14 dezembro 2008

CIENTISTAS CRIAM LINHA DE PRODUÇÃO DE 'PELE ARTIFICIAL'


Cientistas da Alemanha anunciaram ter desenvolvido um processo totalmente automatizado e mais barato para melhorar a produção de pele artificial a partir de uma amostra de pele humana.
O tecido criado também poderá ser usado para testar produtos químicos a um custo mais baixo e sem o uso de animais, além de transplantes de pele para humanos.

Para iniciar o processo de produção, uma amostra de tecido humano é analisada para verificar sua esterilidade. Daí um braço mecânico leva a amostra para o dispositivo automático em que a pele artificial será produzida.
A máquina corta a amostra em pedaços pequenos, isola os tipos diferentes de células, estimula o crescimento destas células e mistura as células de pele com colágeno. Uma reconstrução tridimensional das diferentes camadas da pele é produzida com a ajuda de um gel matriz especial - e, então, a pele está pronta.
Na etapa final do processo, a máquina embala as células para o envio. Outro método que pode ser usado é a preservação do tecido por meio de criogenia, congelado e estocado para uso no futuro.

"Era importante para nós dividir todo o processo mecânico em módulos separados", disse o professor Heike Mertsching, do Instituto Fraunhofer para Engenharia Interfacial e Biotecnologia (IGB) em Stuttgart. "Isso nos permite substituir ou modificar os módulos individuais."
O novo método de produção de pele artificial abre novas possibilidades para os cientistas. Um dos próximos projetos da equipe de Stuttgart é a produção de tecido intestinal para testes de reabsorção.



LINK EXTERNO
Instituto Fraunhofer para Engenharia Interfacial e Biotecnologia

Nenhum comentário: