20 dezembro 2011

NOTA DE FALECIMENTO: KIM JONG-IL


O líder da Coreia do Norte, Kim Jong-Il, faleceu no sábado (17), às 8h30 (horário local), vítima de um ataque cardíaco. A notícia foi divulgada na segunda-feira (19) pela televisão estatal do país comunista - KCTV e pela agência de notícias sul-coreana Yonhap.
A KCTV informou que Kim "morreu de um grande esforço mental e físico" durante uma viagem de trem. "Nosso querido líder Kim Jong-il morreu no sábado -17, às oito e meia da manhã, enquanto viajava para realizar suas funções de liderança", disse, entre lágrimas e com traje de luto, a apresentadora do canal norte-coreano.

VÍDEO: KIM JONG-IL, LÍDER DA COREIA DO NORTE, MORRE APÓS 17 ANOS NO PODER



KIM JONG-UM

A Agência Central de Imprensa Coreana (KCNA), canal privilegiado do regime comunista, pediu à população que reconheça o filho mais novo de Kim Jong-Il, Kim Jong-Um, como sucessor na chefia do Estado norte-coreano. "Todos os membros do Partido (dos Trabalhadores), os militares e o povo devem seguir fielmente a autoridade do camarada Kim Jong-Un e proteger e reforçar a frente unida do partido, do Exército e da cidadania", afirma uma nota da KCNA.
Kim Jong-un, foi apontado pela agência estatal de notícias como "grande sucessor" de seu pai na liderança da Coreia do Norte.
"Temos que transformar esta tristeza em valor sob a direção de Kim Jong-un e temos que lutar para que a grande revolução tenha êxito neste momento difícil". "O comando de Kim Jong-un é seguro e definitivo para cumprir a revolução e a brilhante sucessão", conclui o escritório da KCNA.


Até agora, porém, pouco se sabe sobre o filho mais novo de Kim Jong-il. As atenções estavam concentradas no seu meio-irmão Kim Jong-nam e em outro irmão, Kim Jong-chol, ambos mais velhos que ele. Mas no último ano Kim Jong-un já havia sido nomeado general de quatro estrelas e vice-presidente da Comissão Militar Central do Partido dos Trabalhadores. Analistas da situação apontam as nomeações como um possível sinal de que ele estaria sendo preparado para o lugar de Kim Jong-il.
A Comissão Nacional de Defesa da Coreia do Norte é o mais importante órgão do governo do país, e Kim Jong-il era o presidente dessa comissão.

VIDEO: KIM JONG-UN ESTÁ PREPARADO PARA LIDERAR?



O que se sabe é que ele foi educado na Suíça, assim como seus irmãos, mas teria evitado influências ocidentais, jantando fora apenas com o embaixador do seu país e voltando para a Coreia do Norte quando não tinha aulas. Desde que voltou para Pyongyang teria frequentado a Universidade Militar Kim Il-sung.
Já foram lançados poemas e uma música (chamada Pegadas), compostos especialmente para promover as virtudes de Kim Jong-un como líder.
Cerca de 10 milhões de retratos dele estariam sendo preparados para distribuição entre os norte-coreanos, junto com retratos de Kim Jong-il.

17 ANOS NO PODER

Kim Jong-il estava à frente da dinastia comunista hereditária da Coréia do Norte há 17 anos. Herdou a liderança do Estado em 1994, após a morte do seu pai Kim Il-Sung, fundador da República Democrática da Coreia do Norte, instaurando assim a primeira dinastia comunista da história, onde impera o culto à personalidade, a censura, as execuções e as prisões arbitrárias.


Logo depois que Kim Jong-il assumiu o poder, o país enfrentou um período de muita fome por causa de reformas econômicas que fracassaram e das lavouras que produziram pouco. Com isso, estima-se que dois milhões de pessoas tenham morrido.
O regime do líder norte-coreano foi muito criticado por abusos dos direitos humanos e permaneceu isolado devido ao seu programa de armas nucleares.
Durante o governo de Kim Jong-il os recursos do país foram voltados para os militares e, em 2006, a Coreia do Norte realizou seu primeiro teste nuclear. Três anos depois, o país realizou o segundo teste.

VÍDEO: PARADA DO EXÉRCITO NORTE-COREANO NAS COMEMORAÇÕES DE 75 ANOS



Negociações envolvendo vários países para desarmar a Coreia do Norte estão paradas há meses.
Desde a apoplexia sofrida em 2008, suas aparições públicas foram poucas e sua figura refletia, cada vez mais, uma aparência frágil e decrépita.
Este ano, o líder norte-coreano tinha viajado em maio em seu trem blindado à China, principal aliado da Coreia do Norte, e em agosto também usou o mesmo meio de transporte para ir ao extremo oriente da Federação Russa.

FUNERAL


O funeral do líder norte-coreano será realizado em Pyongyang no dia 28 de dezembro (quarta-feira), informou a agência do regime comunista - KCNA. O filho mais novo do líder norte-coreano presidirá o funeral de seu pai, e o país permanecerá de luto até um dia depois, 29 (quinta).

VIDEO: PRIMEIRAS IMAGENS DO FUNERAL DE KIM JONG-IL



A KCTV informou que o corpo do ditador Kim Jong-il pode ser enterrado no Palácio Memorial de Kumsusan, onde também fica o mausoléu de Kim Il-sung, e é um dos principais pontos de visita da Coreia do Norte. Esta informação foi confirmada pela KCNA

REAÇÕES PELO MUNDO

O anúncio da morte despertou alertas na região e em todo o mundo. Os presidentes dos Estados Unidos e da Coreia do Sul, Barack Obama e Lee Myung-Bak, conversaram por telefone e concordaram em reforçar a cooperação em termos de segurança.


O presidente da Coreia do Sul pediu a seus cidadãos que mantivessem a calma após o impacto provocado pelo anúncio da morte do ditador norte-coreano. O Exército da Coreia do Sul declarou um alerta e o governo sul-coreano aumentou a vigilância ao longo da fronteira norte-coreana junto com as Forças Combinadas da Coréia do Sul e dos Estados Unidos, embora não tenham sido observadas atividades incomuns.
Coreia do Sul e Coreia do Norte continuam tecnicamente em guerra desde o conflito de três anos entre os dois países, que acabou com um armistício em 1953.

O governo japonês também convocou uma reunião do gabinente de segurança e expressou condolências pela morte de Kim, um ato inesperado pelas relações tensas entre os dois países.

As Bolsas de Seul e Tóquio registraram baixas expressivas na segunda-feira após o anúncio da morte de Kim Jong-Il. Em Seul, o índice KOSPI perdeu 3,43%, a 1.776,93 pontos, em consequência da incerteza sobre o futuro do vizinho Estado comunista, que possui armamento nuclear. Em Tóquio, a queda foi de 1,26%. O índice Nikkei cedeu de 105,60 pontos, a 8.296,12 unidades.

A Casa Branca pediu, na segunda-feira, ao novo governo da Coreia do Norte que cumpra com seus compromissos na área nuclear, após a morte do líder Kim Jong-Il.

VÍDEO: O MUNDO REAGE À MORTE DO DITADOR DA COREIA DO NORTE



A China, um dos raros aliados da Coreia do Norte, apresentou nesta segunda-feira "profundas condolências" pela morte do dirigente norte-coreano Kim Jong-Il. Analistas consideram que a morte de Kim Jong-Il preocupa os dirigentes chineses, que estão obcecados com a estabilidade e provavelmente temem que Kim Jong-Un não tenha tempo suficiente para controlar o governo e os militares.

O governo de Cuba decretou 72 horas de luto oficial a partir de terça-feira (20) em homenagem ao líder da Coreia de Norte. Ainda, durante o luto oficial, a bandeira cubana "será hasteada a meio mastro nos prédios públicos e instituições militares".
O opositor cubano Elizardo Sánchez, que dirige a ilegal Comissão Cubana de Direitos Humanos e Reconciliação Nacional, expressou aos jornalistas sua esperança que "não aconteça na ilha um esquema de dinastia" como na Coreia do Norte.
Em 2006, os Estados Unidos denunciaram que, em Cuba, se estava tentando impor uma "sucessão dinástica" depois que o então presidente Fidel Castro, muito doente, passou o poder para seu irmão, Raúl.

Nenhum comentário: