02 novembro 2012

TRANSPORTE SUSTENTÁVEL: LIT C1 = CARRO + MOTO


A empresa californiana Lit Motors quer revolucionar o mercado dos transportes sustentáveis, a partir de 2014, quando deve lançar o Lit C1 (Concept 1) - um protótipo 100% elétrico que mescla características de moto e carro - combinando o tamanho de uma motocicleta com a segurança e o conforto de um automóvel.
Com o lançamento, a empresa pretende minimizar os efeitos da falta de espaço e segurança das grandes cidades, assim como contribuir para a redução dos níveis de poluição no planeta.


O modelo de duas rodas, com tração integral, é com¬ple¬ta¬mente fechado, pos¬sui um meca¬nismo de equi¬lí¬brio em que o con¬du¬tor não colo¬ca os pés no chão, e incorpora uma série de itens de segurança e conectividade. Tudo isto resulta em um veículo prático como uma sco¬o¬ter e seguro como um carro, que parece ser uma das solu¬ções para o futuro.


Segundo a fabricante, um dos grandes destaques do Lit C1 é um incrível sistema de estabilidade que aumenta a segurança, evitando que o veículo tombe. O motociclo é estabilizado através de um sistema de giroscópio computorizado, do mesmo tipo utilizado no telescópio espacial Hubble.

FUTURE360.TV: LIT MOTORS C1



Em função de dois discos estabilizadores o veículo permanece na posição vertical mesmo parado, sem qualquer tipo de apoio. Na parte inferior do quadro são instalados dois “volantes” grandes, que quando colocados em rotação - produzindo cerca de 1760 Nw/m de torque - mantêm o veículo sempre equilibrado. A centralina do C-1 considera fatores como o ângulo de viragem e outros parâmetros para alinhar esses discos e manter o equilíbrio.


Além disso, o Lit C1 é movido por dois motores elétricos de 40 Kw cada, instalados nos próprios cubos das rodas, que desempenham a função de propulsão e regeneração, levando o C1 alcançar a velocidade máxima de 200 Km/h e uma autonomia em estrada que pode chegar aos 320 Km.


O design não poupa a utilização de vidros, uma vez que se pretende uma ampla visibilidade para as manobras no trânsito. O formato de casulo é projetado para otimizar o funcionamento do giroscópio e ampliar as condições do nível de segurança: os painéis laterais reforçados deverão ser capazes de lidar com um impacto lateral de outro veículo. Uma das particularidades do C1 é a iluminação dos motores eléctricos que fazem este veículo mover-se.

BBC: A MOTORCYCLE THAT CAN CHANGE THE INDUSTRY



A Lit Motors dispensou uma atenção especial para o conforto, projetando espaço em abundância para duas pessoas. Outro ponto interessante é a possibilidade de conexão por Internet através de smartphones, fazendo com que seja possível "dialogar" com o veículo à distância.




A empresa intitula o C1 de “smartphone rolante estabilizado por giroscópios”, devido à sua conexão com a rede, que disponibiliza dentro do veículo informações como mapas, trânsito, caminhos alternativos e meteorologia.


O resultado é um veículo com estilo e eficiente, com um preço interessante. Em entrevista ao site AutoblogGreen, Daniel Kim - CEO da Lit Motors afirmou que se a empresa produzir cerca de 10000 unidades, o veículo poderia custar 16.000 dólares.

LOS ANGELES TIMES: LIT MOTORS' C-1: A 2-WHEEL CAR? OR UNTIPPABLE MOTORCYCLE?



SEGWAY

Um veículo de duas rodas que consegue equilibrar-se sozinho já foi conseguido com o Segway, apresentado nos Estados Unidos no final de 2001. O Segway é um meio de transporte pessoal com duas rodas paralelas, inventado pelo americano Dean Kamen.

HOW DOES A SEGWAY WORK?



Sua tecnologia consiste numa rede inteligente de sensores, micro-giroscópios e acelerômetros que analisam o terreno e a posição do condutor, permitindo o auto-equilíbrio e o deslocamento.
Mas o Lit C1 é diferente no formato. Tem uma disposição de rodas faz lembrar uma moto e a estrutura fechada como um carro.


Um comentário:

Anônimo disse...

É veículo do futuro. Bonito, moderno, tecnológico, ecológico, mobilidade de uma moto, conforto e segurança de um carro. Tem tudo pra ser um sucesso.
Dá pra tirar um bom pedaço do mercado de motocicletas, que apesar de ser um ótimo meio de transporte, infelizmente é um veículo perigoso, com alto índice de mortes e sequelas.