15 julho 2011

ARTE LOWBROW: RAY CAESAR

Ray Caesar nasceu em Londres em 26 de outubro de 1958. Desde pequeno desenhava em qualquer coisa que encontrasse pela frente, desde paredes e até mesmo no chão, mas só resolveu mostrar suas obras aos 45 anos, depois de sonhar com sua mãe que havia morrido à apenas alguns meses. Hoje, vive de suas obras.

Muito da sua inspiração é resultado de suas próprias experiências de vida, como as adquiridas durante os 17 anos em que trabalhou como “medical artist” no departamento de fotografia de um hospital no Canadá, onde fotografou abuso de crianças, reconstrução cirúrgica, experiências com animais e até material forense. Além disso, buscou inspiração nos surrealistas Salvador Dali e Frida Kahlo.

Além da temática complexa, seu trabalho artístico é inteiramente digital - modelado em 3D e texturizado com fotos, algumas ligadas à sua vida, como a de uma cicatriz do pai, ou a que precisou convencer o médico a fotografar no interior de seu corpo durante uma cirurgia. Estas referências pessoais podem ser reconhecidas em sua obra, onde ele expressa visões intensas e criativas que misturam o infantil e ingênuo, com o sexual e macabro.

VIDEO: RAY CAESAR AT RICHARD GOODALL GALLERY



http://www.raycaesar.com/

Nenhum comentário: