18 outubro 2009

UNESCO DECLARA TANGO PATRIMÔNIO CULTURAL DA HUMANIDADE


Em setembro passado, a Unesco declarou o tango Patrimônio Cultural "Imaterial" da Humanidade durante reunião do Comitê Intergovernamental do organismo, em Abu Dhabi, capital dos Emirados Árabes Unidos.
A candidatura do tango (música e baile) foi apresentada, conjuntamente, em novembro de 2008, pelos governos das cidades de Buenos Aires e Montevidéu. O tango é defendido há décadas como bem cultural nas capitais da Argentina e do Uruguai.
Em junho passado, a Unesco já sinalizava que o tango poderia receber o título como "uma das principais manifestações da identidade dos habitantes do Rio da Prata", que banha as duas cidades.
Antes da decisão, o governo da cidade de Buenos Aires informou que, se o tango fosse reconhecido, deveriam ser criados uma orquestra oficial do tango do Rio da Prata e um centro de documentação desta arte, entre outras iniciativas para preservá-lo.

Segundo historiadores argentinos, o dois por quatro (outra forma de chamar o tango) nasceu nos prostíbulos durante a imigração europeia, no início do século 20. As letras do tango sugerem melancolia porque demonstram a solidão dos que saíram de países europeus para uma terra desconhecida.
Nos últimos anos, a musicalidade do tango foi renovada com o nascimento de grupos jovens que adotaram outros instrumentos, além do clássico bandoneón, para tocá-lo. E foram abertas dezenas de "milongas" (lugar para dançar esta música) na capital argentina.
Além do tango, outras 76 expressões culturais do mundo inteiro também disputaram o título de Patrimônio Cultural da Humanidade.



Link externo: Unesco (em português)

Nenhum comentário: