15 agosto 2009

CONHEÇA O RIC, SUA NOVA CARTEIRA DE IDENTIDADE


A Carteira de Identidade (RG) passará por modificações, o novo documento que se chamará Registro de Identidade Civil (RIC) será um dos mais modernos documentos de identificação do mundo.

O RIC terá o número do RG, CPF, Título de Eleitor e conterá um chip com informações sobre tipo sangüíneo, cor da pele, altura, peso e diversos itens de segurança tais como: dispositivo anti-scanner, imagens ocultas, palavras impressas com tinta invisível, fotografia e impressão digital a laser e ainda a possibilidade de armazenar informações trabalhistas, previdenciárias e criminais. Todas as informações pessoais serão enviadas e armazenadas em um banco de dados do Instituto Nacional de Identificação (INI).



Este novo documento, instituído pela Lei 9.454 de 7 de abril de 1997, foi criado para facilitar a vida do cidadão brasileiro. Com ele, dados e informações referentes a todos os documentos podem ser acessados rapidamente, agilizando o processo de disponibilização de qualquer documento em qualquer estado da Federação. Isso significa que não será mais preciso carregar uma série de documentos

O RIC só foi viabilizado através de um investimento de 35 milhões de dólares feito pelo Governo Federal em 2004, na aquisição do Sistema Automatizado de Identificação de Impressões Digitais (o AFIS, do inglês Automated Fingerprint Identification System). Este sistema foi repassado ao Ministério da Justiça, que é o responsável pela identificação dos cidadãos. Este Ministério planeja que até 2017, 150 milhões de brasileiros façam parte do RIC.

Nenhum comentário: