09 fevereiro 2009

OS DESTAQUES DA CES 2009

A Consumer Electronics Show, a maior feira de tecnologia do mundo, realizada anualmente em Las Vegas, nos Estados Unidos, mostrou, em janeiro, muitas novidades. O evento é o grande palco para que as fabricantes mostrem ao mundo o que devem levar ao mercado nos próximos anos. A principal tendência tecnológica é o acesso a internet via WI-FI pelos televisores, máquinas fotográficas, tocador de blue ray, home theater, GPSs, celulares e etc. Como não dá para falar de tudo aqui, selecionei o que achei mais interessante. Confira:

PEQUENO POR FORA, IMENSO POR DENTRO
O cartão de memória SDXC usa uma tecnologia desenvolvida pela Microsoft para armazenamento de arquivos que dá a ele uma capacidade de 2 terabyte, algo inédito até hoje. Na prática, isso significa que ele pode guardar em seu chip cerca de quatro mil imagens cruas (leia-se sem efeitos ou edição), 100 filmes em alta definição ou 60 horas de gravação de imagens em alta definição feitas por câmeras digitais. Tudo isso em um pequeno cartão que cabe na palma da mão. Promete ser o cartão de memória mais “espaçoso” do mercado, isso quando finalmente chegar às lojas, o que só vai acontecer em março.

ELETRICIDADE SEM FIO

O Powermat dá fim ao emaranhado de fios e conexões necessários para fornecer energia a aparelhos eletrônicos e carregar aqueles mais portáteis. Usando o princípio de indução eletromagnética, algo que já é pensado por cientistas desde o século 19, o dispositivo permite fazer uma transmissão sem fio da energia da rede elétrica para os eletrônicos. Isso porque cria um campo magnético que abastece o sistema de energia do aparelho por meio de chips de RFID embutidos tanto no Powermat quanto no eletrônico em questão. Essa tecnologia permite transformar mesas e paredes inteiras em equipamentos de recarga e fornecimento de energia. A idéia é expandir seu uso para TVs, computadores e outros aparelhos maiores. Novidades semelhantes ainda devem surgir nos próximos dias.

RELÓGIO TOUCH SCREEN A LG lançou um modelo de relógio digital com tela sensível ao toque para controlar suas múltiplas funções. O GD910 acessa à internet via 3G, tem Bluetooth, conversão voz-texto-voz e faz videoconferências.

SCANNER 3D

A RealView lançou um scanner 3D, o RealView 360º 3D, para desktops. Ele promete retratar os objetos em toda sua glória em três dimensões. Há três versões previstas: padrão, alta definição e commercial (para scans maiores e quiosques). Só falta ver o resultado final em ação.


ÓCULOS 3D
Não, não se trata dos óculos comuns – e bastante incômodos – usados em exibições de filmes 3D convencionais, mas de um óculos eletrônico que exibe as imagens em três dimensões por si só, em telas que ficam no lugar de lente. Feito pela Carls Zeis, a famosa fabricante de lentes (que são consideradas por muitos as melhores do mercado), custará US$ 499 quando chegar às lojas em março.
LAPTOP SUPERWIDESCREEN
O novo Vaio P tem a maior tela mais larga do mercado: com 8 polegadas, ela tem um ratio de 2.08:1 com resolução de 1600 x 768 pixel. Tem chip Atom de 1.33 Ghz, 2GB de memória, 60 GB de disco rígido (expansível), capacidade 3G e Wi-Fi e teclado só 10% menor do que o Vaio TT. Pesa 600 gramas e vem em cinco cores. Custará US$ 900. Chega em fevereiro.

Nenhum comentário: