23 março 2011

ARTE UNDERGROUND

Arte Underground é um termo que procura descrever as formas de arte que estão distantes do mainstream do mundo da arte, é ilegal, tabu, não convencional, rebelde ou revolucionária. Geralmente ela desafia ou rejeita o status quo cultural de alguma forma, e pode envolver doses extremas de originalidade e experimentação, em termos de conteúdo, forma ou contexto.
Os artistas underground tendem a distanciar-se com as normas e tradições da cultura mainstream, mas as instituições, a mídia e as empresas freqüentemente tentam associar-se com os chamados movimentos de vanguarda e underground como uma maneira de apelar aos jovens, freqüentemente cansados das audiências. Algumas formas de arte que podem ser considerados underground incluem graffiti e arte de rua, punk relativo à arte e design, arte de protesto, a arte que sai dos movimentos internacionais de agachamento e comunidades intencionais e algumas formas de arte performática.
O termo arte underground pode ser considerado paradoxal no sentido de que assim que esta arte passa a ser definida ou publicizada, deixa de ser verdadeiramente underground.

2 comentários:

Letícia Helena disse...

Oi, de onde vem esse texto que você publicou sobre arte underground. Estou fazendo uma pesquisa de mestrado sobre o assunto e estou em busca de fontes. me ajuda? <3

Alberto Hermanny Filho disse...

Este texto veio da minha cabeça Leticia. Devo ter editado uma série de textos que resultou neste. Não me lembro mais, fazem muitos anos, mas você pode citar o blog como fonte, muitos estudantes (principalmente de arquitetura) fazem assim