19 outubro 2011

FOTOGRAFIA: A ESTÉTICA ‘SNAPSHOT’ DE TERRY RICHARDSON


Terry Richardson nasceu em Nova Iorque em 1965, filho do famoso fotógrafo de moda dos anos 60, Bob Richardson, e da produtora de moda Norma Kessler. Passou os primeiros anos da sua vida em Paris, quando o pai deixou a Harper’s Bazaar americana e passou a trabalhar para a Vogue francesa. Aos cinco anos, a família retorna a Nova Iorque.

VIDEO: TERRY RICHARDSON ON THE SNAPSHOT



Pouco tempo depois, seu pai inicia uma relação com a então modelo Angelica Houston (23 anos mais nova), e a mãe envolve-se com Jimmy Hendrix e mais tarde com Kris Kristoferson, até se mudarem para Woodstock. “Lembro-me de estar com todas estas pessoas nos estúdios - Rick Danko e a sua banda e o Bob Dylan. Era ótimo nas festas porque todo mundo ficava completamente doido com as drogas e o álcool, e nós, as crianças, andávamos por ali até às tantas. Lembro-me de curtir com a Maria Muldaur, filha do Jimmy Hendrix.”


Terry começou a fotografar na época da escola, em Hollywood, mas seu pai o desencorajava a fazer da fotografia um modo de vida. Foi guitarrista de uma banda durante cinco anos, até o grupo acabar e a mãe o apresentar ao fotógrafo Tony Kent, que o contratou como assistente. Hoje é frequente ver o trabalho de Richardson em revistas como a Vogue, i-D, GQ, Harper’s Bazaar e Purple. A 37ª edição do calendário Pirelli foi dirigida e fotografada por Richardson.

VIDEO: ‘MAKING OF’ DO CALENDARIO PIRELLI 2010



Terry é um dos fotógrafos mais conceituados da estética ‘snapshot’ - imagens banais do dia-a-dia, não encenadas, que teve origem nos EUA dos anos 60. Seu trabalho e os corpos que fotografa são identificados com facilidade. Outra marca é a sua própria figura, inspirada nas estrelas pornô dos anos 70: óculos, camisa xadrez, braços tatuados e bigode. Foi assim que a Uncle York, fabricante de bonecos, em parceria com as lojas Tokyo Element e Collete, lançou o boneco/caricatura do fotógrafo.


Ao longo dos anos, Terry tornou-se mais hardcore e mais descritivo da sua própria vida sexual. Ele sabe que quer fazer muito sexo, ficar nu e quer que todo mundo veja. Talvez por isso ele seja o fotógrafo que mais se fotografa.

VIDEO: TERRY RICHARDSON NO GNT - PT-BR



Se a magia das imagens de moda está na relação criada entre fotógrafo e fotografado, nas suas imagens dá para ver que ele é perito em escolher quem fotografar. Para Terry, o segredo está no casting dos figurantes. “Se o casting corre mal está tudo fodido. Se consigo pessoas que sabem o que é que vai acontecer e que estão nessa, basta deixá-los entrar nas suas personagens”. As suas fotografias são normalmente sobre assuntos pessoais e frequentemente de conotação sexual. O sexo, o exibicionismo, tudo isso sempre foi urgente para Terry.

VIDEO: NO SET, COM AMY WINEHOUSE



Em abril de 2007 Richardson esteve no Brasil para a produção do livro sobre a cidade do Rio de Janeiro. Foram produzidas fotos de vários lugares tradicionais da cidade: favelas, bailes funk, praias, etc. Como personagens do livro, foram escolhidos diversos anônimos e personalidades brasileiras como Camila Pitanga, Ricardo Tozzi, Adriane Galisteu, Danielle Winits, entre outros. Os destaques ficaram por conta de Luiza Brunet e sua filha, Yasmin, que posaram completamente nuas para as lentes do fotógrafo. O livro foi lançado no Brasil em Dezembro de 2007.

VIDEO: THE GREAT ESCAPE, COM KATE MOSS – 2011




Desde o natal de 2009 que Terry atualiza diariamente o seu fotoblog, relatando os bastidores das sessões de fotos e curiosidades da sua vida.

VIDEO: MERCEDES BENZ FASHION WEEK


Um comentário:

Anônimo disse...

SENSACIONAL!!
BJS ROBERTA ROYALE