30 outubro 2009

INSTALAÇÃO SIMULA BURACO NEGRO


A instalação How It Is, do artista polonês Miroslaw Balka, foi aberta ao público no museu Tate Modern, em Londres e ocupa o Turbine Hall - espaço de exposições na entrada do museu.
Ao entrar na enorme câmara de metal, que tem 30 metros de comprimento por 10 metros de largura, os visitantes têm a impressão de estar entrando em um buraco negro.


Entrevista - Miroslaw Balka por superalbertofilho

Segundo o artista, seu trabalho é também sobre a sensação de se familiarizar com uma situação que no início parece estranha, mas que depois se torna normal, menos assustadora.
Ao entrar na escultura, o visitante, que não enxerga quase nada, tem os outros sentidos aguçados, podendo prestar mais atenção no eco de seus passos ou na textura aveludada das paredes.
Os organizadores da exposição dizem que funcionários com lanternas irão patrulhar a escultura para ajudar visitantes que possam entrar em pânico por cauda da escuridão.


Miroslaw Balka How It Is at Tate Modern Turbine... por superalbertofilho

Esta é a décima instalação anual da série Tate Unilever.
Nos anos anteriores, as exposições incluíram uma enorme fenda, criada por Doris Salcedo e também uma série de slides gigantes do artista belga Carsten Holler.
A instalação How It Is ficará em cartaz na Tate Modern até o dia 5 de abril de 2010.

Links externos - Galeria Tate Modern, em inglês

Nenhum comentário: