05 setembro 2009

11 DE SETEMBRO E TSUNAMI


Uma peça publicitária produzida pela agência brasileira DM9DDB causou repúdio nos Estados Unidos e no Brasil.
Composta de um vídeo com efeitos especiais, a campanha para a ONG ambiental WWF mostra vários aviões investindo contra o Sul da ilha de Manhattan, em Nova York, onde ocorreram os atentados de 11 de setembro de 2001. A idéia transmitida pela campanha é de que o tsunami que atingiu a Ásia matou 100 vezes mais pessoas que o ataque terrorista, o que, de acordo com o anúncio, revelaria como nosso planeta é “brutalmente poderoso” e por que devemos respeitá-lo.
O anúncio teria sido divulgado apenas em um pequeno jornal de São Paulo no final do ano passado e ganhou repercussão ao cair na internet.
A DM9DDB e a WWF já emitiram cinco comunicados sobre o assunto. Segundo um deles, "Tsunami" foi "criado e aprovado no final de 2008, equivocadamente" e que "assim que tal equívoco foi percebido, rapidamente agência e cliente decidiram pela suspensão imediata da divulgação".
A notícia repercutiu em sites como o do jornal New York Times, além de blogs respeitados no meio publicitário e chegou até o programa de Keith Olbermann, na MSNBC, que incluiu a equipe da agência brasileira entre "As piores pessoas do mundo".

Confira a campanha aqui

Um comentário:

Soldier disse...

Pode ser de gosto duvidoso, mas nem por isso deixa de ser verdade... por isso considero a idéia "brilhante"!!