15 abril 2009

INTERNET - Espiões invadem computadores de 103 países


Pesquisadores canadenses do grupo de pesquisas Information Warfare Monitor, descobriram uma rede, com base na China, que monitora máquinas de centenas de entidades e conseguiu acessar documentos secretos de governos e organizações privadas. O trabalho de rastreamento da rede descobriu pelo menos 1.295 computadores em 103 países que estavam sob a vigilância do grupo espião. Alguns desses computadores eram de propriedade dos centros de exilados tibetanos na Índia, Bruxelas, Londres e Nova York.

Os investigadores dizem acreditar que o sistema de invasão, chamado GhostNet, se concentra em espionar os governos do Sul e Sudeste da Ásia. Muitas das máquinas invadidas foram localizadas em embaixadas da Índia, Indonésia, Malásia, Paquistão, Tailândia e Taiwan. As embaixadas de Chipre, Alemanha, Malta, Portugal, Romênia, Bangladesh, Butão, Irã e Letônia também sofreram infiltração.


O relatório explica que "até 30% das máquinas infectadas são consideradas alvos de alto valor por serem computadores instalados em ministérios das relações exteriores, escritórios governamentais, ONGs e mídia". Os pesquisadores insistem que vincular precipitadamente a rede ao Estado chinês seria algo "incorreto e enganoso". "Os números podem mostrar uma história diferente", assegura o informe. "A China é atualmente a maior população na internet.” "Só a cifra de jovens que estão on-line no país asiático pode explicar o aumento de software danosos de origem chinesa.”

HACKERS CHINESES INVADEM O EXPLORER – 2009



Para os autores do estudo, esse informe serve para chamar a atenção. "A grande porcentagem de alvos de alto valor infiltrados demonstra a relativa facilidade com que um método que tecnicamente não é muito sofisticado pode ser convertido numa rede de espionagem muito eficiente".

Na listagem por organismos aparecem os escritórios da agência de notícias americana Associated Press, em Londres e Hong Kong, e o canal de televisão New Tang Dynasty Television, criado por grupos de apoio a Falun Gong, um dissidente chinês. Também figura a operadora telefônica Cantv, da Venezuela, o Ministério de Assuntos Exteriores do Irã, a embaixada chinesa nos Estados Unidos, a empresa de consultoria Deloitte Touch, a rede informática do governo de Portugal, a embaixada de Malta na Líbia ou entidades das Ilhas Salomão.

CNN: INTERVIEW WITH ALLEDGED CHINESE HACKERS



Analistas de inteligência dizem que muitos governos, incluindo a China, Rússia e Estados Unidos, e outros grupos usam programas de computador sofisticados para conseguir informações de forma velada. A operação de espionagem recentemente divulgada é de longe a maior que já foi descoberta no que diz respeito ao número de países afetados. Acredita-se também que esta é a primeira vez que pesquisadores foram capazes de denunciar o funcionamento de um sistema de computador usado para uma intrusão desta magnitude. Ainda a pleno vapor, a operação continua a invadir e monitorar mais de uma dúzia de novos computadores por semana, disseram os pesquisadores no relatório ‘Rastreando a GhostNet’.

LINK EXTERNO - http://www.infowar-monitor.net/

PRIMEIRO VÍRUS DE COMPUTADOR COMPLETA 25 ANOS




Nenhum comentário: