30 maio 2011

RICHARD KERN: CINEMA DA TRANSGRESSÃO



Nascido em 1954, em Roanike Rapids na Carolina do Norte, Richard Kern é cineasta e fotógrafo em Nova Iorque. Formado em Belas Artes na Universidade da Carolina do Norte em 1977, Kern atribui sua iniciação em fotografia e interesse por voyeurismo às influência de seu pai, editor e fotógrafo de jornal sempre presente em locais de acidentes e agitações políticas, que lhe ensinara desde jovem como manipular uma câmera fotográfica e a utilizar a sala escura.

NEW YORK UNDERGROUND COLLECTION: SÉRIE MANHATTAN LOVE SUICIDES (1985), DE RICHARD KERN



Começou a ser reconhecido no meio artístico com o sucesso do movimento cultural alternativo do East Village, em Nova York, no início da década de 1980, no qual participou com filmes de curta-metragem experimentais altamente eróticos (muitas vezes com cenas de sexo explícito) estrelando personalidades do rock alternativo desta época, como Lydia Lunch e Henry Rollins.



Tomando a mesma abordagem estética e temática dos músicos com quem se relacionava - artistas do chamado movimento no wave, seus primeiros trabalhos demonstram um profundo interesse nos extremos do sexo, violência e perversão, numa ótica às vezes sarcástica, às vezes alucinada.

SUBMIT TO ME - RICHARD KERN AND LYDIA LUNCH UNDERGROUND COLLECTION



Kern é considerado um dos principais cineastas do movimento cinematográfico Cinema da Transgressão. A partir da segunda metade da década de 1980 passou a dirigir esporadicamente vídeo-clipes de bandas de rock, como Marilyn Manson, The Breeders e Sonic Youth.

YOU KILLED ME FIRST (1985)



Seu filme You Killed Me First (1985) é considerado responsável pela primeira exposição da futuro ícone underground da Califórnia, Lung Leg, conhecida também por posar como modelo para a capa do aclamado disco EVOL, da banda Sonic Youth.
Aqui o video “Pierce” de 1990

HEADTWIST: FEATURING LYDIA LUNCH



Na década de 1990, Kern dedicou-se quase que exclusivamente à fotografia, trabalhando com modelos femininos e abordando constantemente o fetichismo, o sadomasoquismo e o glamour, como no livro New York Girl, refletindo de certa forma os mesmos interesses de suas antigas obras cinematográficas. É por vezes considerado um dos pioneiros no estilo porn chic contemporâneo, ao lado de fotógrafos como Helmut Newton.



RICHARD KERN & LYDIA LUNCH - INTERVIEW 1995

PARTE 1



PARTE 2


Nenhum comentário: