14 junho 2009

SUPERMERCADOS SUSPENDEM COMPRA DE CARNE QUE AJUDA A DESMATAR A AMAZÔNIA


As três maiores redes de supermercados do País, Carrefour, Wal-Mart e Pão de Açúcar informaram que suspenderam a compra de carne ou derivados provenientes dos frigoríficos denunciados por contribuírem com a devastação da Amazônia. Os varejistas foram notificados pelo Ministério Público Federal do Pará (MPF), que está processando várias empresas ligadas à pecuária ilegal na região. O anúncio também é uma resposta a denúncias feitas pela organização ambientalista Greenpeace.


São 27 fazendas e frigoríficos que foram rastreados pelo MPF em parceria com o Ibama. As fazendas engordam o gado em pastagens ilegais. Elas estão em áreas invadidas ou desmatadas ilegalmente.
Na nota enviada ao MPF, Pão de Açúcar diz que pedirá aos seus fornecedores que contratem uma auditoria independente para verificar a origem dos animais abatidos. A resposta do Pão de Açúcar se deve a uma notificação enviada pelo MPF, que seguiu a cadeia do frigorífico até os grandes compradores.
Estima-se que a pecuária irregular seja a maior causa da devastação na Amazônia. Em reportagem publicada por Época no ano passado, foram mapeados os dez maiores frigoríficos da Amazônia e foi mostrado como eles estão na área de influência dos municípios campeões de desmatamento. Também a reportagem revelou se as empresas têm algum controle de seus fornecedores.

VEJA A REPORTAGEM

Nenhum comentário: