18 junho 2009

BANKSY VS BRISTOL


O grafiteiro mais famoso do mundo, Banksy, anunciou a maior exposição feita por ele até hoje: “Banksy vs Bristol Museum“.O título sugestivo espelha a dualidade dos critérios, da aceitação da arte de rua, da sua natureza anti-establishment e do seu lugar dentro de um museu. A mostra acontece justo na sua terra natal, Bristol, a mesma que, há décadas, o persegue nas ruas e paga para limpar o seu trabalho.

Característico de um homem que mantém sua identidade em segredo, o projeto é marcado pelo mistério. A mídia, vereadores locais e até mesmo funcionários do museu só souberam do projeto um dia antes de ficar pronto para a abertura. Ninguém fora de seu círculo de amigos sabe com certeza sua identidade.

O evento, de entrada gratuita foi inaugurado no dia 13 de junho e estará no Bristol’s City Museum & Art Gallery (Inglaterra) até ao final de agosto. A mostra contém cerca de cem peças do artista, sendo 70 delas inéditas. Pinturas, instalações, espaços com animatronics (marionetes e bonecos animados por robótica) e peças sensoriais. Esta é a primeira mostra de Banksy num espaço fechado desde 2000.

Banksy Versus Bristol Museum – veja os bastidores da montagem


Banksy vs Bristol Museum por superalbertofilho

“Esta é a primeira exposição que eu faço em que o dinheiro dos contribuintes é usado para pendurar as minhas imagens em vez de ser para limpá-las”, comentou Banksy à BBC, sempre sem revelar a sua identidade por razões óbvias para quem pinta a rua.

Kate Brindley, diretora do museu, assume que a escolha de Banksy e da sua cultura street para a temporada de verão do museu pode ser “controversa”. “Mas a arte é isso”. Desde sexta-feira, quando foi revelada a presença de Banksy no museu de Bristol, a atenção da mídia foi grande. Centenas de pessoas já visitaram o City Museum, que se tranformou em uma verdadeira ‘terra de ninguém’, como sugere as intervenções de Banksy.
“Todos presumiam que a nova exposição de Banksy seria em Los Angeles, Nova Iorque, ou Londres, mas ele insistiu que viesse para Bristol... para sua casa”, comentou o vereador de Cultura de Bristol, Simon Cook, à Reuters. Mas a verdade é que, sem saber a identidade do artista não dá para garantir que ele é, de fato, natural de Bristol...

Veja aqui o video oficial com as obras do artista


Banky Show - Bristol City Museum - 2009 (HQ) por superalbertofilho

Nenhum comentário: