27 setembro 2009

GRUPO TEATRAL ENCENA PEÇA DENTRO DE TÁXI

Uma companhia de teatro encenou uma peça dentro de um táxi - o tradicional táxi preto britânico - na capital da Irlanda do Norte, Belfast. A produção, intitulada Two Roads West, toma a forma de um passeio pela cidade. O motorista do táxi e uma das passageiras são atores, e cinco pessoas - os demais passageiros - assistem à peça de cada vez. Os atores fizeram três espetáculos por dia, com ingressos custando cerca de R$ 26.
A peça foi escrita por um ex-militante do IRA (Exército Republicano Irlandês), o escritor Lawrence McKeown.
Durante cerca de uma hora, o motorista Bill (Vincent Higgins) interagia com a passageira Rosie (Carol Moore) - de volta à cidade natal após 40 anos de ausência -, percorrendo as duas ruas principais da região oeste de Belfast situadas nos lados católico e protestante, e separadas por uma barreira chamada de “linha da paz”, que foram palco de momentos sangrentos na história da região. A interação entre o público e os atores, em um espaço tão pequeno, não era incentivada, mas às vezes não podia ser evitada.Segundo Paula McFetridge, diretora da peça nascida no oeste de Belfast, a peça “pode ajudar a derrubar as barreiras que dividem a comunidade". Ainda, a diretora tem planos de levar a peça a outras cidades da Irlanda do Norte e talvez para outros países marcados por conflitos.
Two Roads West , uma produção da companhia de teatro Kabosh, fez parte do West Belfast Festival (Féile '09, em gaélico). Este não foi um empreendimento lucrativo e recebeu financiamento da prefeitura da cidade.

Link externo: http://www.kabosh.net/

Nenhum comentário: