22 outubro 2011

EMICIDA + THE CREATORS PROJECT = ARTE + CIÊNCIA + TECNOLOGIA


O rap nacional passou por um experimento científico tecnointerativo: o rapper paulistano Emicida emprestou suas ondas cerebrais e sua rima improvisada à ciência, para realizar seu novo vídeo “Processador Humano”. A gravação aconteceu durante a noite de encerramento do The Creators Project, realizado pelo segundo ano no Brasil, entre os dias 29 e 31 de julho deste ano, no Pavilhão da Bienal em São Paulo.
No show, Emicida surgiu no palco com uma mochila cheia de fios nas costas e a cabeça plugada a um computador que transformava seus impulsos cerebrais em imagens, transmitidas ao vivo no telão. A música foi feita ali, na hora, dentro de outro experimento, interativo, com seus fãs no Twitter.
No desafio, nomeado “Os seus tweets contra o meu cérebro”, o cantor improvisava um rap em freestyle com as palavras que a galera enviava pelo Twitter, sob a hashtag #emicidacreators. O resultado foi uma mistura de improvisação e arte visual.

VIDEO: A APRESENTAÇÃO



Na mesma noite foi lançado o CD/EP (extended play) do rapper –‘Doozicabraba e a Revolução Silenciosa’– produzido pela The Studio, uma incubadora global que produz e distribui o trabalho de artistas de diversas disciplinas criativas, revelados pelo The Creators Project.
O arquivo, zipado, vem com as músicas, letras e ainda as artes do cd - capa e encarte – e está disponível para download gratuito clicando aqui.
Nesta edição além do Rapper, o projeto trouxe também apresentações de K-Salaam & Beatnik, renomados produtores nova-iorquinos responsáveis pelo novo disco do artista. O DJ Zegon, Database e shows internacionais das bandas Atlas Sound e Charlifit também fizeram parte das atrações. Ainda foi exibido o filme Scenes from the Suburbs, feito pela parceria entre o cineasta Spike Jonze e a banda Arcade Fire, além de muitas outras atrações.


O The Creators Project é uma iniciativa cultural e tecnológica global realizada em uma parceria entre a Intel e a Vice - uma rede global dedicada a celebrar a criatividade, cultura e tecnologia. O projeto surge em um momento da história da arte em que as tecnologias digitais têm revolucionado a sua distribuição, democratizado o acesso e reimaginado o escopo e a escala com que cada artista pode alcançar um público. O projeto é um canal de artes e cultura completamente inovador desenvolvido para um mundo completamente novo.
O evento conta com alguns dos principais artistas, músicos, cineastas e designers do mundo. Durante os dias do evento é realizada uma série de instalações multimídias, exibições de filmes, painéis de discussão, oficinas e shows.


Para completar, o Emicida disponibilizou no seu site o vídeo “The Rise of Emicida”, que fala da produção do CD, pelos produtores Beatnick e K.Salaam, do seu processo criativo e conta algumas histórias que o trouxeram até sua realidade atual. A infância pobre, a perda do pai e a dificuldade de imaginar uma realidade diferente. ‘Meu maior projeto social é mostrar para as pessoas que estou vencendo vindo do zero’, frisou ele.

DOCUMENTÁRIO - RAP E EMICIDA



Aqui, o primeiro álbum oficial de Emicida, "O Glorioso Retorno de Quem Nunca Esteve Aqui", que ganha as ruas em formato que permite "ver" como ele nasceu.


Nenhum comentário: