universal e uma educação de qualidade e, sobretudo, gerar um novo sistema de incentivo com a conscientização humana e ambiental.


Fresco teoriza que a progressão da tecnologia, se estendida para além do lucro, disponibilizaria mais recursos e produziria mais produtos e materiais, reduzindo a tendência para a independência, corrupção e ganância, incentivando a cooperação entre as pessoas.


A primeira fase do projeto já está em andamento. Jacque Fresco e Roxanne Meadows completaram a construção do centro de pesquisa na Flórida, e produziram material para divulgar o projeto e suas propostas - vídeos, textos, panfletos, e um livro recentemente publicado - The Best That Money Can't Buy: Beyond Politics, Poverty, and War (O melhor que o dinheiro não pode comprar: além da política, pobreza e guerra). Tudo pode ser conferido e adquirido no site do projeto - http://www.thevenusproject.com/


Para as fases seguintes, o Projeto Venus está trabalhando para colocar seus ideais em prática com a construção de uma cidade para pesquisas experimentais. Os esboços para a maioria das tecnologias e construções iniciais já começaram. Os esforços para angariar fundos já estão em andamento para ajudar no financiamento da construção.

TRAILER: THE VENUS PROJECT TOUR WITH JACQUE FRESCO



Após a construção da cidade, um parque temático também planejado irá tanto entreter como informar os visitantes sobre as possibilidades para os estilos de vida não-nocivos ao meio ambiente visionados pelo Projeto Venus. Ele fornecerá casas inteligentes, sistemas de transporte não poluentes e de alta eficiência, tecnologia computacional avançada, e muitas outras inovações que poderão acrescer valor às vidas de todas as pessoas – em um período curtíssimo de tempo.

AS CIDADES

As cidades que o Projeto Venus propõe, com arranjo circular, cercado por parques e jardins, multi-dimensionais e inovadoras, são projetadas para operar com o mínimo de gasto de energia enquanto obtém o melhor padrão de vida possível. A cidade usaria tecnologia totalmente limpa em harmonia com a ecologia local. Combinar elementos urbanos de um modo predeterminado conserva energia e provê acesso fácil a todas as porções da cidade.

VÍDEO: PROJETO VENUS - PROJETANDO O FUTURO



Os elementos pré-fabricados que constituem a cidade são projetados para permitir modificações à medida que surgem novos materiais, e o design para ser continuamente desenvolvido, ao mesmo tempo em que são mantidos os progressos tecnológicos e estruturais, e os padrões humanos em evolução. Todos os sistemas seriam emergentes e construídos para possibilitar mudanças. Isso permitiria que a cidade funcionasse como um organismo em evolução, integrado, em vez de uma estrutura estática.


Para isto, a maioria das cidades antigas seria demolida e seus recursos minerados. A modificação das cidades existentes trás consigo um alto preço, e os requisitos energéticos, um alto custo de operação e manutenção. Algumas cidades seriam reservadas como cidades-museus. É menos custoso construir cidades novas do que restaurar e manter as antigas.


O ‘Projeto Venus’ busca criar uma sociedade onde as pessoas sejam livres para escolher seu estilo de vida, atividades, desenvolver seus potenciais e perseguir sonhos sem a intervenção de um governo ou restrições financeiras.


Uma economia baseada em recursos providenciaria centros de cultura e a oportunidade de pessoas retornarem a um ambiente educacional, permitindo que elas busquem seus interesses. Embora possamos nos sentir economicamente seguros, ainda enfrentaremos grandes desafios que nos incentivarão a usar nossa inteligência e criatividade.

VIDEO: UM PLANO DE CIDADES E HABITAÇÃO



Com o ritmo atual de mudanças, um grande número de ocupações se tornarã obsoletas e desaparecerão. Numa sociedade que aplica uma abordagem sistêmica, estas profissões serão substituídas por times interdisciplinares – analistas de sistemas, programadores de computador, pesquisadores e todos que conectam o mundo numa vasta rede de comunicações. Times projetistas utilizando computadores socialmente integrados podem ser automaticamente informados sobre qualquer mudança.


Isso pode ser alcançado utilizando nossas universidades na formação de pessoal para determinar, de forma mais eficiente, os métodos alternativos e definir os parâmetros do futuro para toda civilização. O processo de alterações sociais deve permitir a mudança de condições para atualizar continuamente os parâmetros do projeto e para a infusão de novas tecnologias em uma cultura emergente. Times projetistas utilizando computadores socialmente integrados podem ser automaticamente informados sobre qualquer mudança.

DOCUMENTÁRIO BBC: O FIM DA FESTA, A FALENCIA DO OCIDENTE - 2011

PARTE 1



PARTE 2




GLOBONEWS: 'VIVEMOS EM UM SISTEMA MUITO PROPENSO A CRISES', AFIRMA O GEÓGRAFO MARXISTA DAVID HARVEY

Nenhum comentário: