15 novembro 2009

TAPETE CRIADO PARA TÚMULO DE MAOMÉ FOI LEILOADO

Um tapete de pérolas e pedras preciosas criado para enfeitar o túmulo do profeta Maomé foi leiloado, neste ano, pela casa de leilões Sotheby's em Doha, no Catar, por US$ 5,5 milhões. A identidade do comprador não foi divulgada.

Estima-se que dois milhões de pérolas naturais tenham sido usadas na confecção do tapete, conhecido como ‘Tapete de Pérolas de Baroda’, encomendado pelo Marajá de Baroda, Gaekwar Khande Rao, para o túmulo do profeta, em Medina.
Criado pó volta de 1860, ele possui motivos florais e três rosetas no centro. As pequenas pérolas são conhecidas como Basra e foram colhidas nas águas mornas do Golfo. Além das pérolas, o tapete também tem centenas de pedras preciosas como diamantes, safiras, rubis e esmeraldas.
O marajá morreu antes de doar o tapete, que permaneceu na coleção da família por mais de 100 anos e foi um dos destaques de uma exposição em Delhi, que em 1902 e 1903 mostrou a riqueza dos marajás.
Mais tarde, ele foi levado para Mônaco, quando uma integrante da família se mudou para o principado mediterrâneo com sua coleção de jóias.
Em 1985, o tapete voltou a ser exibido na exposição ‘Índia’, no Metropolitan Museum of Art, em Nova York.

Nenhum comentário: