19 setembro 2011

PORTUGAL MOSTRA ‘BODYSPACEMOTIONTHINGS’ DE ROBERT MORRIS


O Museu de Serralves apresenta, até o dia 23 de outubro, a exposição “Robert Morris: Filmes, Vídeos e Bodyspacemotionthings”. A obra é uma instalação interativa, aberta à participação do público que é convidado a subir, escorregar e balançar através dos seus elementos (cilindros, rampas, túneis e paredes).

VIDEO: BODYSPACEMOTIONTHINGS DE ROBERT MORRIS



Trata-se de um dos primeiros momentos na história da arte contemporânea onde a obra existe a partir do momento em que é ativada através do espectador, que assume a condição de participante no processo artístico.
“Robert Morris: Filmes, Vídeos e Bodyspacemotionthings” vai mostrar também, ao público português, os seus filmes, que assumem a forma de algumas das experiências mais inovadoras sobre a relação do cinema com as artes visuais e performativas na segunda metade do século XX.

VIDEO: RYAN ROA SOBRE BODYSPACEMOTIONTHINGS



A apresentação desta exposição de Robert Morris é um dos momentos mais importantes do ciclo Improvisações/Colaborações depois da presença, em Serralves, de artistas que colaboraram com ele ou da inclusão de trabalhos seus na exposição Off the Wall, organizada pelo Whitney Museum of American Art, que em 1970 fez a primeira apresentação museológica individual da obra do artista.
Nascido em 1931, Robert Morris é, desde as décadas de 1960 e de 1970, um dos grandes protagonistas da mudança de paradigma nas linguagens artísticas contemporâneas.

VIDEO: BODYSPACEMOTIONTHINGS NA TATE MODERN



Esta exposição, trazida por Ryan Roa e João Fernandes, reconstitui a obra BodySpaceMotionThings (CorpoEspaçoMovimentoCoisas), que Robert Morris concebeu originalmente em 1971 para a Tate Gallery, de Londres, e que foi apresentada apenas uma outra vez, em 2009, na Tate Modern.

Nenhum comentário: