04 outubro 2011

‘ALEXANDER MCQUEEN: SAVAGE BEAUTY’

Em fevereiro de 2010, o mundo da moda lamentou profundamente a morte de Alexander McQueen, um dos gênios da moda contemporânea. Mas 2011 inaugurou a mostra ‘Alexander McQueen: Savage Beauty’ - uma retrospectiva da carreira de quase vinte anos do estilista, contada através das suas coleções e de seus artigos pessoais.

VIDEO: THE INCREDIBLE LIFE AND TRAGIC DEATH OF ALEXANDER MCQUEEN



O anúncio da exposição aconteceu no Hotel Ritz, em Londres e o lançamento durante o tradicional baile de gala do MET – Metropolitan Museum’s Costume Institute, em Nova York. A exposição permaneceu de 4 de Maio a 31 de Julho.


O catálogo da mostra, colocado em pré-venda na Amazon.com, foi clicado pelo fotógrafo Sølve Sundsbø em modelos vivas, para dar mais movimento na fotografia. Depois de prontas as fotos, as modelos foram transformadas digitalmente em manequins para realçar o foco nas roupas.


A exposição, elaborada por Sam Gainsbury e Joseph Bennett, designers de McQueen, e coordenada por Andrew Bolton com o apoio de Harold Koda, ambos do Costume Institute do MET, foi montada sob o signo do Romantismo e das dicotomias que percorreram o trabalho do estilista, conforme o título da mostra.


Pensada como uma exposição de artes visuais, em que a moda se apresenta como o meio, os manequins-esculturas foram expostos como obras escultóricas sobre plataformas rotativas, dispostos em caixas-instalações, ou em prateleiras, como num “Gabinete de Curiosidades”, e ainda, foram apresentados vídeos com o trabalho do estilista.


O pensamento de McQueen foi distribuído ao longo das galerias, em temáticas combinadas que marcaram sua obra: a Beleza e a Lealdade, o Sublime e o Mundano, a Vida e a Morte. Mas o grande destaque da mostra foi o poder provocativo de Macqueen de quebrar barreiras, transpor limites, propor mudanças, ou agitar convenções. O resultado foi impresso nas suas coleções, não pela ordem cronológica de produção, mas pelas diferentes lentes do Romantismo.

VIDEO: ALEXANDER MCQUEEN SAVAGE BEAUTY



Começando em uma sala inspirada no primeiro ateliê de McQueen em Hoxton Square, Londres, intitulada “A Mente Romântica” (The Romantic Mind), a exposição termina com a última coleção apresentada antes da morte do estilista - Plato’s Atlantis, inspirada na Origem das Espécies de Charles Darwin, mas pensada no sentido da devolução das espécies ao seu estado primitivo. As roupas parecem procurar camuflar o corpo numa realidade sublime, próxima da natureza.

VIDEO: PLATO'S ATLANTIS BY ALEXANDER MCQUEEN



A repercussão da exposição foi surpreendente. Um dos recordes de público no Metropolitan Museum Of Art de Nova York, a mostra promete seguir para outros países.
O próximo destino cogitado é Londres. A vontade de levar a exibição de MacQueem a sua terra natal gerou uma petição online organizada pela revista Grazia.
Representantes da grife estão negociando com alguns museus ingleses para definir o espaço da mostra. Outro impasse dos organizadores está relacionado com a montagem, já que a mostra foi planejada para o Costume Institute, do MET. Ainda, as roupas e adereços, extremamente frágeis e delicados, exigem uma infra-estrutura para o transporte e conservação, especializados.
Com os mais de 600mil visitantes em Nova York não restam dúvidas que Alexander McQueen – Savage Beauty será sucesso em qualquer lugar do mundo.

Nenhum comentário: