12 dezembro 2011

Projeto IrRadiando - Oficina de Imagens


O projeto IrRadiando, executado pela ONG mineira Oficina de Imagens, desenvolve oficinas voltadas para adolescentes, jovens comunicadores e atores envolvidos com o sistema de garantias dos Direitos da Criança e do Adolescente no norte de Minas e nos Vales do Jequitinhonha e Mucuri.
O objetivo é capacitar jovens para a produção crítica de comunicação em rádio e vídeo, e disseminar os princípios do Estatuto da Criança e do Adolescente – tornando a comunicação uma ferramenta de cidadania.
Para isso, conta com uma uma unidade móvel, com estúdio de vídeo e rádio, para viajar pelo interior de Minas oferecendo três opções de oficina para as cidades participantes: rádio e vídeo para os jovens, e Comunicação e Direitos para adultos ligados ao tema da infância e adolescência (assistência social) - que discutem o Estatuto da Criança e do Adolescente, e a confluência entre comunicação e mobilização social na ampliação da cidadania.
Todos os municípios participantes recebem câmeras de vídeo e gravadores de áudio para dar continuidade à produção de rádio e vídeo desenvolvido nas oficinas. O contato com a equipe do IrRadiando acontece pelo site dos Jovens Comunicadores do Semi-árido.



Este programa especial, Jogo de Ideias, foi gravado em Padre Paraíso, no Vale do Jequitinhonha, e contou com a direção de fotografia de Beto Magalhães, produtor e diretor de filmes e documentários consagrados.



O programa conta com os depoimentos do coordenador do projeto Irradiando, Bruno Vilela; do educador, Bernardo Brant; do também educador e coordenador das oficinas de audiovisual, Victor Santos; de Carlos Jáuregui "Bolívia", coordenador das oficinas de rádio do projeto e de vários jovens que participaram das atividades.

Nenhum comentário: