21 abril 2012

‘O GRITO’ DE EDVARD MUNCH VAI A LEILÃO


A Sotheby’s vai leiloar, no próximo dia 2 de maio em Nova Iorque, uma das quatro versões da obra-mestra de Edvard Munch, ‘O Grito’ - a única que se mantém em mãos privadas. As outras três se encontram em museus noruegueses.

VIDEO - SOTHEBY’S HIGHLIGHT: ‘O GRITO’ DE EDVARD MUNCH



Nesta versão - um trabalho a pastel que data de 1895 -, as cores são mais fortes do que nas outras três versões, comenta Simon Shaw, vice-presidente do Departamento de Arte Impressionista e Moderna da Sotheby’s em Nova Iorque. E é a única em que a moldura foi pintada pelo artista com o poema que descreve uma caminhada ao pôr-do-sol que inspirou a pintura. Outra particularidade única desta versão é que uma das figuras que está em segundo plano olha para baixo, para a cidade.


A obra pertence ao empresário norueguês Petter Olsen, cujo pai Thomas foi amigo, vizinho e patrono de Munch, e adquiriu inúmeros quadros ao artista. Com o que for arrecadado na venda, Olsen pretende construir um novo museu, um centro de arte e um hotel na quinta Petter Olsen, que fica em Hvitsten, na Noruega. O museu “vai abrir no próximo ano fazendo ligação com o 150º aniversário de Munch, e vai ser dedicado ao trabalho e ao tempo em que o artista esteve ali”, adianta Olsen.

DOCUMENTÁRIO DA BBC - 'O GRITO' DE EDVARD MUNCH – em espanhol



O quadro pode ser visto, em Londres, desde sexta-feira, 13 de abril, na sede da casa de leilões. Em Nova Iorque, a obra estará em exibição a partir de 27 de abril.
“’O Grito’ de Munch é uma imagem que define a modernidade e é um imenso privilégio ter a oportunidade de levar a leilão uma das obras mais importantes em mãos privadas”, comenta Simon Shaw. E classificou ‘O Grito' como uma das imagens mais reconhecíveis do Mundo, mais reproduzida que a ‘Mona Lisa' de Leonardo Da Vinci.

VIDEO SOTHEBY’S: CONVERSANDO COM SIMON SHAW E ADAM GOPNIK



O especialista também salienta a dificuldade na hora de estimar o preço de venda da obra no mercado, ainda que alguns especialistas considerem que poderia ultrapassar os 70 milhões de euros. "Como são raros leilões de ícones de arte desse tipo, é difícil prever o valor de 'O Grito'", disse Simon Shaw, à ‘Reuters'.
Se as perspetivas forem cumpridas, o montante da venda poderá se aproximar do valor recorde de 106 milhões de dólares que "Nude, Green Leaves and Bust", de Picasso, atingiu em 2010, num leilão da Christie's em Nova Iorque.

DOCUMENTÁRIO: BIOGRAFIA DE EDVARD MUNCH - em inglês



Para o link o externo da Sotheby’s clique aqui


INFORMAÇÃO COMPLEMENTAR POSTADA EM 02 /05

Versão de ‘O Grito’ é recorde histórico em leilão.

O quadro, com a imagem se converteu em um símbolo da angústia existencial e do desespero da era moderna, foi arrematado na quarta feira (2) por US$ 119,9 milhões, tornando-se a obra de arte mais cara já vendida em um leilão.

A competição entre sete candidatos levou o preço ao recorde em apenas 12 minutos e gerou aplausos. O recorde anterior havia sido registrado em 2010 com o quadro ‘Nu, Folhas Verdes e Busto’, de Picasso, vendido por US$ 106, 5 milhões.

VIDEO: A DISPUTA COMPLETA NA SOTHEBY'S



Nenhum comentário: