19 janeiro 2012

ARQUITETURA POLÊMICA: ‘THE CLOUD’


A incorporadora Dreamhub apresentou, em dezembro de 2011, um mega empreendimento residencial de altíssimo luxo, desenvolvido para o bairro Yongsan Business, em Seul, na Coréia do Sul.
Os arquitetos do escritório holandês de design e arquitetura MVRDV criaram duas torres ligadas pelo meio por uma ‘nuvem de pixels’, chamadas ‘The Cloud’.


A torre sul atinge uma altura de 260 metros com 54 andares e a torre norte chega a 300 metros, com 60 andares.
A partir do 27 º andar fica posicionada uma aglutinação de cubos irregulares que liga as torres. O volume - um conjunto de blocos no formato de uma ‘nuvem’ - avança para fora dos pisos se estende por 10 andares do empreendimento.


A nuvem abriga o Sky Lounge - um grande átrio de ligação, um centro de bem-estar, centro de conferências, academia, várias piscinas, restaurantes e cafés, que ocupam uma área de 14.357 m2.
No topo da nuvem estão uma série de espaços externos, públicos e privados, entre pátios, decks, jardins e piscinas. Para permitir o acesso rápido a nuvem é acessível por elevadores expressos especiais.


O espaço ainda conta com 9.000 m2 de officetel (Office-Hotel) uma tipologia típica coreana para a locação de escritórios por dia, e 25.000 m2 de apartamentos panorâmicos, com lay-outs específicos.


O restante dos andares são ocupados por apartamentos residenciais de luxo que variam de 80m2 a 260m2, dos quais alguns oferecem pé-direito duplo, pátios ou jardins. A cobertura das duas torres são reservadas para apartamentos de 1200m2 com jardins.


Cada torre é acessada através de um grande lobby no nível do chão. A arquiteta e paisagista Martha Schwartz desenvolveu uma série de praças, jardins e piscinas para cercar os novos edifícios. O estacionamento é oculto no subterrâneo e a estação de metrô mais próxima está a uma distância de cinco minutos a pé
O projeto das torres, com uma superfície total de 128.000 m2, deverá estar concluído em 2015.



YONGSAN DREAM HUB

O bairro Yongsan Business é alvo de um projeto maior. O Yongsan Dream Hub é um plano diretor de ampliação do distrito financeiro de Seul, encomendado pelo governo e projetado pelo ‘New York architects Studio Libeskind’, comandado por Daniel Libeskind, um dos maiores nomes da arquitetura moderna.

VÍDEO: YONGSAN DREAM HUB



ARCHIPELAGO 21 é um projeto inovador para o centro urbano superlotado e adota como os seus principais conceitos a simplicidade e a ousadia. O YIBD (Yongsan International Business District) divide-se em "ilhas" independentes que, ao mesmo tempo, trabalham juntas para estar em harmonia.
Nesta paisagem surpreendente de ilhas, o ‘mar’ assume o seu papel. Cada ilha mostra a sua própria individualidade e está em conformidade com os padrões humanos.
Elas se reúnem como um todo para tornar a vida urbana grande, diversa e dinâmica.
Embora a escala de desenvolvimento seja extensa, as ilhas vizinhas oferecem um ambiente amigável para os pedestres, baseando-se na análise da densidade e tamanho de toda a área. YIBD também é projetado para os moradores, assegurando uma vida feliz e agradável.

VIDEO: ARCHIPELAGO 21



POLÊMICA

Desde a sua apresentação, o empreendimento motivou protestos de familiares das vítimas dos atentados de 11/09. Eles consideram que o projeto remete à uma imagem semelhante à dos ataques ao World Trade Center. Os críticos acusam os arquitetos de terem se utilizado do episódio como um golpe de publicidade para o projeto. A polêmica foi parar na mídia de massa dos EUA e diversos programas de TV atacaram o projeto.

VIDEO CNN



Segundo o Studio MVRDV, ocorreu uma verdadeira tempestade midiática e eles receberam emails com ameaças e telefonemas de pessoas enfurecidas, chamando-os de amigos da Al-Qaeda, ou pior. Deste modo, a empresa divulgou nota em seu site oficial, se desculpando com o público.

“A MVRDV lamenta profundamente qualquer conotação que o projeto ‘The Cloud’ evoque à respeito do evento de 11/09.
The Cloud foi projetado com base em parâmetros como a luz solar, espaços exteriores, a qualidade de vida para os habitantes e a cidade. É um dos muitos projetos em que a MVRDV realiza experimentos para elevar a cidade à um nível de reinvenção da tipologia, muitas vezes solitária, do arranha-céus. Não era nossa intenção criar uma imagem que remetesse aos ataques, nem vimos a semelhança durante o processo de design. Pedimos sinceras desculpas a qualquer pessoa cujos sentimentos foram afetados, não era nossa intenção.
A inspiração do projeto ‘The Cloud’ foi visualizada, na primeira imagem, em nosso site, uma nuvem que cobre o centro do Arranha-céus.”


Por enquanto não se sabe se o projeto vai ser alterado, mas até Março as autoridades de Seul deverão decidir se aprovam ou não o design final. Segundo os contratos, as torres deveriam ser concluídas até 2015.

Nenhum comentário: