06 novembro 2011

MEIO AMBIENTE: INDÚSTRIA DE PAPEL AMEAÇA TIGRES NA SUMATRA


A taxa e a escala do desmatamento da floresta em Sumatra, pelos grandes produtores de papel, se aproxima de um ‘Armageddon’ ecológico e abrange preciosos habitats naturais, que são destruídos, criando níveis devastadores de emissões para o efeito estufa.
A cobertura de floresta na Sumatra, Província de Riau, abriga alguns dos animais selvagens mais raros do mundo, incluindo o tigre de Sumatra – em extinção. Mas seu território está sob ataque implacável e menos de 400 deles sobrevivem.


Cerca de sessenta por cento das florestas de Riau já foram desmatadas para dar lugar a uma vasta plantação de óleo de palma para a produção de celulose e de papel. "O que está acontecendo lá [Sumatra] em larga escala industrial é bastante assustador ... uma das piores devastações florestais que eu já vi em qualquer lugar", diz Bill Laurance, um biólogo conservacionista. Para Pairan, um fazendeiro local, as conseqüências do desmatamento são potencialmente devastadoras. "Eu não posso imaginar o que vai acontecer com a minha família ... a única coisa que eu tenho, a minha única esperança, é a minha terra."

O Filme é da ABC Australia, distribuído pela Journeyman Pictures - 2011


Nenhum comentário: