28 setembro 2008

SE UM ASTERÓIDE BATER NA TERRA

Um vídeo produzido pelo Discovery Channel simulou o impacto de um asteróide de 500 quilômetros contra a Terra. Mesmo se o pedregulho caísse no meio do Oceano Pacífico, a superfície do nosso planeta ficaria inabitável em menos de 24 horas. Pesquisas científicas indicam que um impacto como esse já aconteceu pelo menos seis vezes na história da Terra.



Tudo indica que, da próxima vez que um asteróide vier a colidir com o planeta, pode não haver mais vida por aqui. Veja abaixo o teste de uma explosão criada pelo homem...

BOMBA DE HIDROGÊNIO
Uma bomba de hidrogênio, designação mais adaptada ao seu significado bomba termonuclear, é uma bomba que consegue ser até 750 vezes mais forte do que qualquer bomba nuclear.
Em 1961, a Rússia experimentou a bomba mais poderosa até então concebida (apelidada de Tsar Bomba), à qual foi atribuída uma força de 57 megatons.
Tsar Bomba, é o nome ocidental da RDS-220, a mais potente arma nuclear já detonada. Desenvolvido pela União Soviética, a bomba de 57 megatons (equivalente a 57 milhões de toneladas de dinamite) levava o nome-código de “Ivan”, dado pelos seus desenvolvedores.
A bomba foi testada em 30 de outubro de 1961, em Nova Zembla, uma ilha no oceano Ártico. O dispositivo foi reduzido de seu design original de 100 megatons para minimizar a escala de destruição.
Devido ao seu enorme tamanho a bomba não era prática para propósitos de guerra, e foi criada primariamente para ser usada como propaganda na Guerra Fria. Não há evidências de que nenhuma outra bomba de poder similar tenha sido feita.


Tsar Bomba - Largest Nuclear Device Ever Tested por superalbertofilho

Até os dias de hoje, início do século XXI, ainda não é possível controlar a reação de fusão nuclear para aplicações pacíficas, como já é realizado como a fissão nuclear. Um dos fatores que pesam contra o seu uso é a falta de uma maneira para se controlar temperaturas altíssimas (cerca de 100 milhões de graus Celsius).

Nenhum comentário: