24 abril 2009

AUSTRALIANO CRIA "ESCULTURAS" COM ELETRICIDADE


Um médico australiano e físico amador cria imagens inusitadas usando raios de alta voltagem e o próprio corpo. Com um aparelho chamado bobina de tesla - um transformador que gerar alta tensão - Peter Terren transforma energia elétrica doméstica em um raio super potente que pode chegar a 500 mil volts, formando as "esculturas elétricas".



A carga elétrica passa pelo corpo de Terren, que usa uma camada de folhas de alumínio do tipo usado em construções por baixo da roupa para protegê-lo de choques. O alumínio conduz a eletricidade até o solo sem provocar desconforto no médico. Em outras obras, Terren fica dentro de gaiolas de metal, para evitar o contato elétrico.

Na sua mais recente obra, o médico se inspirou na famosa escultura de bronze O Pensador, do francês Auguste Rodin, rebatizando-a de Pensador Moderno. Para criá-la, Terren recebe uma carga de 200 mil volts de eletricidade no corpo, que o transforma numa faísca humana durante cerca de 15 segundos.
"Não é perigoso porque ele faz com muita segurança e sem envolver ninguém", explica o supervisor da faculdade de física da Universidade da Austrália Ocidental, Jayjay Thesan, que dá suporte técnico às experiências do médico.
Eu me descrevo como um "artista de alta voltagem", disse Terren. O médico, que se diz um "estudante do primeiro ano de física que abandonou a faculdade", explicou que quanto mais alta a voltagem, mas facilmente a eletricidade passa pelos objetos.

Nenhum comentário: