06 agosto 2010

CHAPLIN PELA PRIMEIRA VEZ EM QUASE UM SÉCULO


Um filme com Charles Chaplin foi mostrado pela primeira vez em quase um século, no festival Slapsticon em Arlignton nos Estados Unidos.
A comédia A Thief Catcher, de 1914, foi comprada por US$ 100 em uma feira de antiguidades do Estado do Michigan, pelo historiador Paul Gierucki.
Ele pensou se tratar de apenas mais um filme da companhia Keystone, os Keystone Cops (Guardas Keystone), produzidos entre 1912 e 17, mostrando um grupo de policiais incompetentes.
Meses após a compra, Gierucki assistiu a fita, em 16 mm, que apresentava boa qualidade e se surpreendeu ao identificar Chaplin vestido de policial, já com algumas características que ficariam famosas, como roupas muitos números maiores, bigode e o caminhar.
O filme, rodado entre 5 e 26 de janeiro de 1914, pode ter sido o segundo ou terceiro da carreira de Chaplin, que havia sido contratado pela Keystone em 1913.
A Thief Catcher é o primeiro título que passa a integrar a filmografia de Chaplin em quase 60 anos, tornando-se o 82° filme do artista.

CHAPLIN EM CENA

Nenhum comentário: