22 julho 2011

NOTA DE FALECIMENTO: LUCIAN FREUD (1922 - 2011)


O pintor alemão Lucian Freud, conhecido por seus retratos realistas - nus e auto-retratos, morreu nesta quarta-feira (22) em Londres, aos 88 anos. O marchand do artista, William Acquavella, informou em comunicado que o artista morreu à noite, em sua residência londrina, após uma doença, sem dar mais detalhes. O agente descreveu Freud como "um dos grandes pintores do século XX" e disse que "vivia para pintar e pintou até o dia de sua morte, afastado do barulho do mundo da arte".


Neto do psicanalista Sigmund Freud, de uma família de classe média alta, Lucian nasceu em Berlim em 1922 e migrou para o Reino Unido acompanhado da sua família em 1933, aos 10 anos, escapando do nazismo. Tornou-se cidadão britânico em 1939. "Eu era muito solitário, falava mal inglês. Era considerado mal humorado, o que me deixava orgulhoso", ele disse certa vez.
Estudou e se formou em escolas de arte inglesas. Chegou a servir como marinheiro mercante e fez sua primeira exposição individual em 1944. Em 1946, viajou para Paris e para a Itália, mas decidiu se instalar definitivamente em Londres.

VIDEO: LUCY FREUD INTERVIEW AT THE ARTS CLUB, MAYFAIR

PARTE 1



PARTE 2



A marca do seu trabalho é a representação da figura humana. No início de sua carreira Freud preferiu o surrealismo, pintando pessoas e animais em justaposições inusitadas. A mudança definitiva de estilo aconteceu a partir dos anos 50.
Em 1976, Freud fez parte do grupo de artistas dedicados à pintura figurativa, denominado School of London, ao lado de Francis Bacon. A fama veio quando começou pintar retratos. Em 1989 ganhou o Prêmio Turner, o mais importante das artes visuais inglesas.


Freud radicalizou situações de desconcerto físico e intelectual em retratos de apurado realismo, reagindo à padronização humana com sarcasmo e ironia. Expressou a constatação do envelhecimento, assim como as “cicatrizes” pessoais, que remetem à memória e à sensualidade.
Nicholas Serota, diretor da galeria londrina Tate, afirmou: "A vitalidade de seus nus, a intensidade de suas pinturas 'still life' e a força de seus retratos garantem a Lucian Freud um lugar único no panteão artístico do século 20". O artista é um ícone da arte da passagem do século 20 para o século 21.

VIDEO: LUCIAN FREUD NEWSNIGHT REPORT



Freud se tornou o pintor vivo mais cotado quando, em 2008, a pintura Benefits Supervisor Sleeping (1995), de uma mulher obesa recostada em um sofá, foi arrematada por 33,6 milhões de dólares em um leilão na sede nova-iorquina da Christie's (aqui: http://noholodeck.blogspot.com/2008/05/lucian-freud-recorde-mundial.html).

VIDEO: AN EXCLUSIVE TOUR OF LUCIAN FREUD'S STUDIO



Entre seus últimos trabalhos, está o retrato da modelo Kate Moss, nua e grávida, finalizado em 2002 - um dos únicos retratos de celebridades pintados por Freud, que sempre preferiu usar modelos de sua convivência, como familiares e amigos. A tela foi vendida no mesmo ano por 20 milhões de dólares a um colecionador desconhecido. Além de Kate Moss, Freud pintou a rainha Elizabeth II.
Rumores dizem que o artista teve cerca de 40 filhos ilegítimos. Oficialmente, Freud deixa 13 filhos gerados em quatro casamentos diferentes.

DOCUMENTÁRIO: LUCIAN FREUD PAINTED LIFE


Nenhum comentário: