27 outubro 2011

SOTHEBY’S: IMPRESSIONIST & MODERN ART EVENING SALE


A casa de leilão Sotheby´s inaugura sua temporada de outono em grande estilo e apresenta, em sua noite para a arte impressionista e moderna, no próximo dia 2 de novembro, várias obras de museus do mundo todo. Um grupo de pinturas impressionistas do Museu de Belas Artes de Boston será disponibilizado juntamente com uma escultura de Max Ernst da Coleção Menil, em Houston, e exemplares da arte modernas do Museu de Israel em Jerusalém, incluindo óleos de Magritte, Chagall, Soutine e Pissarro.

VIDEO: HENRI MATISSE, ‘NU DE DOS’



Um destaque da noite será o monumental relevo de Matisse - Nu de Dos (1er état) - primeira encarnação da famosa série de quatro relevos com nús femininos de costas. Criado no auge do movimento fauvista, em 1908-1909, esta escultura seminal tornou-se o trampolim de onde a estética de Matisse viria evoluir continuamente.

VIDEO: DESTAQUES DO SURREALISMO



O leilão da Sotheby’s ainda contará com uma seleção excepcional de imagens surrealistas, da grattage (técnica de pintura surrealista) única e as pinturas decalcomania de Max Ernst, passando pelos nus voluptuosos de Delvaux, até os ícones da imagem surreal de Magritte e Dalí.

VIDEO: PICASSO, ‘L'AUBADE’



É importante destacar ‘L'Aubade’ de Picasso, um óleo monumental de sua fase tardia, onde figuram amantes em serenata, e uma paisagem espectacular de Gustav Klimt.
Oferecido em leilão pela primeira vez na história na sequência da sua restituição pelo Museu de arte moderna de Salzburg, este óleo brilhantemente colorido retrata as encostas verdejantes do Attersee, onde o artista costumava passar seus verões durante o início de 1900.

VIDEO: GUSTAV KLIMT, ‘LITZLBERG AM ATTERSEE’



Ainda, o leilão vai apresentar uma obra rara da artista Tâmara de Lempicka, Le Rêve (Rafaëla Sur Fond Vert), um óleo sobre tela de grandes dimensões datada em julho de 1927, de propriedade de uma coleção privada européia

VIDEO: TAMARA DE LEMPICKA, ‘LE RÊVE’



Veja o catálogo do leilão clicando aqui

25 outubro 2011

BARCELONA RECEBE GRANDE RETROSPECTIVA DE MIRÓ


"La escalera de la evasión" (imagem acima), uma das obras mais emblemáticas de Joan Miró (Barcelona, 1893 - Palma de Mallorca, 1983), empresta seu título à exposição mais espetacular dedicada a Miró. A fundação que leva o nome do artista reúne até 25 de março 170 de obras do criador espanhol, entre pinturas, esculturas e obras sobre papel, procedentes de vários museus e coleções.
A mostra, a mais importante do artista realizada na Espanha nos últimos 20 anos, reúne obras de coleções públicas e privadas de todo o mundo e foi organizada em conjunto com a Tate Modern de Londres e a National Gallery of Art de Washington, com um orçamento que beirou um milhão de euros.

VIDEO: RETROSPETIVA DE MIRÓ EM BARCELONA



A mostra inclui a vertente mais política da obra do artista que, ao contrário de muitos de seus conterrâneos, nunca foi um ativista político militante. Mas sua obra é impregnada dos grandes acontecimentos históricos e sociais que estremeceram o mundo ao longo de uma extraordinária carreira de seis décadas, como a Guerra Civil espanhola e a Segunda Guerra Mundial. O título da exposição busca refletir sobre essa posição "ambígua" do artista diante do que ocorria ao seu redor.


A mostra percorre três períodos-chave da carreira de Miró, começando por seus anos de formação na Catalunha por volta dos anos 1920, dominados por quadros realistas, mas cheios de detalhes nos quais já aparecem alguns dos elementos onipresentes em toda a sua obra como a escada ou a barretina (gorro) catalã.
Os anos 1930 foram marcados por suas sombrias "pinturas selvagens", que coincidem com o começo da Guerra Civil, depois da qual Miró decidiu ir para Paris.
Mais tarde, com o franquismo instalado na Espanha, Miró viveu a última parte de sua vida em Mallorca, onde continuou explorando os diferentes terrenos da arte. Desta época, data a série Tela Quemada, na qual o pintor desmaterializa o objeto artístico e convida o espectador a olhar o mundo ao redor e, sobretudo, o tríptico La Esepranza Del Condenado a Muerte (1974), uma obra que reflete sobre a condição humana depois da execução do jovem anarquista catalão Salvador Puig Antich.


Esta exposição, previamente exposta na Tate Modern, onde foi visitada por 303.000 pessoas, surge agora em Barcelona. Depois viaja para a National Gallery of Art de Washington, onde se poderá vista a partir de maio de 2012.

DOCUMENTÁRIO COMPLETO: JOAN MIRÓ (em espanhol)


22 outubro 2011

EMICIDA + THE CREATORS PROJECT = ARTE + CIÊNCIA + TECNOLOGIA


O rap nacional passou por um experimento científico tecnointerativo: o rapper paulistano Emicida emprestou suas ondas cerebrais e sua rima improvisada à ciência, para realizar seu novo vídeo “Processador Humano”. A gravação aconteceu durante a noite de encerramento do The Creators Project, realizado pelo segundo ano no Brasil, entre os dias 29 e 31 de julho deste ano, no Pavilhão da Bienal em São Paulo.
No show, Emicida surgiu no palco com uma mochila cheia de fios nas costas e a cabeça plugada a um computador que transformava seus impulsos cerebrais em imagens, transmitidas ao vivo no telão. A música foi feita ali, na hora, dentro de outro experimento, interativo, com seus fãs no Twitter.
No desafio, nomeado “Os seus tweets contra o meu cérebro”, o cantor improvisava um rap em freestyle com as palavras que a galera enviava pelo Twitter, sob a hashtag #emicidacreators. O resultado foi uma mistura de improvisação e arte visual.

VIDEO: A APRESENTAÇÃO



Na mesma noite foi lançado o CD/EP (extended play) do rapper –‘Doozicabraba e a Revolução Silenciosa’– produzido pela The Studio, uma incubadora global que produz e distribui o trabalho de artistas de diversas disciplinas criativas, revelados pelo The Creators Project.
O arquivo, zipado, vem com as músicas, letras e ainda as artes do cd - capa e encarte – e está disponível para download gratuito clicando aqui.
Nesta edição além do Rapper, o projeto trouxe também apresentações de K-Salaam & Beatnik, renomados produtores nova-iorquinos responsáveis pelo novo disco do artista. O DJ Zegon, Database e shows internacionais das bandas Atlas Sound e Charlifit também fizeram parte das atrações. Ainda foi exibido o filme Scenes from the Suburbs, feito pela parceria entre o cineasta Spike Jonze e a banda Arcade Fire, além de muitas outras atrações.


O The Creators Project é uma iniciativa cultural e tecnológica global realizada em uma parceria entre a Intel e a Vice - uma rede global dedicada a celebrar a criatividade, cultura e tecnologia. O projeto surge em um momento da história da arte em que as tecnologias digitais têm revolucionado a sua distribuição, democratizado o acesso e reimaginado o escopo e a escala com que cada artista pode alcançar um público. O projeto é um canal de artes e cultura completamente inovador desenvolvido para um mundo completamente novo.
O evento conta com alguns dos principais artistas, músicos, cineastas e designers do mundo. Durante os dias do evento é realizada uma série de instalações multimídias, exibições de filmes, painéis de discussão, oficinas e shows.


Para completar, o Emicida disponibilizou no seu site o vídeo “The Rise of Emicida”, que fala da produção do CD, pelos produtores Beatnick e K.Salaam, do seu processo criativo e conta algumas histórias que o trouxeram até sua realidade atual. A infância pobre, a perda do pai e a dificuldade de imaginar uma realidade diferente. ‘Meu maior projeto social é mostrar para as pessoas que estou vencendo vindo do zero’, frisou ele.

DOCUMENTÁRIO - RAP E EMICIDA



Aqui, o primeiro álbum oficial de Emicida, "O Glorioso Retorno de Quem Nunca Esteve Aqui", que ganha as ruas em formato que permite "ver" como ele nasceu.


19 outubro 2011

FOTOGRAFIA: A ESTÉTICA ‘SNAPSHOT’ DE TERRY RICHARDSON


Terry Richardson nasceu em Nova Iorque em 1965, filho do famoso fotógrafo de moda dos anos 60, Bob Richardson, e da produtora de moda Norma Kessler. Passou os primeiros anos da sua vida em Paris, quando o pai deixou a Harper’s Bazaar americana e passou a trabalhar para a Vogue francesa. Aos cinco anos, a família retorna a Nova Iorque.

VIDEO: TERRY RICHARDSON ON THE SNAPSHOT



Pouco tempo depois, seu pai inicia uma relação com a então modelo Angelica Houston (23 anos mais nova), e a mãe envolve-se com Jimmy Hendrix e mais tarde com Kris Kristoferson, até se mudarem para Woodstock. “Lembro-me de estar com todas estas pessoas nos estúdios - Rick Danko e a sua banda e o Bob Dylan. Era ótimo nas festas porque todo mundo ficava completamente doido com as drogas e o álcool, e nós, as crianças, andávamos por ali até às tantas. Lembro-me de curtir com a Maria Muldaur, filha do Jimmy Hendrix.”


Terry começou a fotografar na época da escola, em Hollywood, mas seu pai o desencorajava a fazer da fotografia um modo de vida. Foi guitarrista de uma banda durante cinco anos, até o grupo acabar e a mãe o apresentar ao fotógrafo Tony Kent, que o contratou como assistente. Hoje é frequente ver o trabalho de Richardson em revistas como a Vogue, i-D, GQ, Harper’s Bazaar e Purple. A 37ª edição do calendário Pirelli foi dirigida e fotografada por Richardson.

VIDEO: ‘MAKING OF’ DO CALENDARIO PIRELLI 2010



Terry é um dos fotógrafos mais conceituados da estética ‘snapshot’ - imagens banais do dia-a-dia, não encenadas, que teve origem nos EUA dos anos 60. Seu trabalho e os corpos que fotografa são identificados com facilidade. Outra marca é a sua própria figura, inspirada nas estrelas pornô dos anos 70: óculos, camisa xadrez, braços tatuados e bigode. Foi assim que a Uncle York, fabricante de bonecos, em parceria com as lojas Tokyo Element e Collete, lançou o boneco/caricatura do fotógrafo.


Ao longo dos anos, Terry tornou-se mais hardcore e mais descritivo da sua própria vida sexual. Ele sabe que quer fazer muito sexo, ficar nu e quer que todo mundo veja. Talvez por isso ele seja o fotógrafo que mais se fotografa.

VIDEO: TERRY RICHARDSON NO GNT - PT-BR



Se a magia das imagens de moda está na relação criada entre fotógrafo e fotografado, nas suas imagens dá para ver que ele é perito em escolher quem fotografar. Para Terry, o segredo está no casting dos figurantes. “Se o casting corre mal está tudo fodido. Se consigo pessoas que sabem o que é que vai acontecer e que estão nessa, basta deixá-los entrar nas suas personagens”. As suas fotografias são normalmente sobre assuntos pessoais e frequentemente de conotação sexual. O sexo, o exibicionismo, tudo isso sempre foi urgente para Terry.

VIDEO: NO SET, COM AMY WINEHOUSE



Em abril de 2007 Richardson esteve no Brasil para a produção do livro sobre a cidade do Rio de Janeiro. Foram produzidas fotos de vários lugares tradicionais da cidade: favelas, bailes funk, praias, etc. Como personagens do livro, foram escolhidos diversos anônimos e personalidades brasileiras como Camila Pitanga, Ricardo Tozzi, Adriane Galisteu, Danielle Winits, entre outros. Os destaques ficaram por conta de Luiza Brunet e sua filha, Yasmin, que posaram completamente nuas para as lentes do fotógrafo. O livro foi lançado no Brasil em Dezembro de 2007.

VIDEO: THE GREAT ESCAPE, COM KATE MOSS – 2011




Desde o natal de 2009 que Terry atualiza diariamente o seu fotoblog, relatando os bastidores das sessões de fotos e curiosidades da sua vida.

VIDEO: MERCEDES BENZ FASHION WEEK


17 outubro 2011

GRAFITEIROS CRIAM MUSEU ABERTO DE ARTE URBANA EM SÃO PAULO


As 33 pilastras sujas e cinzas da Av. Cruzeiro do Sul, na zona norte de São Paulo, dão lugar a 66 painéis de grafite - 58 grafiteiros realizam do 1º Museu Aberto de Arte Urbana de São Paulo.
O projeto surgiu após a detenção de 11 artistas, em abril deste ano (2011), quando eles grafitavam o mesmo local. Dessa vez, eles contam com o apoio da Secretaria do Estado da Cultura e do Metrô, que contribuíram com tinta e spray.

GRAFITEIROS CRIAM MUSEU DE ARTE URBANA



"Pensamos na delegacia que não era mais possível responder por crime. Somos artistas, reconhecidos pela cidade. A ZN é o nosso bairro, sempre pintamos na região e ali sempre é muito sujo. Foi uma surpresa para gente receber esse apoio", afirmou Chivitz, que idealizou o projeto com Binho enquanto estavam na delegacia aguardando o registro da ocorrência de crime ambiental.


Entre os artistas participantes estão Zezão, Tinho, Ricardo AKN, Minhau, Speto, Presto e Highraff. "Além dos mais experientes, também convidamos artistas jovens, que estão começando, e que são da zona norte. A intenção é que moradores e grafiteiros cuidem da sua região", explicou Chivitz.
O projeto também desenvolverá ações educativas em escolas da região para incentivar o gosto pela arte urbana em crianças e adolescentes.

MUSEU A CÉU ABERTO



"Reconhecer o valor da arte urbana é promover a diversidade dos olhares sobre a cultura e sobre a cidade. O grafite feito dessa forma, organizada, ajuda no desenvolvimento de talentos artísticos e a preservar e embelezar um lugar deteriorado. Nem todo mundo gosta de grafite e não é obrigado a gostar, mas nas pilastras públicas não vai incomodar ninguém", afirma o secretário de Estado da Cultura, Andrea Matarazzo, que confessa já ter mandado apagar muitos grafites que não tinham autorização.

MAAU - Museu Aberto de Arte Urbana - 2011



Baixo Ribeiro, curador e proprietário da galeria Choque Cultural que colaborou no projeto, destaca a importância da ação para o modo de se pensar o espaço público urbano.
"O grafite não tem a ver com moda. A arte pública, como nesse caso, é importante para aproximar mais a população da arte, desde especialistas até pessoas mais simples. É a democratização do acesso à arte. Grande parte da população vive em centros urbanos, precisamos aprender a lidar com esse espaço público que cada vez mais será dividido por mais pessoas".


Além da Av.Cruzeiro do Sul, outros espaços públicos estão sendo destinados para arte urbana em São Paulo, como o painel de Daniel Melim na Luz e de Osgemeos no Vale do Anhangabaú, ambos na região central.
"Berlim é um exemplo de ações nesse gênero. É uma cidade que já tem essa cultura de conciliar a arquitetura com a arte em espaços públicos", afirmou Ribeiro.

16 outubro 2011

ARQUITETURA CONTEMPORÂNEA: VILLA MAHINA

VIDEO: PROMENADE PELA VILLA MAHINA



Uma mansão futurista, digna de um filme de James Bond, divide a comunidade de uma pequena ilha - seus moradores estão discutindo se devem ou não permitir a sua construção. Investidores de toda parte do planeta manifestam interesse na luxuosa casa, prevista para ser construída em Kawau Island, cerca de 60 km ao norte de Auckland, Nova Zelândia.


A residência Mahina (o nome Maori para a Lua) foi projetada em curva, na forma de uma Lua crescente. De frente para o mar, ela oferece uma vista deslumbrante, já que todas as paredes, do chão ao teto, são feitas de vidro. Tudo lá dentro é completamente branco: o piso, as portas, os móveis e os objetos. O imóvel possui uma área de 827 metros quadrados e contará com uma estufa para plantas, deck, piscina e uma "massa térmica" para regular a temperatura interna.


O site da vila Mahina diz que o conceito é vendido na forma de um pacote com design, construção e o terreno em Kawau Island, mas a casa também pode ser construída em algum local pré-qualificado de qualquer lugar do planeta.
"A residência, predominantemente moderna, sugere os velhos tempos de James Bond, época glamourosa dos martinis e do smoking", afirma o site. "Acabar com o equívoco que o branco é ‘starck’ ou austero. Aqui ele é abundante, suntuoso, rico."


A empresa neozelandesa responsável pelo projeto, a Weber Consulting, demorou três anos para concluir o projeto. A ilha de Kawau possui apenas 450 propriedades e 70 moradores, que transitam, essencialmente, de barco. Não há iluminação pública e serviços de telefonia são limitados.


Os moradores pouco sabiam dos planos para a Mahina, há cerca de quatro anos. Helen Jeffery, da ‘Kawau Island Resident and Ratepayer’s Association’, viu os desenhos do arquiteto a pouco mais de três anos atrás e comentou que a propriedade deveria cumprir estritamente os planos de desenvolvimento definidos pelo Rodney District Council.


O morador da ilha e presidente do ‘Kawau Island Advisory Committee’, Michael Marris, disse que o desenvolvimento do projeto racharia a comunidade se fosse adiante.
"Eu posso imaginar que a ilha seria totalmente dividida sobre o assunto. Eu tenho ouvido algumas pessoas chamarem o projeto de "fabuloso" de "bizarro" e de "fora do planeta”. "Muitas pessoas não querem alguém voando de helicóptero para chegar à propriedade, que é realmente o melhor caminho para esse ponto."

VIDEO: ESPECIFICAÇÕES DA VILLA MAHINA


15 outubro 2011

INICIATIVA PRIVADA E A ARTE CONTEMPORÂNEA NO BRASIL: INSTITUTO FIGUEIREDO FERRAZ ABRE AS PORTAS EM RIBEIRÃO PRETO


O colecionador e empresário do setor sucroalcooleiro João Carlos de Figueiredo Ferraz inaugurou, em Ribeirão Preto - interior paulista, o instituto que leva seu nome e pretende pôr a região no mapa das artes do país. Com um acervo de quase mil obras, entre quadros, esculturas e instalações, o paulistano pode ser considerado um dos maiores colecionadores do país.
Segundo o site da instituição, o Instituto Figueiredo Ferraz é um espaço concebido para a difusão de arte e cultura. Para aproximar o público do conhecimento e estimular reflexões o IFF oferece, além do espaço expositivo, uma agenda de cursos e palestras com artistas, críticos, curadores e outros agentes das diversas áreas culturais.

VIDEO INSTITUCIONAL



Ferraz começou a colecionar no fim da década de 1970. Em 2001, foi exibida a mostra O Espírito de Nossa Época - Coleção Dulce e João Carlos de Figueiredo Ferraz nos Museus de Arte Moderna de São Paulo e do Rio, apresentando destaques do acervo. Entre os artistas representados na sua coleção, estão Adriana Varejão, Cildo Meireles, Ernesto Neto, Sued, José Resende, Rosângela Rennó, Leda Catunda, Vik Muniz, Tunga, Iole de Freitas e Nuno Ramos, além de estrangeiros.


Com vocação para as artes plásticas, o Instituto tem como ponto de referência a coleção Dulce e João Carlos de Figueiredo Ferraz, exposta em caráter permanente, e se propõe a trazer exposições temporárias através de parcerias com as mais importantes instituições culturais do país.
Agnaldo Farias curador da exposição de abertura do instituto, "O Colecionador de Sonhos" - com 154 obras do acervo de Ferraz, comenta que um acordo com a Pinacoteca do Estado, o Instituto Tomie Ohtake e o Itaú Cultural deverá propiciar a ida de exposições desses espaços, para exibição no Instituto Figueiredo Ferraz.

VIDEO: CURADORIA E COLECIONISMO



O colecionador quer, agora, concretizar um segundo desejo: promover em 2013 uma exposição inédita que reúna obras de artistas que despontaram na década de 1980 em torno do ateliê Casa 7. Nuno Ramos, que fez parte do grupo e está na mostra atual, diz que faltam ações no país como a de Ferraz: "Vejo um número razoável de colecionadores, mas poucos que conseguem mostrar a coleção ao público."


Já faz tempo que o empresário e colecionador João Carlos de Figueiredo Ferraz quer levar a público seu acervo de arte contemporânea. Em 2006, ele havia anunciado que faria uma parceria com a Pinacoteca do Estado para doar ao museu, em regime de comodato, sua coleção particular. Mas a idéia era de que a Pinacoteca administrasse um espaço em Ribeirão Preto. O projeto não foi adiante. Houve ainda a tentativa de criar um espaço para sua coleção em Piracicaba.



Link externo: http://www.institutofigueiredoferraz.com.br

13 outubro 2011

"DE DENTRO E DE FORA" FICA NO MASP ATÉ 23 DE DEZEMBRO


Desde 17 de agosto o Museu de Arte de São Paulo - MASP recebe a exposição “De Dentro e De Fora”, a versão internacional da mostra de graffiti “De Dentro pra Fora e De Fora pra Dentro” que ocupou o museu em 2009. A exposição, que fica em cartaz até o dia 23 de dezembro, reúne trabalhos de um time seleto de artistas urbanos internacionais.

EXPOSIÇÃO "DE DENTRO PARA FORA / DE FORA PARA DENTRO" NA TV CULTURA



Com curadoria de Mariana Martins, Baixo Ribeiro, Eduardo Saretta e coordenação de Teixeira Coelho, a mostra é composta pelos trabalhos de oito artistas urbanos vindos de 4 países, que fizeram uma residência - aberta ao público - de aproximadamente um mês para a produção das obras. Eles são os franceses Remed, JR e Invader, o tcheco Point, os argentinos Tec, Defi e Chu e a norte-americana Swoon. Em integração com artistas urbanos brasileiros, também exploraram a parte externa do museu, já que a mostra abrange os arredores, permitindo que o visitante esteja nela mesmo quando está fora do MASP.


São obras e intervenções artísticas de site specific. Pinturas, murais, esculturas, instalações, colagens, objetos, fotografias, mapas, impressos, vídeos e animações são as principais mídias utilizadas. E é exatamente pela experiência do site specific que o diálogo entre os estrangeiros e o Brasil fica claro.


Point, por exemplo, fez instalações que dão continuidade aos corrimões vermelhos característicos da Galeria Clemente de Faria, com direito a uma piscina de bolinhas vermelhas.

VIDEO: SWOON TRABALHANDO



Swoon, representante feminina da mostra, fez pinturas enormes com lindas mulheres olhando para o céu, fixadas em placas de madeira no centro da galeria.


Já os representantes argentinos, produziram murais espetaculares e uma escultura feita a partir de ripas de madeira encontradas na rua, em que os três artistas trabalharam, meticulosamente, nichos por entre as ripas, ornando objetos, brinquedos e acessórios relacionados à cultura de rua.


Tudo resulta numa explosão de cores. A exposição mostra a importância das galerias a céu aberto que dialogam sem fronteiras, com artistas virtuosos interagindo entre si, e de museus que abrem suas portas para eles (e para nós).


VIDEO: 'DE DENTRO E DE FORA', A MOSTRA




VEJA AQUI, OS ARTISTAS ARGENTINOS DEFI, CHU E TEC TRABALHANDO EM SEU MURAL PARA A EXPOSIÇÃO "DE DENTRO E DE FORA".




ABERTURA: ‘DE DENTRO E DE FORA’, NO MASP


12 outubro 2011

CRISTO REDENTOR FAZ 80 ANOS

VIDEO

BBC - Cristo Redentor comemora 80 anos por superalbertofilho

O Cristo Redentor, imponente estátua que simboliza o Rio de Janeiro, eleita uma das sete maravilhas do mundo moderno em 2007, completa 80 anos nesta quarta-feira (12).
O monumento é o ponto mais famoso do parque nacional da Tijuca. Imersa na natureza, a estátua feita de cimento e revestida de pedra-sabão, mesmo material usado pelo escultor barroco Aleijadinho, tem 30 metros e o pedestal 8 metros. O conjunto encima o morro do Corcovado, a 709 m de altitude e é o único trecho do parque que cobra ingresso para a visitação.

VIDEO: PÃO DE AÇUCAR E CORCOVADO DISPUTARAM O CRISTO REDENTOR


HISTÓRIA: Pão de Açucar e Corcovado disputaram o... por superalbertofilho

As celebrações - que foram antecedidas por obras de restauro e novo sistema de iluminação - começaram ontem, com uma vigília e continuam hoje com a celebração de uma missa pelo arcebispo do Rio, Orani Tempesta, na capela aos pés da estátua, onde se encontra a imagem de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil, que aniversaria na mesma data.
Também, serão inaugurados dois bustos dedicados aos idealizadores e realizadores do monumento: o arquiteto e engenheiro Heitor da Costa e Silva e o cardeal dom Sebastião Leme, arcebispo do Rio há 80 anos – mas o Cristo Redentor tem definitivamente uma participação européia: foi o escultor francês (de origem polonesa) Paul Landowski, que criou cabeça e mãos da estátua.
Depois disso, um bolo com oito metros de comprimento será servido, um por cada década de história, e decorado com imagens da estátua,e com os símbolos da Copa do Mundo de 2014 e das Olimpíadas de 2016.
Os DJs Mam e Rodrigo Sha se apresentarão com a canção "Redentor", vencedora do concurso em que concorreram mais de 2.000 artistas para eleger a música tema do aniversário.

VIDEO: 'REDENTOR', MUSICA VENCEDORA DO CONCURSO


"Redentor", de Rodrigo Sha e DJ Mam por superalbertofilho

O espetáculo continuará com o Concerto pela Paz. O evento, que vai virar CD e DVD, contará com a apresentação do Coral 80 anos Cristo Redentor e do Ballet da Paz, no Aterro do Flamengo, na altura do Monumento aos Pracinhas. Na sequência, haverá apresentações do reitor do Santuário, Padre Omar Raposo, e de artistas populares como Zeca Pagodinho, Miúcha, Sandy, Leila Pinheiro, Beth Carvalho, Jorge Aragão, Fernanda Abreu, Tiago Abravanel, Emílio Santiago, Davi Moraes, Thaís Gulin, Elba Ramalho, Bossacucanova, Roberto Menescal, Bochecha e da bateria da Mangueira. Também está confirmada a apresentação da cantora de jazz americana Stacey Kent, que se apresentará junto com Marcos Valle.
Os 80 anos da estátua contarão ainda com a exposição "Cristo Redentor", que percorrerá, sem data estabelecida, as principais cidades do país e depois viajará para Canadá, Itália, Moçambique e Japão.


HOMENAGEM - Imagens do Cristo Redentor por superalbertofilho

11 outubro 2011

VIK MUNIZ: RETROSPECTIVA E MOSTRAS INTERNACIONAIS EM 2011


Vik Muniz, um dos artistas brasileiros mais famosos, pop e bem-sucedido, vive no Rio, mas está sempre viajando para expor seu trabalho. Até dezembro deste ano ele apresenta no Museu Coleção Berardo - Centro Cultural de Belém, em Portugal, uma retrospectiva de toda a sua produção - que lida com a questão da imagem pela fotografia – que ele considera conceitual.


Com a agenda lotada, seu projeto ‘Semana de Arte’, formado por instalações de peso de artistas internacionais, teve de ser engavetado. Mas, em novembro ele inaugura mostra no Palazzo Pamphili - Embaixada do Brasil em Roma, e depois vai expor em Avignon, na França. Além disso, Vik exibe na sua galeria de Nova York, trabalhos sobre a questão da mídia e do lixo apropriando-se de materiais dos meios de comunicação. "Tenho uma tendência a continuar com essa série."

VIK MUNIZ NO STARTE / GLOBONEWS



A marca registrada da obra de Vik Muniz é a fotografia de trabalhos realizados a partir de técnicas variadas e materiais inusitados. Entre suas mais famosas criações estão a Mona Lisa feita de pasta de amendoim, o Che Guevara desenhado em geléia, o soldado criado com soldadinhos de plástico e o retrato de Elizabeth Taylor montado com centenas de diamantes. Mais recentemente, Vik surpreendeu o mundo da arte com a série de imagens feitas a partir de lixo.

VIK MUNIZ NO TED: COMO JUNTAR ARTE, CINEMA E TRABALHO SOCIAL



Este ano, Vik Muniz esteve no tapete vermelho de Hollywood quando concorreu ao Oscar com o documentário “Lixo Extraordinário”, que retratou seu projeto de trabalho realizado no lixão do Jardim Gramacho, no Rio.

VEJA O DOCUMENTÁRIO “LIXO EXTRAORDINÁRIO”, COMPLETO, AQUI



10 outubro 2011

THE LEOPOLD COLLECTION: ‘WIEN 1900’


'WIEN 1900'
O Museu Leopold está apresentando a exposição ‘Viena 1900’, realizada de itens da ‘Coleção Leopold’ e curada de forma não convencional pelos gestores do projeto Diethart Leopold e Peter Weinhäupl, em estreita colaboração com Rudolf e Elisabeth Leopold.

VIDEO: 'WIEN 1900'



O Jugendstil - movimento Art Nouveau de Viena, procurou abranger todas as áreas da vida dentro do conceito "Gesamtkunstwerk" ("obra de arte total"). Seus principais expoentes Gustav Klimt, Koloman Moser e Josef Hoffmann são sinônimo de arte da Secessão de Viena por volta de 1900.


Esta mostra do Museu Leopold - complementada pelo empréstimo de várias obras significativas – á composta por obras-primas austríacas que vão desde a secessão vienense até o fim da Primeira Guerra Mundial. São pinturas e gravuras de Egon Schiele, Oskar Kokoschka, Anton Kolig, Herbert Boeckl e muitos outros, assim como vários exemplos do projeto Wiener Werkstätte. Móveis, prata, vidro e joalheria são apresentados juntamente com as pinturas e a arte gráfica, representando a era mais exitante na história da arte vienense, proporcionando uma experiência estética única.



COLEÇÃO LEOPOLD
Composta por obras-primas do Movimento Separatista vienense, do Movimento Modernista de Viena e do Movimento expressionista austríaco, a ‘Coleção Leopold’ é uma das mais importantes coleções de arte austríaca moderna no mundo.
Os mais de 5.000 itens da coleção foram coletadas por Rudolf e Elisabeth Leopold durante mais de cinco décadas, e consolidades por Rudolf Leopold em 1994 com o apoio da República da Áustria e do Banco Nacional da Áustria, introduzindo o Leopold Museum - uma fundação privada sem fins lucrativos



EGON SCHIELE
Localizado no bairro dos museus, o Museu Leopold abriga a maior coleção de Egon Schiele no mundo, juntamente com grandes obras de Gustav Klimt, Kokoschka Oskar, Richard Gerstl e Albin Egger-Lienz.
O museu também mostra pinturas e gravuras de Herbert Boeckl, Hans Böhler, Faistauer Anton, Kolig Anton, Alfred Kubin, e Thöny Wilhelm. Além disso, apresenta obras notáveis do século 19 por Ferdinand Georg Waldmüller, Gauermann Friedrich, August von Pettenkofen, Romako Anton, Jakob Emil Schindler e Carl Schuch, entre outros.



VIRADA DO SÉCULO E ARTE NÃO-EUROPÉIA
A coleção Leopold também contém objetos importantes das artes decorativas austríaca da virada do século por Otto Wagner, Adolf Loos, Josef Hoffmann, Moser Koloman e Peche Dagoberto. Objetos genuínos da África e da Oceania, assim como obras de arte chinesa e japonesa antiga completam a apresentação.

08 outubro 2011

LEILÃO DE ARTE CONTEMPORÂNEA E HISTÓRIA NATURAL NA SOTHEBY’S


O Leilão de arte contemporânea da Sotheby’s que acontece no dia 13 de outubro vai apresentar 47 obras raras e de qualidade excepcional, abrangendo um período que vai do pós-guerra até os dias atuais.

VIDEO: A ESCOLA DE LONDRES



Incluídas como as obras mais notáveis, entre os muitos destaques a serem oferecidas na noite do leilão, está o trabalho excepcional do grupo da ‘Escola de Londres’, encabeçado por três obras extraordinárias do início da carreira de Lucian Freud, um magistral Frank Auerbach e a paisagem mais importantes de Leon Kossoff já oferecida em um leilão.

VIDEO: WARHOL E BASQUIAT



O Pop americano é sintetizado pelas obras que representam dois dos ícones mais famosos de Andy Warhol: o chefe de Estado Mao e Marilyn Monroe, enquanto obras-primas de Miquel Barceló, Doig Peter, Anselm Kiefer, Jean-Michel Basquiat, Ofili Chris e outros são o testemunho do mais excitante período de desenvolvimento da pintura, ocorrido nos últimos 30 anos.

Baixe o catálogo do leilão (com 186 pgs), em Pdf, clicando aqui

HISTOIRE NATURELLE

Enquanto isso a Sotheby’s de Paris coloca à venda, também no dia 13 de outubro, três raríssimos esqueletos de dinossauros, dentro do lote 85, na noite de História Natural.
Cada um deles foi confirmado pelo consultor da Sotheby’s, Eric Mickeler e certificado pelos especialistas Dr. Oliver Rauhut do Staatssammlung Bayerische München, Dr. Roberto Zorzin do Musée d'Histoire Naturelle de Verona, e o paleontólogo Pete Larson.


O fóssil mostrado aqui é do Prosaurolophus maximus, que apresenta exemplos importantes de pele fossilizada. Ele é acompanhado por um dos dois únicos exemplares conhecidos de Suuwassae Emiliae: a sub specie do Diplodocus herbívoro, e do Tenontosaurus. Este último é apenas parcialmente liberado para exibição para permitir um estudo mais aprofundado – 98 por cento do seu esqueleto permanece intacto.

VIDEO: O ACERVO DE FÓSSEIS NA SOTHEBY'S DE PARIS


07 outubro 2011

FESTIVAL INTERNACIONAL DE ARTE CONTEMPORÂNEA MAPEIA PRODUÇÃO DO HEMISFÉRIO SUL E TRAZ OLAFUR ELIASSON A SÃO PAULO


Com novo nome e mudanças estruturais importantes em relação às edições anteriores, o 17º Festival Internacional de Arte Contemporânea SESC_Videobrasil assinala uma ampliação no escopo do projeto, e passa a abranger novos suportes e linguagens. Antes restrita a obras em vídeo, agora passa a aceitar outras experiências artísticas, como instalações, performances, livros de artista, fotografia e pintura.
Essa mudança alinha o Festival à natureza das práticas artísticas contemporâneas e confronta a enorme produção de representações que constitui a visualidade no mundo de hoje.


A produção artística contemporânea do Sul geopolítico do mundo e a obra do artista dinamarco-islandês Olafur Eliasson são o foco do 17º Festival Internacional de Arte Contemporânea SESC_Videobrasil, que fica em cartaz no SESC Belenzinho, SESC Pompeia e Pinacoteca do Estado de São Paulo até janeiro de 2012.
Conversas com Eliasson e Karim Aïnouz abriram a intensa programação educativa do Festival, que terá um programa semanal no SESCTV e se estende até janeiro de 2012.



1º EIXO
Composta por vídeos, performances, instalações, objetos, publicações, pinturas, fotografia e outras experiências artísticas, a mostra Panoramas do Sul mapeia a produção recente da América Latina, África, Europa do Leste, Oriente Médio, Ásia (exceto o Japão) e Oceania, e cria uma situação de protagonismo para a produção do Sul geopolítico do mundo.


Entre os 97 participantes, há nomes conhecidos no circuito internacional, como o libanês Akram Zaatari, o australiano Shaun Gladwell, o argentino Marcello Mercado e os brasileiros Marcellvs L., Cinthia Marcelle e Eder Santos, e outros que começam a expor internacionalmente agora – como Gianfranco Foschino (Chile), que está no Pavilhão Latino-Italiano da Bienal de Veneza de 2011.


A mostra Panoramas do Sul inclui quatro trabalhos comissionados pelo Festival, por meio do Prêmio Ateliê Aberto Videobrasil, edital que beneficia artistas jovens, residentes em São Paulo, escolhidos por projetos. Os trabalhos foram desenvolvidos de abril a julho na Casa Tomada, espaço paulistano voltado à produção artística, reflexão e convivência, sob a orientação de artistas, curadores e pesquisadores.



2º EIXO
A exposição 'Seu corpo da obra', primeira individual de Olafur Eliasson na América Latina, reúne uma obra colaborativa e dez instalações site specific, que dialogam com a cidade e a arquitetura dos três espaços expositivos. Os trabalhos instigam o público a experimentar com sua percepção de cor, orientação espacial e outras formas de envolvimento com a realidade. A curadoria é de Jochen Volz, diretor artístico do Instituto Inhotim, em Minas Gerais.

VIDEO: OBRAS DE OLAFUR ELIASSON EM S.P.



Para o SESC Belenzinho, Olafur Eliasson cria um dispositivo rotativo que projeta faixas de luz no espaço. Na Pinacoteca do Estado, concentra experiências com o espelho, ferramenta clássica da arte, para dialogar com a arquitetura do prédio neo-clássico eclético, que sofreu intervenção do arquiteto Paulo Mendes da Rocha há uma década.


No SESC Pompeia, um conjunto de obras que envolvem cor, luz e fumaça transforma a área de convivência, com 1.500 metros quadrados, em um labirinto de experiências sensoriais. No Galpão, Eliasson experimenta com o conceito de afterimage – a contra-imagem que permanece na retina exposta à luz – e com imagens de São Paulo, em obra criada em colaboração com o cineasta brasileiro Karim Aïnouz.


A mostra inclui ainda a obra Waterfall, uma cachoeira instalada no deck da unidade.
'Seu corpo da obra' será tema de palestras, de um livro a ser lançado em novembro, e de um filme da série Videobrasil Coleção de Autores, com direção de Aïnouz (Madame Satã, O céu de Suely, O abismo prateado) e lançamento previsto para 2012.



Com curadoria-geral de Solange Farkas, o evento ganha um formato inédito e se torna o primeiro festival de arte contemporânea do país.
O 17º Festival Internacional de Arte Contemporânea SESC_Videobrasil é uma realização do SESC e da Associação Cultural Videobrasil.

A programação educativa completa está disponível em www.sescsp.org.br/17festival

06 outubro 2011

MUMIA: FESTIVAL MUNDIAL DE ANIMAÇÃO EM B.H.


Neste mês, de outubro, a Mostra Udigrudi Mundial de Animação – Múmia - chega à sua 9ª edição (2011) e traz uma programação com curtas de animação, conceituados internacionalmente, para Belo Horizonte, assim como Betim e Nova Lima. Crianças, jovens e adultos poderão conferir, durante 25 dias, o melhor da animação mundial.



Nesta edição serão exibidos curtas-metragens regionais, nacionais e internacionais, com diversas linguagens na arte da animação -186 trabalhos compõem a mostra. O Brasil apresenta 42 curtas, de 12 estados. De outras partes do mundo serão apresentados 69 filmes, de 30 países. Uma das novidades neste ano é o destaque para os trabalhos desenvolvidos no Estado de Minas Gerais.
A mostra principal acontece de 5 a 12 de outubro, no Cine Humberto Mauro – Palácio das Artes, mas outros espaços de Belo Horizonte também recebem exibições do Festival - o Centro de Cultura Belo Horizonte, a Casa do Baile, Cine Clube Joaquim Pedro de Andrade, Cine Clube Sabotage e Cine Clube uma Tela no Meu Bairro.

TRAILER DE “TEMPESTADE”, DE CÉSAR CABRAL



A abertura do evento, no Cine Humberto Mauro, aconteceu ontem - 5 de outubro, com a apresentação do longa, premiado em diversos festivais internacionais, “Sita sings the blues”, da diretora norte-americana Nina Paley – feito com a sombra de marionetes da indonésia -, e do curta “Tempestade”, do diretor César Cabral, a grande atração nacional, que será exibido no Festival Cultura Inglesa, que acontece em 2012, em São Paulo. O curta foi inspirado numa canção dos Beatles e na obra do pintor inglês William Turner.

VEJA “SITA SINGS THE BLUES”, DE NINA PALEY (COMPLETO)



A Mostra Udigrudi Mundial de Animação – MUMIA, realizada desde 2003, em Belo Horizonte, foi criada no do Centro de Referência Audiovisual (CRAV), que também sedia o projeto. O evento é consolidado entre os festivais de cinema e vídeo no Brasil, integra o calendário turístico da cidade e recebe diversos convites internacionais. É através da visibilidade do MUMIA que a animação brasileira tem sido exibida na Finlândia, Chile, Colômbia e Holanda e neste ano esteve na Armênia.

SERVIÇO:
Mostra Udigrudi Mundial de Animação – Mumia
Data: 04 a 30 de outubro de 2011
Local:Belo Horizonte – Betim – Nova Lima
Entrada franca.
Mais informações em http://mostramumia.blogspot.com/

MORRE STEVE JOBS, FUNDADOR DA APPLE


O fundador da Apple, Steve Jobs, 56, morreu na quarta-feira (5). O executivo, que sofria de câncer, se afastou da companhia de tecnologia em agosto. Ele ocupava a presidência-executiva da Apple desde 1997, em sua segunda passagem pela empresa.
Jobs deixa a mulher, Laurene Powell, e quatro filhos - Lisa, que teve com a ex-namorada Chris-Ann Brennan, e Reed, Erin Siena e Eve, do casamento com Laurene.
No comando da Apple, Jobs fez a Apple se tornar a empresa mais valiosa do mundo e criou produtos que se tornaram símbolos de tecnologia e design, gerando legiões de fãs, os "applemaníacos".


Steve Jobs: nota de falecimento por superalbertofilho

A família de Steve Jobs divulgou o comunicado sobre sua morte:
“Steve morreu em paz hoje cercado por sua família.
Em sua vida pública, Steve ficou conhecido como um visionário; em sua vida privada, ele amou sua família. Somos gratos às muitas pessoas que compartilharam seus desejos e orações durante o último ano da doença de Steve; um website será lançado para aqueles que quiserem oferecer tributos e lembranças.
Somos gratos pelo apoio e pela bondade daqueles que compartilharam nossos sentimentos por Steve. Sabemos que muitos de vocês vão chorar conosco, e pedimos a vocês que respeitem nossa privacidade durante nosso período de luto”.


Tim Cook, substituto de Jobs no comando da Apple, divulgou um comunicado aos funcionários da empresa sobre a morte de Steve Jobs:
“Tenho uma notícia muito triste para compartilhar com todos vocês. Steve faleceu hoje cedo.
A Apple perdeu um gênio criativo e visionário, e o mundo perdeu um ser humano extraordinário. Aqueles de nós que fomos felizes o suficiente para conhecer Steve e trabalhar com ele perdemos um amigo querido e um mentor inspirador. Steve deixa para trás uma empresa que apenas ele poderia ter criado, e seu espírito será para sempre o alicerce da Apple.
Estamos planejando uma celebração da vida extraordinária de Steve para funcionários da Apple, que acontecerá em breve. Se você quiser compartilhar seus pensamentos, lembranças e condolências nesse ínterim, pode simplesmente enviar um e-mail para rememberingsteve@apple.com.
Não há palavras capazes de expressar nossa tristeza sobre a morte de Steve ou nossa gratidão pela oportunidade de trabalhar com ele. Honraremos sua memória ao nos dedicar a continuar o trabalho que ele tanto amava.”



A repercussão da morte de Jobs foi forte e quase imediata. Um dos primeiros a comentar a morte foi Mark Zuckerberg, fundador do Facebook.
"Steve, obrigado por ter sido um mentor e um amigo. Obrigado por mostrar que o que você constrói pode mudar o mundo. Sentirei sua falta."
Em fevereiro, Jobs e Zuckerberg jantaram com o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, em Woodside, Califórnia.

Outro executivo do setor que prestou homenagem a ele foi Bill Gates, fundador da Microsoft - empresa que disputou com a Apple de Jobs o posto de mais importante empresa de tecnologia do mundo.
"Estou verdadeiramente entristecido ao saber da morte de Steve Jobs. Melinda [mulher de Gates] e eu estendemos nossas sinceras condolências a sua família e a seus amigos, e para todos que Steve tocou ao longo de seu trabalho", disse Gates. "Steve e eu nos conhecemos há cerca de 30 anos, e fomos colegas, concorrentes e amigos ao longo de mais de metade de nossas vidas."

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, disse através de seu blog no site da Casa Branca que Jobs "mudou o modo como cada um de nós vê o mundo", o que disse ver como "um dos feitos mais raros da história da humanidade".
"Steve estava entre os maiores inovadores americanos --corajoso o suficiente para pensar diferente, ousado o suficiente para acreditar que ele poderia mudar o mundo e talentoso o suficiente para fazê-lo”
, apontou Obama.

VIDEO: O LEGADO DE STEVE JOBS


Steve Jobs: legado por superalbertofilho

O legado de Jobs vai muito além da empresa que criou, sua visão colocou os dispositivos tecnológicos no dia a dia da população.
O impacto de Jobs começou na década de 70 quando, juntamente com Steve Wozniak, ele criou o primeiro computador pessoal, o Macintosh – uma máquina fácil de usar, equipada com mouse e ícones para ativar programas ou abrir arquivos.

O carismático empresário também deixou sua marca nos filmes de animação: após comprar a Pixar, em 1986, quando teve que renunciar à Apple devido a uma disputa interna pelo poder, "redefiniu a ideia de que um desenho animado poderia ser feito no computador", assinalou Gartenberg. Isso levou ao sucesso de "Toy Story" e "Carros".

Ainda, Jobs reinventou o modelo econômico da música com o tocador de MP3 iPod e a loja virtual iTunes. Proporcionou uma nova forma de ouvir música - em qualquer lugar, e o controle, pelas gravadoras e artistas, da distribuição de suas obras.

VIDEO: BREVE BIOGRAFIA DE STEVE JOBS


Steve Jobs: breve biografia por superalbertofilho

O ex-chefe da Apple também modificou os critérios do mercado de smartphones. Com o iPhone, ele iniciou a mudança para a informática portátil que as gigantes da internet Google e Facebook adotaram. Embora já houvesse telefones com acesso à internet, o iPhone colocou esse serviço "à disposição do grande público", acrescentou.

O último gadget da marca, o tablet iPad, foi apresentado por Jobs como "a chegada à era pós-PC", e voltou a revolucionar a forma como o computador é utilizado.
Jobs criou, inclusive, um novo modelo de distribuição, com as lojas Apple, que gerou mais lucro por metro quadrado do que qualquer outro fornecedor de produtos de informática.

VIDEO: HOMENAGEM A STEVE JOBS


Steve Jobs: homenagem por superalbertofilho

05 outubro 2011

MAIOR BIENAL CULTURAL DA EUROPA DESTACA O BRASIL


A cultura brasileira é destaque na Europa desde ontem, quando começou o festival Europalia.Brasil, a 23ª edição da maior bienal multidisciplinar do continente, com cerca de 500 atividades culturais na Bélgica e países vizinhos.
Até 15 de janeiro de 2012, um total de 127 concertos, 57 espetáculos de dança, 40 de teatro, 20 exposições de artes visuais em 15 museus e 80 conferências literárias, todos protagonizados por brasileiros, serão oferecidos principalmente em Bruxelas, mas também em algumas cidades da França, Alemanha, Holanda e Luxemburgo.

VIDEO: TEASER DA EUROPALIA.BRASIL


Teaser Europalia.Brasil por superalbertofilho

A programação cultural do Festival foi organizada pelo Ministério da Cultura (MinC), com investimento de cerca de R$ 30 milhões. Os recursos foram alocados no orçamento próprio do ministério e com incentivos da Renúncia Fiscal, tendo o patrocínio de grandes grupos empresariais brasileiros. Também apoiaram o evento parceiros institucionais como o Ministério das Relações Exteriores (MRE), a Embaixada do Brasil em Bruxelas, a Fundação Nacional de Artes (Funarte), o Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e a Cinemateca Brasileira, entre outros.

VIDEO: MOSTRAS DE ARTE NA EUROPALIA.BRASIL


Abertura do Europalia.Brasil por superalbertofilho

Para coordenar o projeto do Brasil foi criado um comissariado brasileiro presidido pelo secretário de Políticas Culturais do MinC, Sérgio Mamberti. O comissariado, integrado por representantes do MinC e do Ministério das Relações Exteriores, tem a função de organizar o programa das distintas áreas e curadoria. Além de Adriano de Aquino, como curador-geral, a área de Música tem curadoria de Benjamin Taubkin; de Teatro e Dança, de João Carlos Couto; de Literatura e Conferências, de Flora Süssekind; e de Audiovisual, da Cinemateca Brasileira.


Os primeiros eventos e destaques do festival são as exposições Brasil.Brasil, com obras produzidas entre 1808 e 1950, e "Art in Brazil", que mostra peças contemporâneas, ambas no Palácio Bozar, em Bruxelas. Entre os artistas estão Aleijadinho, Victor Meirelles, Cândido Portinari, Pedro Américo Hélio Oiticica, Alfredo Volpi e Tarsila do Amaral.
Ao mesmo tempo, uma exposição sobre a arquitetura de Oscar Niemeyer e Lucio Costa e sobre Roberto Burle-Marx completa o panorama sobre a identidade do país.
As raízes do Brasil são tema de duas mostras: "Índios no Brasil" reúne 300 objetos de tribos indígenas da Amazônia, como cocares, cerâmicas, máscaras e instrumentos musicais; enquanto "Terra Brasilis" mostra, através de pinturas, desenhos e gravuras, a influência recíproca entre Europa e Brasil.


Para traçar um quadro completo da música tradicional brasileira, o Europalia mostra choro e forró, além da MPB, a bossa nova e o samba. A lista de artistas inclui Tom Zé, Hermeto Pascoal, Renato Borghetti, o grupo Uakti e a Velha Guarda da Portela.
A seleção de dança segue a mesma linha: maracatu, frevo, xaxado, samba de roda e capoeira serão apresentados em plena rua no centro de Bruxelas, ao lado de barracas com comidas e bebidas típicas de várias regiões do Brasil.


Em paralelo, companhias de balé clássico e dança moderna e contemporânea, entre elas o Grupo Corpo e Quasar Cia. de Dança, se apresentam em diversas salas europeias.
O programa ainda inclui mostras retrospectivas do cinema brasileiro, com clássicos como Bye Bye Brasil, de Cacá Diegues, e Terra em Transe, de Glauber Rocha, e ciclos dedicados a Suzana Amaral e Walter Salles.
A organização estima que 2 milhões de pessoas participarão das atividades.


Discurso da presidente Dilma na Europalia por superalbertofilho

A inauguração do festival coincidiu com o último dia da 5ª Cúpula UE-Brasil e contou com a presença da presidente Dilma Rousseff, da ministra da Cultura, Ana de Hollanda, e o ministro de Relações Exteriores, Antonio Patriota.
A delegação brasileira chegou em Bruxelas no domingo (2). O primeiro compromisso da ministra Ana de Hollanda, ainda no domingo, foi a visita ao Museu Magritte, na companhia da presidente Dilma Rousseff.


Na segunda (3), a ministra da Cultura visitou a montagem da Exposição Brazil.Brasil, no Palácio Bozar - onde foi realizada a cerimônia de abertura do festival, que retrata a evolução da arte e da sociedade brasileira de fins do século XVIII até a época do Modernismo. No início da tarde, a ministra participou do encontro entre a presidenta Dilma Rousseff e o primeiro ministro belga Yves Leterme, no Palácio de Egmont.
O compromisso seguinte da ministra Ana de Hollanda, acompanhada do diretor-executivo do Comissariado Brasileiro no Europalia, Marcelo Dantas, foi com o comissário-geral da Bélgica no festival, Pierre Alain de Smedt, na sede da Federação das Empresas Belgas.


No encontro, a ministra falou sobre o grande empenho do Ministério da Cultura (MinC) para preparar a participação brasileira no Europalia, em um curto espaço de tempo, tendo em vista as alterações ocorridas com a mudança de governo no país.
Smedt disse que era uma honra para o festival receber a primeira visita oficial da presidenta Dilma Rousseff à Bélgica e comentou que a cidade espera, com ansiedade, a chegada de uma comitiva de índios Metutires brasileiros, que vão representar as culturas dos povos tradicionais do Brasil, no festival.


Jantar com a comissão européia por superalbertofilho

À noite, a ministra participou de um jantar oferecido pelos presidentes do Conselho Europeu, Herman Van Rompny, e da Comissão Europeia, José Manuel Durão Barroso. Ontem (4), dentro da programação da 5ª Reunião de Cúpula Brasil – União Europeia, a ministra teve um encontro bilateral com a comissária para a Educação, Formação, Cultura e Juventude da Comissão Europeia, Androulla Vassiliou, no qual firmará um acordo conjunto sobre Cultura.
O Europalia ocorre a cada dois anos e virou tradição na Europa desde os anos de 1960. Até a década de 1990, apenas países europeus eram homenageados, mas depois a coordenação do festival mudou. O México, o Japão, a Rússia e a China também já foram destaques no evento. Depois do Brasil, a Índia será o próximo país homenageado, em 2013.

Link externo: http://www.europalia.be/europalia/home/?lang=en