02 janeiro 2012

DESIGN: O BUICK STREAMLINER 1948 DE NORMAN E. TIMBS


O engenheiro mecânico Norman E. Timbs criou, em 1948, um ícone dos carros clássicos - o Buick Streamliner. O design de Timbs abandonou o estilo que dominava o design dos automóveis americanos naquela época (cromados excessivos e barbatanas traseiras), e buscou a exuberância em curvas longas, projetadas sobre uma carroceria de alumínio feita à mão. As formas eram minimalistas, com fluidez nas linhas e a ausência de portas.


O motor V8 de um Buick 1947, colocado na traseira, tem acesso com o acionamento hidráulico do painel traseiro – uma inovação. Sua localização empurra o cockpit para frente, conferindo originalidade ao design. A suspensão utilizada foi a de um Ford de 1947 modificada. Este conjunto de fatores causa impacto na condução do carro, assim como para quem o vê passar.


Norman trabalhou durante mais de 2 anos no projeto de construção deste clássico, onde investiu U$10,000. Quando o projeto foi concluído em 1948, o Buick Streamliner foi usado apenas para o circuito de exposições. Em 1952 o californiano Jim Davis comprou o carro e passou a exibi-lo por Manhattan Beach. Estas foram as últimas coordenadas do Buick Streamliner em quase meio século.


Em 2002 a criação de Timbs foi encontrada no deserto, praticamente intocada. Então o clássico foi à leilão e arrematado pelo casal Gary e Diane Cerveny de Malibu, na Califórnia. A restauração – completa e fiel - foi realizada por Dave Crouse da Custom Inc. em Loveland, no Colorado. O clássico reapareceu no Amelia Island Concours d'Elegance de 2010, concorrendo na categoria Motor Trend Cover Cars, mas não venceu.



Nenhum comentário: