08 abril 2012

GOOGLE: ‘PROJECT GLASS’

O Google divulgou na quarta-feira (4 de abril) as primeiras fotos dos óculos com tecnologia de realidade aumentada que a companhia está desenvolvendo.


Rumores de um sistema de realidade aumentada do Google já vinham persistindo há algum tempo, mas finalmente a companhia confirmou, oficialmente, que está trabalhando no “Project Glass”. Este é um dispositivo portátil, como os óculos, que sobrepõe dados conectados a internet na vida real.
Em uma postagem na rede social Google+ os funcionários do laboratório “Google X” – responsável pelo projeto - publicaram um vídeo descrevendo o quanto o dispositivo vai influenciar todos os aspectos da vida, e pediram a opinião dos usuários sobre o protótipo.


O protótipo mostrado pelo Google não possui um par de lentes como alguns esperavam – o display é uma pequena tela transparente que paira acima do olho direito do usuário. A inovação se conecta diretamente à Internet através de uma conexão 3G ou 4G, e mostra uma sobreposição de dados, on line, para as situações do cotidiano.
Os detalhes ainda são muito escassos, mas o vídeo introdutório do Google mostra muitas situações de uso. Nas imagens, um homem anda pelas ruas de Nova York e se comunica com os amigos, vê mapas, informações e tira fotos pelo comando da voz.

VIDEO: GOOGLE’S PROJECT GLASS



Basicamente, o ‘Project Glass’ examina, continuamente, a área imediata de atuação e fornece informações usando o que parece um motor heurístico (pesquisa de documentos existentes) visual. A interface é controlada por voz, possivelmente aumentada pelo rastreamento visual. A tecnologia combina uma câmera, microfone e outros sensores para criar uma espécie de sobreposição de tecnologia para o mundo real.


O Google não está dizendo muita coisa sobre o ‘Project Glass’ no momento - nem mesmo se ele roda em Android como rumores anteriores. Mas pode-se notar que os serviços de celular, vídeo chat, Google’s Voice Actions, Google Latitude, Google Maps, Navegação e Google Plus são totalmente integrados, pelo menos na demonstração do vídeo.


Podemos esperar que um programa experimental (similar ao Chrome Cr48) esteja em construção e, certamente, em junho, vamos ouvir falar mais sobre a tecnologia Google I/O.
Não há nenhuma palavra sobre quando o ‘Project Glass’ irá se expandir ou se ele pode se tornar um produto de consumo algum dia. Mas certamente todo mundo quer um, agora.

Nenhum comentário: