29 novembro 2009

IBM SIMULA CÉREBRO DE UM GATO


Em um comunicado à imprensa, cientistas da IBM anunciaram a realização de uma simulação computadorizada equivalente ao cérebro de um gato. Elaborado em parceria com a Universidade de Stanford e o Laboratório Nacional Lawrence Berkeley, dos Estados Unidos, o simulador representa um progresso significativo na chamada computação cognitiva.


A equipe construiu um simulador cortical que incorpora uma série de inovações em computação, memória e comunicação, assim como sofisticados detalhes biológicos obtidos por meio da neurofisiologia e da neuroanatomia. O programa simula um cérebro com um bilhão de neurônios, capazes de processar 10 trilhões de sinapses (troca de informações entre os neurônios) individuais. Segundo os pesquisadores, seu objetivo é criar um programa de computador capaz de simular e emular as habilidades do cérebro para a sensação, percepção, ação, interação e cognição.
“Conforme os mundos físico e digital continuam a se misturar e a computação se incorpora à nossa vida diária, é imprescindível que criemos um sistema de computação mais inteligente que possa nos ajudar a entender a grande quantidade de informações disponíveis, de forma muito parecida com o nosso cérebro, que é capaz de interpretar rapidamente e agir frente a problemas complexos,” disse Josephine Cheng, diretora de pesquisas da IBM, no comunicado.
Além da simulação cortical em grande escala, a equipe revelou o desenvolvimento de um novo algoritmo, chamado BlueMatter, que sintetiza os dados neurológicos e que já está sendo utilizado para a próxima etapa da pesquisa, que prevê alcançar resultados semelhantes na simulação do cérebro humano.
Utilizando técnicas de captura de imagens por ressonância magnética, os cientistas estão medindo e mapeando as conexões entre todas as localizações corticais e subcorticais no cérebro humano. A intenção é criar uma espécie de esquema elétrico do cérebro, já que
a grande maioria das sinapses é elétrica.

Veja o vídeo onde o gerente de Computação Cognitiva da IBM, Dharmendra Modha, dá mais detalhes sobre o projeto.



IBM: computador do futuro com base em idéias do... por superalbertofilho

Nenhum comentário: