22 julho 2010

TEMPESTADES DERRUBARAM MEIO BILHÃO DE ÁRVORES NA AMAZÔNIA EM 2005


Um aglomerado de tempestades que atingiu a floresta amazônica em 2005 derrubou cerca de 500 milhões de árvores, segundo um estudo publicado em 12 de Julho no jornal da União Americana de Geofísica. Com a destruição, a Amazônia deixou de acumular 23% da média anual de carbono.
A linha de instabilidade se propagou do Sudoeste ao Nordeste da Amazônia num sentido único. “O aglomerado de tempestades tinha cerca de 1.000 km de comprimento e varreu a floresta durante dois dias”, afirma Carlos Raupp, professor do Instituto de Física Teórica (IFT) da UNESP e um dos co-autores do estudo.
É a primeira vez que os pesquisadores calcularam quantas árvores uma única tempestade pode matar, segundo Jeffrey Chambers, da Universidade de Tulane, um dos autores do artigo.
Os cientistas usaram uma combinação de imagens de satélite Landsat com estudos de campo para estimar os prejuízos da tempestade. Tomaram como base a região de Manaus. Só ali, a tempestade derrubou entre 300 e 500 mil árvores, o equivalente a 30% do desmatamento registrado em 2005 naquela área.
Com base nesses dados, os cientistas extrapolaram os resultados para toda a bacia amazônica. As perdas são maiores do que as esperadas pelos autores. E o futuro pode ser ainda mais sombrio. Com o aquecimento do planeta, tempestades como esta devem se tornar mais freqüentes. A Amazônia ficará ainda mais vulnerável.


Tempestade na Amazônia derrubou 500 milhões de... por superalbertofilho

Nenhum comentário: