27 setembro 2009

ARTISTA EXPLORA A PRÓPRIA CABEÇA


O artista plástico e fotógrafo holandês Levi Van Veluw, nascido em 1985, desenvolveu uma série de auto-retratos onde utiliza a própria cabeça como suporte para suas criações. O seu trabalho propõe a transformação com materiais diversos, para formar um novo “objeto” inusitado. Para isso, o artista explora cores, formas e texturas, através de elementos como a luz, grama, galhos de árvore, folhas de madeira, carpete, pedras, cabelo e outros materiais do cotidiano. Ele constrói 'esculturas', faz desenhos sobre si, e em seguida fotografa. Seu trabalho envolve muita paciência e nenhuma manipulação digital.


O impacto visual destas séries trouxe-lhe o reconhecimento profissional pela Europa, China e Estados Unidos. O resultado plástico é sofisticado, principalmente pelo caráter escultural do projeto. Elementos mínimos que, combinados na série, significam muito. Mesmo assim, o trabalho de Van Veluw alinha-o ao de artistas como Vik Muniz, no qual os predicados do escultor completam-se na fotografia.


Sua obra mereceu vários prêmios de arte, inclusive o de melhor fotógrafo de Belas Artes de 2007 no International Photo Awards, dos Estados Unidos. Neste ano, as fotos foram exibidas na Ronmandos Gallery, em Roterdã, na Holanda e na mostra Art Brussels, em Bruxelas, na Bélgica.

Confira no vídeo




Link externo: http://www.levivanveluw.nl/

Nenhum comentário: