01 abril 2012

NOVOS CENTROS CULTURAIS, PÓS-MODERNOS, PARA A ARTEMÍDIA


Hoje os meios de comunicação e os suportes tecnológicos começam a fazer parte do cenário artístico. Desde a última década do século passado, artistas vêm trabalhando na interface entre a arte, ciência e tecnologia, com o objetivo de criar novas propostas estéticas que expressem o espírito da sociedade da informação: Arte computacional, Sky-arte, arte por satélite, arte da tele presença, tele invenção, imersão, realidade virtual, arte transgênica, bioarte e arte robótica. A ‘Artemídia’ inaugura o pensamento para uma nova estética. A informática, as telecomunicações e a biotecnologia, hoje juntas sob a denominação “revolução digital”, têm contribuído bastante no debate teórico e na produção artística que faz uso de dispositivos tecnológicos. A maioria dessa produção é realizada numa parceria entre artistas e pesquisadores - engenheiros, biólogos, físicos e cientistas da computação -, que se unem em uma proposta comum e incentivam a pesquisa científica.

OS NOVOS ESPAÇOS CONTEMPORÂNEOS DA CULTURA
Neste sentido, espaços culturais de ponta vêm surgindo e outros, instituídos, se reinventam e se adaptam à nova realidade para abrigar mostras de Artemídia. São espaços pós-modernos onde, ao mesmo tempo em que segmentam (atendendo à demanda das diversas possibilidades da arte), hibridizam (unindo no mesmo espaço essas diversas possibilidades).

SCIENCE GALLERY, NO TRINITY COLLEGE


A‘Science Gallery’ é um novo centro de ciência, público, localizado no coração de Dublin, onde as ideias se encontram. A galeria reúne pessoas com diversos interesses e conhecimento, incluindo pensadores criativos e jovens inovadores, para conectar, explorar, criar, debater e trocar ideias sobre ciência, tecnologia e as artes, abrindo esses campos para novos públicos.
O espaço consiste em um teatro multimídia com 144 assentos, estúdios, café e um impressionante espaço de galeria, proporcionando um local ideal para a apresentação de novos talentos, através de uma programação com exposições, eventos e workshops.
Com um público-alvo de jovens com 15 anos para cima e uma ênfase na criação de uma comunidade colaborativa, a ‘Science Gallery’, lançou em fevereiro de 2008, através do evento LightWave, um festival de nove dias que explora a arte e a ciência de controlar a luz, que já possui mais de 2.000 membros.

VIDEO: THE SCIENCE GALLERY - TOUR



EVENTOS NA SCIENCE GALLERY

LIGHTWAVE: ideias iluminadas
O Lightwave é um festival aberto, de nove dias, que incluiu palestras, workshops, performances e um ‘LightClub’ onde novas ideias iluminadas se desenvolvem ao longo de um encontro. Entre os oradores do festival, em 2009, estavam Beau Lotto, professor JR Gott, Pete Vukusic e David Edwards. Após o festival a exposição interativa ‘Lightwave’ continuou exposta na The Science Gallery.
O evento distingue tudo a partir de um universo em forma de cubo, para conversações sobre o peixe elétrico e um novo tipo de célula de combustível para fornecer a luz fora da rede na África. Desafia as trevas para explorar a nossa relação com a luz.

VIDEO: LIGHTWAVE



ARTBOTS: arte e tecnologia
O show de talentos robóticos ‘ArtBots’ é um evento que se propõe a celebrar a união de arte e tecnologia, e as aplicações não-violentas e ''não-muito-competitivas'' da robótica, mostrando ''robôs artísticos'' ou ''arte feita por robôs''.
A mudança do evento, em 2005, de Nova York para Dublin, na ‘Science Gallery’ do Trinity College, reforçou o caráter internacional da mostra, que conta com artistas de diversos países.

VIDEO: ArtBots



LOVE LAB: a ciência do desejo
O amor tem sido a inspiração para compositores, poetas e artistas desde o início dos tempos, mas agora os cientistas estão sugerindo que é tudo uma questão de química.
O evento ‘Love Lab’ provoca a investigação de uma série de diferentes disciplinas, incluindo a neurociência, psicologia, genética, fisiologia e bioquímica, e foi curada por alguns dos principais cientistas da Irlanda, incluindo o Professor Luke O'Neill – vencedor da Medalha Boyle, o geneticista Dr. Aoife McLysaght, a Professora Fiona Newell, e o cientista da revista ‘Science’ John Bohannon.

VIDEO: A CIÊNCIA DO DESEJO



CENTRO CULTURAL FACT, EM LIVERPOOL



O Centro Cultural FACT (Foundation for Art and Creative Technology) tem liderado, no Reino Unido, há 20 anos, a cena artística do vídeo, cinema e novas mídias, através de exposições inovadoras, educação e projetos de pesquisa. Ainda, a organização busca ser pioneira nas novas formas de interação artística e social com os indivíduos e as comunidades.
Durante sua história, o FACT tem curado e já apresentou mais de 250 obras de mídia digital de artistas como Pipilotti Rist, Bill Viola, Apichatpong Weerasethakul, Vito Acconci e Isaac Julien.

VIDEO PROMOCIONAL BBC: FACT



A fundação é membro do LARC (Liverpool Arts Regeneration Consortium), uma organização que tem parceria com oito das principais organizações culturais em Liverpool, criada para ajudar a garantir que o setor cultural desempenhe um papel importante na regeneração da Cidade de Liverpool e região.
O FACT é uma instituição de caridade e uma companhia limitada garantida.
O ‘Programe FACT’ é o núcleo artístico da organização, que encomenda e apresenta projetos de artistas do cinema, vídeo e novas formas emergentes de mídia, trabalhando com uma grande variedade de organizações parceiras.
O programa oferece quatro temporadas de exposições por ano, conectadas por um tema comum. Em 2009 o tema foi ‘UNsustainable’ (insustentável), em resposta ao Ano do Meio Ambiente do Conselho Municipal de Liverpool. Em 2010, Inovação e Bem-estar foram examinados sob o tema do Progresso.
Ainda, as exposições que têm sido curadas pelo FACT adquirem vida própria, depois de serem mostradas no prédio da fundação - passam a realizar temporadas nacionais e internacionais.

VIDEO: FACT – RETROSPECTIVA 2008



Em 2008, uma exposição reuniu trabalhos de Bioarte. A exposição Sk-interfaces abordava algumas das questões mais polêmicas da atualidade, fundindo ciência, tecnologia e arte. Ao todo, 15 artistas internacionais participaram da exposição.
Na ocasião, o curador da exposição, Jens Hauser, disse que "O que antes era entendido como uma superfície que representa o limite do eu, entre o dentro e o fora, hoje pode ser visto como uma fronteira instável".
Veja mais sobre a mostra Sk-interfaces clicando aqui.

CORNERHOUSE, EM MANCHESTER


O Cornerhouse é um dos principais centros para o cinema e artes visuais no Reino Unido. Localizado no coração da cidade de Manchester, aberto sete dias por semana, são 3 andares de galerias de arte contemporânea, três salas de projeção mostrando o melhor do cinema independente, um bar, café e livraria. No espaço, também é operada a Cornerhouse Publicações, um serviço de distribuição internacional para livros e catálogos de artes visuais contemporâneas. Ainda, o espaço é um gestor independente de caridade através do Centro Internacional de Greater Manchester para cinema e arte visual contemporânea.
Os patronos do Cornerhouse são: Danny Boyle, Damien Hirst e Helen Mirren.
Desde que o Cornerhouse foi inaugurado em 1985, após a conversão da loja de móveis antigos Shaw e do Cinema Tatler Club num espaço multimídia, alcançou uma reputação internacional de excelência artística e inovação, e recebe mais de 500.000 visitantes por ano. Tem um volume de negócios de € 2,3 milhões, anuais com caixa, negociação, captação de recursos e patrocínio.
Sua missão é ser um lugar onde o público, artistas e cineastas se reúnem para debater experiências, práticas culturais e idéias, através de um programa único, que visa estimular, divertir e informar.
O Cornerhouse é constituída por duas empresas: uma instituição de caridade que é uma companhia limitada por garantia (Greater Manchester Centro de Artes) e uma empresa comercial (Greater Manchester Arts Services). Estas empresas são geridas por conselhos de administração. A Cornerhouse emprega 30 funcionários de tempo integral, 20 funcionários em tempo parcial e ainda possui um staff com cerca de 35 funcionários casuais. O bar e as atividades de restauração são fornecidos por um parceiro externo.


CINEMA
Cornerhouse possui três salas de cinema: 1 na Estação Rodoviária Oxford, com 299 lugares e 2 no edifício principal, na Oxford Street, uma com capacidade para 170 e outra com 58 lugares. Em média, 35 títulos são exibidos por mês. O programa é de âmbito internacional e oferece filmes novos, inovadores e de vídeo, que resulta na seleção de uma gama muito ampla de trabalho.
Cornerhouse também realiza dois festivais de cinema por ano (Viva! Festival de filmes Espanhóis e Latino-Americanos, e a exibição: ‘novos talentos na imagem em movimento’), juntamente com uma série de turnês programadas.


PROGRAMA DE ARTES VISUAIS
As galerias do Cornerhouse apresentam o melhor das artes visuais contemporâneas para a cidade, exibindo trabalhos de importância internacional, iniciando e recebendo exposições itinerantes e, ao mesmo tempo, identificando oportunidades de apoio e promovendo os artistas do país.
O programa fornece uma plataforma de lançamento para jovens artistas britânicos e estrangeiros, através de exposições individuais, temáticas, retrospectivas e comissionamento de novos trabalhos, além do programa de exposições formal. A equipe do Programa Cornerhouse também organiza uma grande variedade de eventos pontuais e projetos de artistas de curto prazo, em todo o edifício principal. Ainda, colabora com outras galerias, o que resulta em turnês nacionais e internacionais para exposições do Cornerhouse e no seu reconhecimento mundial.
Entre abril de 2008 e março de 2009, o programa de exposições atraiu um público de mais de 55.000 pessoas nas sete exposições agendadas.

VIDEO: CORNERHOUSE – PASSAGEM DE EXPOSIÇÃO



PROGRAMA DE ENGAJAMENTO
O Cornerhouse está registrado como uma instituição de caridade e ensino, e se esforça para incentivar a aprendizagem ao longo da vida. O programa de participação situa-se no centro das suas atividades.
São eventos formais e informais, atividades incluem apresentações de filmes, palestras, convidados, notas de programa, os pacotes de informações, discussões, debates e visitas a exposições. Cursos noturnos também ocorrem durante todo o ano, com uma programação para os cinemas e as exposições.
A colaboração com uma série de organismos nacionais e locais é crucial para a manutenção da diversidade do programa artístico e iniciativas educacionais, assim como no incentivo da formação de público. Há colaborações regulares com o Goethe Institut, Instituto Cervantes e muitas instituições de ensino local e superior e organizações artísticas na cidade e fora dela.

SHOWROOM & WORKSTATION


O Showroom Cinema e Workstation Creative Business Centre é baseado numa versão adaptada de um prédio construído em 1930, localizado no centro da cidade de Sheffield, perto da estação de trem. O edifício abandonado foi adquirido para a reconstrução do Sheffield Media & Exhibition Centre Ltd (SMEC) em 1989 e inaugurado, em fases, a partir de 1993, até1998. Agora se tornou é um centro internacional e importante pólo cultural, assim como um dos maiores cinemas da cena independente da Europa, com quatro auditórios de luxo, espaços de educação, um café / bar e apresenta uma programação de filmes contemporâneos clássicos, do mundo todo.


O ‘Showroom’ realiza, regularmente, festivais e eventos criativos que dão a oportunidade de conhecer especialistas de diferentes mídias, aprender novas habilidades e cultivar idéias novas.
A ‘Workstation’ é uma estufa para o setor de indústrias criativas, com mais de 60 empresas arrendatárias trabalhando com clientes na região do Reino Unido, além de outras.
Aberto 364 dias do ano, a Exposição e Workstation Creative Business Centre é um centro cultural vibrante no coração de Sheffield, um lugar para conhecer, trabalhar, aprender e jogar.

VIDEO: THE SHOWROOM / WORKSTATION; A HISTORY OF


Nenhum comentário: