12 fevereiro 2013

PAPA BENTO XVI ANUNCIA RENÚNCIA E SURPREENDE CATÓLICOS NO MUNDO TODO


Em uma decisão inesperada pela comunidade católica, o Papa Bento XVI declarou nesta segunda-feira (11), que renunciará ao papado em 28 de fevereiro. Justificando não ter mais forças para cumprir com os deveres de seu ofício, o papa alemão de 85 anos é o primeiro pontífice a renunciar em quase seis séculos.


O anúncio, pronunciado em latim durante um consistório de cardeais no Vaticano, não era esperado por muitos membros do alto escalão da Igreja Católica e surpreendeu o mundo. Líderes políticos, personalidades e anônimos, fiéis ou não, ficaram perplexos.


Renúncia do Papa gera espanto no Vaticano por superalbertofilho

Em comunicado oficial o porta-voz do Vaticano, reverendo Federico Lombardi, disse que o papa não está renunciando por "dificuldades no papado" e que a decisão foi inteiramente pessoal, sem qualquer pressão externa e não ocorreu por nenhuma doença específica, apenas pelo avanço da idade.


Reação de líderes mundiais à renúncia de Bento XVI por superalbertofilho

Nos últimos meses, o papa se mostrava cada vez mais frágil em suas aparições públicas, muitas vezes precisando de ajuda para caminhar.
Apesar da negativa, a escolha do dia para o anúncio foi significativa: dia 11 de fevereiro é dia de Nossa Senhora de Lourdes, considerada a padroeira dos enfermos.


Papa Bento XVI acena para o publico durante a missa de domingo do dia 3 de fevereiro deste ano

Georg Ratzinger, irmão do papa, contou que o médico do pontífice o aconselhou a não fazer mais viagens transatlânticas. Bento XVI tinha apenas uma viagem marcada para este ano, em julho, onde participaria da Jornada Mundial da Juventude no Brasil.
De acordo com o diretor do Ossevatore Romano - jornal do Vaticano, Bento XVI já havia tomado sua decisão no ano passado, depois da viagem ao México e a Cuba (entre 23 e 29 de março de 2012), mas a manteve em segredo.


Brasileiros repercutem renúncia de Bento XVI por superalbertofilho

PONTIFICADO TURBULENTO

Bombardeado em seu pontificado pelas denúncias de pedofilia contra padres, e acusado de acobertar os procedimentos criminosos, Bento XVI vinha atuando com firmeza para moralizar o clero. Baixou normas para a formação do clero a fim de combater a infiltração de homossexuais nos seminários e deu instruções aos bispos de como lidar com padres acusados de pedofilia.


Oito anos de pontificado de Bento XVI por superalbertofilho

No campo administrativo, porém, não conseguiu botar ordem na casa. Aparentemente, Bento XVI se viu sem condições de controlar o cabo de guerra entre as forças que disputam o comando do Vaticano, preocupadas mais com o poder terreno do que trabalhar na vinha do Senhor. O vazamento de documentos confidenciais para a mídia italiana, é a prova de que há algo de errado nos palácios vaticanos. Desrespeita-se a autoridade do papa e sua confiança é traída. Então, papa Ratzinger resolveu pedir para sair.

SUCESSÃO

Passado o momento de estupefação, as discussões passaram a ser sobre o futuro e quem será o sucessor. Desde o anúncio da renúncia de Bento XVI, especulações sobre quem será o próximo líder da Igreja Católica Apostólica Romana, começaram a circular nos meios de comunicação e nos bastidores da Santa Sé. Os nomes cotados para suceder Bento XVI são de vários continentes, porque existe uma percepção de que chegou a hora de eleger um papa não europeu.


Em Roma, fala-se que o mais cogitado para assumir o posto é o cardeal italiano Angelo Scola, da arquidiocese de Milão. Outros candidatos são o cardeal Gianfranco Ravasi, presidente do Pontifício Conselho para a Cultura; o cardeal canadense Marc Ouellet, prefeito da Congregação para os Bispos; o cardeal argentino Leonardo Sandri, prefeito da Congregação para as Igrejas Orientais; o hondurenho Oscar Andrés Rodríguez Maradiaga, arcebispo de Tegucigalpa; e o brasileiro Odilo Pedro Scherer, arcebispo de São Paulo. O cardeal ganês Peter Turkson é o mais cotados entre os africanos.

FINALIZANDO

A renúncia oficial está marcada para o próximo dia 28, às 20h (17h em Brasília) e abre o caminho para a convocação do conclave, que deve ocorrer 15 a 20 dias depois.
Lombardi confirmou que Bento 16 respeitará todos os compromissos fixados até a data que determinou como fim de seu pontificado e confirmou que o pontífice receberá o presidente da Guatemala, Otto Pérez, no sábado.


A missa de quarta-feira de cinzas será celebrada em São Pedro, e não na tradicional basílica no bairro Aventino. "Será a última grande celebração que o papa oficiará com um amplo número de cardeais", disse.
Lombardi também afirmou que o papa se despedirá dos fiéis em 27 de fevereiro na praça de São Pedro.

DISCURSO DE RESIGNAÇÃO DO PAPA BENTO XVI


Momento do anúncio da renúncia de Bento XVI por superalbertofilho

"Queridíssimos irmãos,
Convoquei-os para este consistório, não apenas para as três causas de canonização, mas também para comunicar-vos uma decisão de grande importância para a vida da Igreja.
Após ter examinado perante Deus reiteradamente minha consciência, cheguei à certeza de que, pela idade avançada, já não tenho forças para exercer adequadamente o ministério de Pedro (petrino). Sou muito consciente que este ministério, por sua natureza espiritual, deve ser realizado não unicamente com obras e palavras, mas também e em não menor grau sofrendo e rezando.
No entanto, no mundo de hoje, sujeito a rápidas transformações e sacudido por questões de grande relevo para a vida da fé, para conduzir a barca de São Pedro e anunciar o evangelho, é necessário também o vigor tanto do corpo quanto do espírito, vigor que, nos últimos meses, diminuiu em mim de tal forma que eis de reconhecer minha incapacidade para exercer bem o ministério que me foi encomendado.
Por isso, sendo muito consciente da seriedade deste ato, com plena liberdade, declaro que renuncio ao ministério de bispo de Roma, sucessor de São Pedro, que me foi confiado por meio dos cardeais em 19 de abril de 2005, de modo que, a partir de 28 de fevereiro de 2013, às 20 horas, a sede de Roma, a sede de São Pedro ficará vaga e deverá ser convocado, por meio de quem tem competências, o conclave para a eleição do novo Sumo Pontífice.
Queridíssimos irmãos, lhes dou as graças de coração por todo o amor e o trabalho com que levastes junto a mim o peso de meu ministério, e peço perdão por todos os meus defeitos.
Agora, confiamos à Igreja o cuidado de seu Sumo Pastor, Nosso Senhor Jesus Cristo, e suplicamos a Maria, sua Santa Mãe, que assista com sua materna bondade os cardeais a escolherem o novo Sumo Pontífice. Quanto ao que diz respeito a mim, também no futuro, gostaria de servir de todo coração à Santa Igreja de Deus com uma vida dedicada à oração.
Vaticano, 11 de fevereiro 2013”


Horas depois de o Papa Bento XVI ter anunciado sua renúncia, o fotógrafo Filippo Monteforte registrou o momento exato em que um raio atingiu a cúpula da Basílica de São Pedro, no Vaticano.

NO DIA SEGUINTE

Na terça-feira (12) o Vaticano reconheceu pela primeira vez que o Sumo Pontífice usa um marca-passo. O porta-voz do Vaticano, reverendo Federico Lombardi, disse que Bento XVI já tinha o marca-passo muito antes de se tornar papa, em 2005. Segundo ele, o último procedimento médico relacionado ao aparelho foi de rotina, com uma cirurgia para a substituição bateria, ocorrida há alguns meses, em segredo.


Vaticano admite que Bento XVI usa marcapasso por superalbertofilho

Outro segredo revelado é o fato de que, há meses, homens trabalham na renovação de um prédio de quatro andares, ligado a um monastério. Somente algumas autoridades do Vaticano sabiam que o local se tornaria, um dia, o lugar onde o Papa desfrutaria de sua aposentadoria.

Nenhum comentário: