02 março 2011

BANKSY PROMOVE DOCUMENTÁRIO NO OSCAR


Para ajudar a promover um filme no Oscar, estúdios e patrocinadores gastam milhões de dólares em marketing de todos os tipos. Para o artista britânico Banksy, cujo trabalho “Exit Through the Gift Shop” concorreu como melhor documentário, bastou fazer umas pequenas intervenções pela cidade de Los Angeles.

VIDEO: BANKSY AT THE 2011 OSCARS



O grafiteiro misterioso, que nunca revelou a identidade, espalhou suas imagens pela cidade duas semanas antes da premiação, provocando uma euforia entre os admiradores de sua arte de rua - chega-se a quebrar o muro dos locais em que os desenhos aparecem para vendê-los depois na internet.

VIDEO: OUTDOOR NA SUNSET BOULEVARD



Tudo começou com uma intervenção realizada em um outdoor publicitário, com Mickey e Minnie, bebendo e fumando enquanto se divertiam ao lado da imagem de uma modelo. A empresa do outdoor não aprovou a brincadeira e retirou a imagem exposta dentro de um posto de gasolina da Sunset Boulevard – ao contrário dos publicitários da Ligh Group, que criaram a propaganda.
“Achamos uma honra, na real”, declarou a porta-voz Beth Bartolini ao “Los Angeles Times”. Nada boba, a empresa pegou a imagem e anunciou que irá expô-la em Las Vegas.

MURO É ARRANCADO EM HOLLYWOOD


Em seguida veio o desenho de um Charlie Brown incendiário, retratado atrás uma casa abandonada na mesma avenida. Um fã, sabendo do valor do trabalho, arrancou literalmente o bloco de parede e o vendeu no eBay por US$ 8.100 (veja o vídeo).

MURO DE BANKSY É ARRANCADO EM HOLLYWOOD



STENCIL DE BANKSY PROMOVE ROMARIA EM HOLLYWOOD


“Vi o seu documentário na aula de arte e adorei o seu trabalho. Seus comentários políticos são muito interessantes”, afirma o estudante Bryant Irawan, de 17 anos. Ele e a irmã caçula Stacey, de 14, foram tirar fotos do único trabalho de Banksy ainda intacto na cidade: a imagem de um garoto com uma metralhadora carregada de gizes de cera.
O desenho, feito atrás da Urban Outfitters da avenida Westhood é o novo ponto turístico de Hollywood. Durante os 15 minutos de observação no local, mais de 20 pessoas foram até lá para se fotografarem ao lado do muro.

VIDEO: GRAFITE ATRÁS DA URBAN OUTFITTERS NA AVENIDA WESTHOOD



“Desde que o Banksy fez o retrato, há uma semana, o número de clientes dobrou”, explica John Hauser, gerente regional da loja de roupas. Por pouco isso não aconteceu: descontente com o grafite, o dono do imóvel pediu para jogarem tinta sobre o desenho.
“Nós intervimos e garantimos que o grafite continuasse no prédio. Todos da Urban admiram o trabalho de Banksy e não iremos removê-lo ou alterá-lo”, diz Hauser. Curiosamente, a loja já vende um livro do artista, com um best of de seus trabalhos.

“EXIT THROUGH THE GIFT SHOP”


Desde que o documentário “Exit through the gift shop” foi selecionado, ninguém sabia ao certo se Bansky iria aparecer ou não na cerimônia do Oscar. Como a Academia não aceitou que ele fosse mascarado, o artista não confirmou sua presença.
Banksy se mostrou feliz com a indicação ao Oscar , "É uma grande surpresa", disse em um comunicado o grafiteiro. "Não concordo com o conceito de cerimônias de premiação, mas posso abrir uma exceção às quais eu sou indicado", continuou o artista no texto. Ele ainda declarou que "o último homem pelado pintado de ouro que esteve em minha sala fui eu", em uma referência à estatueta de premiação do Oscar.

VEJA AQUI O DOCUMENTÁRIO COMPLETO - "EXIT THROUGH THE GIFT SHOP" - LEGENDADO



No doc, Banksy aparece escondido em sombras e tem a voz distorcida.
"Exit Through the Gift Shop" retrata o ambiente de artistas de rua pelo mundo, através da ótica de Thierry Guetta, também conhecido como Mr Brainwash. O filme reflete a importância e a efemeridade da arte moderna e seus discursos, fazendo uma crítica ao consumismo.

Nenhum comentário: