26 junho 2011

READY-MADE: Marcel Duchamp (1887 - 1968)


O ‘Ready Made’ nomeia a principal estratégia de fazer artístico do artista Marcel Duchamp. O termo designa a utilização de objetos industrializados no âmbito da arte, desprezando noções comuns à arte histórica como estilo ou manufatura do objeto de arte, e referindo sua produção primariamente à idéia. Consiste em um ou mais artigos de uso cotidiano, produzidos em massa, selecionados sem critérios estéticos e expostos como obras de arte em espaços especializados (museus e galerias).

VIDEO: MARCEL DUCHAMP À PROPOS DU "READY-MADE" (em francês)



Ao longo de seu trabalho, Duchamp termina por qualificar a produção de ready mades, e chama os ready mades compostos de mais de um objeto, de ready mades retificados, ajudados, corrigidos e recíprocos, de acordo com o modo pelo qual sua forma sofre interferência do artista. Seu primeiro ‘ready’made’, de 1912, foi uma roda de bicicleta montada sobre um banquinho.
Posteriormente, expôs um escorredor de garrafas e, em 1917, um urinol invertido, assinado por R. Mutt, a que dá o título de "Fonte".
Outro de seus célebres ready-mades retificados é aquele em que toma uma reprodução da Mona Lisa, de Leonardo da Vinci (1452 - 1519), e acrescenta à imagem um bigode, um cavanhaque e letras que permitem, quando lidas em francês, a formação de uma frase obscena L.H.O.O.Q., 1919.

VIDEO: MARCEL DUCHAMP E O ESPÍRITO DO DADA (ativar legenda PT-BR)



Se se considera que a característica essencial do Dadaísmo é a atitude antiarte, os ready-mades de Duchamp constituem a manifestação cabal que caracteriza este espírito. Ao transformar qualquer objeto em obra de arte, o artista realiza uma crítica radical ao sistema da arte. Objetos utilitários sem nenhum valor estético em si são retirados de seus contextos originais e elevados à condição de obra de arte simplesmente ao ganhar uma assinatura e um espaço em exposições.
Mas é a partir da década de 1960, com os chamados neodadaistas (como Rauschemberg) e os artistas conceituais (como Joseph Kosuth), que Duchamp e sua obra são resgatados do limite do movimento dada para se tornar uma influência sobre toda a arte contemporânea, rivalizando assim com Picasso no papel de maior artista do século XX.

DOCUMENTÁRIO COMPLETO: MARCEL DUCHAMP - XADREZ (ativar legenda PT-BR, EN)


Nenhum comentário: