02 dezembro 2012

MODELO DE CABEÇA CHINESA DECAPTADA - c. 1910-1922


Este modelo de cabeça é, declaradamente, de um pirata chinês do rio Yangstze, executado por decaptação. É confeccionado em gesso pintado, e a trança longa, os cílios e as sombrancelhas, foram feitos com o implante de cabelo humano real.


É uma peça particularmente repugnante porque mostra o pescoço cortado com grande minúcia anatômica - as artérias, veias e medula espinhal, são modeladas com precisão. A cabeça também tem a sua própria caixa de transporte, manchada de sangue.


O mistério que cerca este objeto sangrento, o torna particularmente impressionante. Sua origem e o seu propósito são desconhecidos. O modelo foi feito na Inglaterra, no início do século passado, possivelmente para ser usado em uma exposição.



A pirataria era abundante na China e no sudeste da Ásia, nos séculos 19 e início dos 20. A área tem uma geografia marítima complexa e os navios de comerciantes que passavam, levando especiarias, moedas, chifres (usado para medicina) e madeiras raras, eram alvos fáceis. No entanto, as punições por pirataria foram graves, e enforcamentos e execuções eram represálias comuns.

Link externo – Science museum

Nenhum comentário: