11 novembro 2008

A CIDADE DO FUTURO


O Conselho Europeu de Energia Renovável e o Greenpeace lançaram um novo relatório sobre o futuro da energia no planeta.
De acordo com as entidades, dentro de 82 anos será possível usar 100% de energia renovável no mundo, se estivermos dispostos a fazer as mudanças necessárias. Segundo o Greenpeace, metade do problema das mudanças climáticas estaria resolvido se usássemos a energia de maneira mais inteligente, mas a idéia tem custado a sair da teoria.

GREEN PEACE: JFK E A REVOLUÇÃO ENERGÉTICA



No estudo, o “The Energy [R]evolution”, o Greenpeace sugere um projeto de energia para as cidades.

1) Fachadas dos edifícios revestidas com células fotovoltaicas: elas transformam a luz solar em energia. No futuro, com o aprimoramento dessa tecnologia, será possível moldar as células fotovoltaicas e usá-las como elemento decorativo.

2) Eficiência energética em edifícios antigos: principalmente nos países frios, onde é necessário aquecimento. Modernizar os sistemas de vedação – para manter o ambiente mais quente por mais tempo e com menos energia. É possível aumentar a eficiência em 80%.

3) Uso coletivo da energia: em vez de instalar um sistema de aquecimento solar para cada casa, usar apenas um, compartilhado.

4) Energia limpa: as cidades devem usar energia eólica, mesmo que isso signifique trazer a energia de lugares distantes, como um deserto ou uma praia – onde o vento é abundante.

CONSTRUINDO O FUTURO: A SOLUÇÃO É ENERGIA RENOVÁVEL



VIDEO: APRESENTAÇÃO DE TZEPORAH BERMAN SOBRE O RELATÓRIO "ENERGY [R]EVOLUTION" – a solução do Greenpeace para um futuro livre de carbono, que prevê o mundo sem combustíveis fósseis e com as mudanças climáticas sob controle



Clique no título com o botão direito do mouse, selecione 'salvar destino como' para fazer o DOWNLOAD do estudo: “The Energy [R]evolution

DOCUMENTÁRIO COMPLETO: COMBUSTIVEIS DO FUTURO – DISCOVERY CHANNEL


Nenhum comentário: