01 outubro 2011

FRANK LLOYD WRIGTH: FALLINGWATER HOUSE


Considerada uma das casas mais famosas do mundo, a Fallingwater House (Casa da Cascata) ou Casa Kaufmann (nome da família proprietária) é uma residência localizada a sudeste de Pittsburgh, Estado da Pensilvânia, nos Estados Unidos.
Projetada pelo arquiteto Frank Lloyd Wrigth, considerado o introdutor da arquitetura moderna nos EUA, foi construída em 1936. Originalmente utilizada como residência de veraneio da família entre 1937 e 1963, hoje a casa é um museu.
Sua principal característica é o fato de ter sido erguida sobre uma queda de água, servindo-se dos elementos naturais ali presentes (como pedras, vegetação e a própria água) para a composição arquitetônica. Assim como várias outras obras de Wright, foi construída com materiais experimentais para a época.

VIDEO: FALLINGWATER DESIGN



O proprietário era Edgar Kaufmann Senior, um bem sucedido homem de negócios de Pittsburgh e fundador da loja de departamentos Kaufmann's, cujo filho, Edgar Kaufmann Jr., estudou arquitetura com Wright.
Certa vez Wright foi convidado à casa de Kaufmann, “La Tourelle”, uma obra-prima franco-normanda do célebre arquiteto local Benno Janssen (1874-1964), no elegante subúrbio de Fox Chapel, em 1923. Quando todos estavam reunidos Wright, que nunca perdia uma oportunidade com um potencial cliente, disse a Edgar Jr. num tom de voz que o seu pai pudesse ouvir: "Edgar, esta casa não é digna dos seus pais…" A observação despertou o interesse da família para algo mais digno. A Casa da Cascata seria o resultado final.


Em Março de 1935 Wright recebeu o mapa topográfico da área, que incluiu todos os rochedos, árvores e topografia. Demorou nove meses para que suas ideias se cristalizassem num desenho esboçado em Setembro do mesmo ano. Foi então que Kaufmann tomou consciência que Wright previa que a casa fosse construída sobre a cascata.
Os planos preliminares foram aprovados em Outubro e em Dezembro foi aberta uma velha pedreira da propriedade para fornecer as pedras necessárias para as paredes da casa. A finalização dos desenhos do projeto aconteceu em Março de 1936 e o início das obras em Abril. Em Outubro de 1937 a casa principal estava concluída.

VIDEO: A CASA FALLINGWATER (legendado em português)



A construção foi atormentada por conflitos entre Wright, Kaufmann e o empreiteiro da construção. O edifício é feito de forma que as quedas de água podem ser ouvidas do seu interior, mas só podem ser vistas quando se está de pé na varanda do piso mais alto. Este tipo de mistério de arquitetura geométrica intrigou o próprio Wright.
Na época da sua construção, a Casa da Cascata custou um total de 155.000 dólares, repartidos da seguinte forma: 75.000 para a casa, 22.000 para os acabamentos e mobiliário, 50.000 para casa de hóspedes, garagem e alojamentos dos criados e 8.000 para os honorários do arquiteto. Atualizados, estes custos traduzem-se em cerca de 2,4 milhões de dólares em 2010.


A paixão de Wright pela arquitetura japonesa foi fortemente refletida no desenho da Casa da Cascata, principalmente na interpenetração dos espaços internos e externos, a harmonia entre o homem e a natureza. Tadao Ando disse uma vez:
"Eu penso que Wright aprendeu o mais importante aspecto da arquitetura, o tratamento de espaço, da arquitetura japonesa. Quando visitei a Casa da Cascata na Pensilvânia, encontrei essa mesma sensibilidade de espaço. Mas havia ali os sons adicionais da natureza que me atrairam”.


A casa, organicamente desenhada, foi pensada para ser um refúgio natural: uma queda de água corre por baixo da casa. A lareira com fogão a lenha na sala de estar é composta por rochedos encontrados no sítio e sobre os quais a casa foi construída — um conjunto de pedras que foi deixado no local sobressai no pavimento da sala de estar. Os pavimentos de pedra foram encerados, enquanto o fogão de lenha foi deixado ao natural, dando a impressão de rochas secas sobressaindo de um riacho.

VIDEO: LYNDA WAGGONER E A CASA FALLINGWATER



O riacho ativo, redondezas imediatas e paredes e terraços em cantilever (apoiados pelo canto) de pedra lembrando as formações rochosas vizinhas, destinam-se a estar em harmonia com a natureza. O desenho incorpora amplas extensões de janelas e as varandas estão fora da salas principais dando uma sensação de proximidade com a natureza. O clímax experiencial da casa é a escadaria interior que desce da sala de estar dando o acesso direto à cascata.


Na encosta acima da casa principal existe uma coberta para quatro carros, alojamentos para os criados e um quarto de hóspedes. Este edifício exterior anexo foi construído um ano depois usando a mesma qualidade de materiais e a mesma atenção aos detalhes da casa principal. Logo acima fica uma pequena piscina continuamente alimentada por água natural, que depois flui para o riacho. Kaufmann, Jr. desenhou ele próprio os interiores, mas com as especificações de outros interiores da casa desenhados por Wright.








Elogiada pela Time magazine, pouco depois da sua conclusão como "o mais belo trabalho" de Wright, a Fallingwater também está listada na Life List de 28 lugares "para visitar antes que seja tarde demais" da revista Smithsonian. A Casa da Cascata foi designada como ‘National Historic Landmark’ em 1966. Em 1991, membros do Instituto Americano de Arquitetos (AIA) elegeram a casa como o "melhor trabalho de todos os tempos da arquitetura americana" e, em 2007, foi classificada no vigésimo nono lugar na lista da Arquitetura Favorita da América de acordo com esse instituto.

VIDEO: 3D MAKING OF















Link externo: http://www.fallingwater.org/

Nenhum comentário: