11 setembro 2011

BRASIL NA FOTOSEPTIEMBRE 2011 - MÉXICO


O Brasil é o convidado de honra da 10ª edição da bienal de fotografia mexicana "Fotoseptiembre 2011", que apresenta mostras de Maureen Bisilliat, Joaquim Paiva e Milton Guran, entre outros artistas.


Brasil é país convidado na Fotoseptiembre 2011 por superalbertofilho

Segundo Alejandro Castellanos, diretor do Centro de Imagem, os eixos da participação brasileira são três: "a modernidade", "a cidade" e "a antropologia".
A mostra, aberta no dia 8 deste mês, exibe cerca de 200 imagens que Bisilliat capturou nas décadas de 60 e 70 no Brasil. A artista, que retratou o mundo de três grandes escritores brasileiros (João Cabral de Melo Neto, João Guimarães Rosa e Jorge Amado), comentou que com esta obra se sente como uma mensageira do passado.


Série Pele Preta, de 1963, por Maureen Bisilliat por superalbertofilho

Joaquim Paiva, atual cônsul do Brasil em San Francisco, apresenta a série "Lembranças de Brasília" com 142 imagens; e o antropólogo Milton Guran expõe 81 fotografias de cunho antropológico, uma parte da série "Filhos da terra", realizadas entre as décadas de 70 e 90, refletindo aspectos da vida de 16 tribos indígenas brasileiras.
O país também participa do encontro "México-Brasil: Zonas de experiência", no qual está previsto um diálogo de fotógrafos de ambas as nações.
No total, "Fotoseptiembre 2011" contará com 211 exposições, das quais 85% serão realizadas em diferentes estados do país, montadas em 167 espaços com a presença de 641 fotógrafos de 18 países.

Nenhum comentário: