07 outubro 2011

FESTIVAL INTERNACIONAL DE ARTE CONTEMPORÂNEA MAPEIA PRODUÇÃO DO HEMISFÉRIO SUL E TRAZ OLAFUR ELIASSON A SÃO PAULO


Com novo nome e mudanças estruturais importantes em relação às edições anteriores, o 17º Festival Internacional de Arte Contemporânea SESC_Videobrasil assinala uma ampliação no escopo do projeto, e passa a abranger novos suportes e linguagens. Antes restrita a obras em vídeo, agora passa a aceitar outras experiências artísticas, como instalações, performances, livros de artista, fotografia e pintura.
Essa mudança alinha o Festival à natureza das práticas artísticas contemporâneas e confronta a enorme produção de representações que constitui a visualidade no mundo de hoje.


A produção artística contemporânea do Sul geopolítico do mundo e a obra do artista dinamarco-islandês Olafur Eliasson são o foco do 17º Festival Internacional de Arte Contemporânea SESC_Videobrasil, que fica em cartaz no SESC Belenzinho, SESC Pompeia e Pinacoteca do Estado de São Paulo até janeiro de 2012.
Conversas com Eliasson e Karim Aïnouz abriram a intensa programação educativa do Festival, que terá um programa semanal no SESCTV e se estende até janeiro de 2012.



1º EIXO
Composta por vídeos, performances, instalações, objetos, publicações, pinturas, fotografia e outras experiências artísticas, a mostra Panoramas do Sul mapeia a produção recente da América Latina, África, Europa do Leste, Oriente Médio, Ásia (exceto o Japão) e Oceania, e cria uma situação de protagonismo para a produção do Sul geopolítico do mundo.


Entre os 97 participantes, há nomes conhecidos no circuito internacional, como o libanês Akram Zaatari, o australiano Shaun Gladwell, o argentino Marcello Mercado e os brasileiros Marcellvs L., Cinthia Marcelle e Eder Santos, e outros que começam a expor internacionalmente agora – como Gianfranco Foschino (Chile), que está no Pavilhão Latino-Italiano da Bienal de Veneza de 2011.


A mostra Panoramas do Sul inclui quatro trabalhos comissionados pelo Festival, por meio do Prêmio Ateliê Aberto Videobrasil, edital que beneficia artistas jovens, residentes em São Paulo, escolhidos por projetos. Os trabalhos foram desenvolvidos de abril a julho na Casa Tomada, espaço paulistano voltado à produção artística, reflexão e convivência, sob a orientação de artistas, curadores e pesquisadores.



2º EIXO
A exposição 'Seu corpo da obra', primeira individual de Olafur Eliasson na América Latina, reúne uma obra colaborativa e dez instalações site specific, que dialogam com a cidade e a arquitetura dos três espaços expositivos. Os trabalhos instigam o público a experimentar com sua percepção de cor, orientação espacial e outras formas de envolvimento com a realidade. A curadoria é de Jochen Volz, diretor artístico do Instituto Inhotim, em Minas Gerais.

VIDEO: OBRAS DE OLAFUR ELIASSON EM S.P.



Para o SESC Belenzinho, Olafur Eliasson cria um dispositivo rotativo que projeta faixas de luz no espaço. Na Pinacoteca do Estado, concentra experiências com o espelho, ferramenta clássica da arte, para dialogar com a arquitetura do prédio neo-clássico eclético, que sofreu intervenção do arquiteto Paulo Mendes da Rocha há uma década.


No SESC Pompeia, um conjunto de obras que envolvem cor, luz e fumaça transforma a área de convivência, com 1.500 metros quadrados, em um labirinto de experiências sensoriais. No Galpão, Eliasson experimenta com o conceito de afterimage – a contra-imagem que permanece na retina exposta à luz – e com imagens de São Paulo, em obra criada em colaboração com o cineasta brasileiro Karim Aïnouz.


A mostra inclui ainda a obra Waterfall, uma cachoeira instalada no deck da unidade.
'Seu corpo da obra' será tema de palestras, de um livro a ser lançado em novembro, e de um filme da série Videobrasil Coleção de Autores, com direção de Aïnouz (Madame Satã, O céu de Suely, O abismo prateado) e lançamento previsto para 2012.



Com curadoria-geral de Solange Farkas, o evento ganha um formato inédito e se torna o primeiro festival de arte contemporânea do país.
O 17º Festival Internacional de Arte Contemporânea SESC_Videobrasil é uma realização do SESC e da Associação Cultural Videobrasil.

A programação educativa completa está disponível em www.sescsp.org.br/17festival

Nenhum comentário: