11 fevereiro 2013

COREIA DO NORTE PUBLICA VÍDEO DE PROPAGANDA QUE PROVOCA OS EUA; ASSISTA


A Coreia do Norte divulgou no sábado (2), um vídeo de aparente panfletagem contra os Estados Unidos. O clipe foi descoberto pelo site Live Leak, que explica que o vídeo foi publicado na internet, em nome da agência estatal da Coreia do Norte.
O filme de três minutos, que simula um ataque a uma cidade muito parecida com Nova York, foi divulgado pelo site Uriminzokkiri, um dos mais usados por Pyongyang para difundir a propaganda política norte-coreana no exterior.


O vídeo é lançado em meio a ameaças do regime comunista ao governo americano. Há duas semanas, a Coréia do Norte disse que pretende fazer um novo teste nuclear dedicado aos Estados Unidos e à Coreia do Sul. O ataque seria uma resposta ao aumento das sanções da ONU ao país após ter lançado um foguete espacial em dezembro, o que violou uma resolução da organização.
O Embaixador americano disse que se trata de um "lembrete preocupante"

O argumento do clipe é simples: um rapaz sonha com a grandiosidade da Coreia do Norte e com uma cidade norte-americana em chamas. A trilha sonora é uma versão cover da clássica “We Are the World”, a canção de Michael Jackson e Lionel Richie para o USA for Africa, em 1985.



O vídeo começa com um jovem dormindo ao lado de uma câmera. Durante o sonho do jovem, o vídeo mostra imagens do lançamento do foguete Unha-3 - que carregava um satélite de observação terrestre. As imagens são de dezembro do ano passado, quando o governo norte-coreano obteve seu primeiro sucesso ao lançar um foguete ao espaço.

Em seguida, as imagens se transformam rapidamente numa animação de um ônibus espacial em órbita no planeta. Enquanto navega o jovem presencia a reunificação das Coreias e depois parte para o outro lado do mundo, quando ele vê uma cidade sendo atacada por mísseis, onde prédios e arranha-céus estão em chamas, com explosões e incêndios. Durante o bombardeio, aparece a bandeira americana ao fundo.


Curiosamente, as cenas de violência do filme são editadas do video game “Call of Duty: Modern Warfare 3”, que mostra a cidade de Nova York sendo atacada.
Após a reivindicação de direitos autorais pela Activision Games Inc, empresa responsável pelo game, o YouTube vem tentando retirar o vídeo norte-coreano do ar, mas depois da sua divulgação pela mídia, ficou difícil - ele se tornou viral

O vídeo termina com a conclusão do sonho do jovem e uma nova mensagem de ameaça. “Apesar de todo tipo de tentativa dos imperialistas de nos isolar e derrubar, ninguém impedirá a marcha do povo para a vitória final“, afirma.

NOVA AMEAÇA

Recentemente, a Coreia do Norte anunciou novos testes nucleares, em resposta às sanções aprovadas no mês passado pelo Conselho de Segurança da ONU, decididas após o lançamento do foguete Unha-3, em dezembro.
Após ameaçar os EUA, o regime comunista se voltou contra a Coreia do Sul. Em comunicado, o Comitê pela Reunificação Pacífica da Coreia disse que considera o governo sul-coreano uma "marionete" e que as sanções significam uma declaração de guerra.


No domingo (3), o recém-empossado secretário de Estado dos EUA, John Kerry, conversou por telefone com o ministro das Relações Exteriores sul-coreano, Kim Sung-hwan, sobre o assunto. Segundo comunicado do Departamento de Estado, ambos concordaram que a Coreia do Norte deve compreender "que enfrentará consequências significativas da comunidade internacional se prosseguir com seu comportamento provocativo".

Na segunda-feira (4), o embaixador da Coréia do Sul na ONU afirmou que um teste nuclear por parte da Coréia do Norte é "iminente". Analistas especulam que Pyongyang pode escolher realizar seu teste já em fevereiro, fazendo o ensaio coincidir com o aniversário do falecido líder Kim Jong-il, no dia 16.
Se o país der continuidade a seus planos, será o terceiro teste nuclear confirmado, depois dos lançamentos em 2006 e 2009, seguidos de uma série de sanções da ONU.


Na terça-feira (5), o regime comunista fez uma nova ameaça aos Estados Unidos, que chamou de mais forte que o terceiro teste nuclear que havia anunciado contra as sanções da ONU.
"A Coreia do Norte chegou a uma conclusão final de que terá que tomar medidas mais fortes que um teste nuclear para lidar com a hostilidade das movimentações para uma guerra nuclear que estão ficando cada vez mais claras", disse o governo do país, em comunicado à agência de notícias KCNA.

Nenhum comentário: