03 setembro 2011

INTERNET: Wikileaks vaza mais de 250 mil documentos


O Wikileaks disponibilizou ontem (02/ 09/2011), 251.287 documentos diplomáticos do Departamento de Estado norte-americano, a maioria deles sem edição, com nomes das fontes. A ação vinha sendo reportada pela mídia desde que foram disponibilizados os primeiros 134.000 documentos.

EUA DENUNCIAM PERIGO DA NOVA PUBLICAÇÃO DE DOCUMENTOS VAZADOS PELO WIKILEAKS



A medida foi alvo de críticas de grandes jornais que no passado colaboraram com a organização. Autoridades norte-americanas advertiram que a divulgação dos documentos poderia ameaçar pessoas vulneráveis como integrantes da oposição e ativistas de direitos humanos de vários países.

No Twitter, o grupo sugeriu que não teve escolha a não ser publicar todo o material porque cópias dos documentos já estavam circulando na rede após uma violação de segurança. O Wikileaks responsabiliza o Guardian pelo problema, que rejeita a acusação.

DOCUMENTÁRIO: WIKIREBELS - LEG PT



Num sinal de distanciamento entre o Wikileaks e as empresas tradicionais de mídia, a organização disse que vai recorrer cada vez mais à colaboração de usuários da internet para peneirar seus documentos vazados – uma nova tática do grupo, que contava com importantes parceiros para organizar e promover seus vazamentos de informações sigilosas.

Nenhum comentário: