20 setembro 2008

ELEIÇÕES 2008


100 ASSASSINOS
J.R. Guzzo para a VEJA

"Não é preciso ser doutor em matemática para deduzir que nunca tivemos, na história deste país, tantos homicidas disputando um cargo público"

Nas eleições municipais deste ano, o cidadão será obrigado a votar, e constata que os ladrões deixaram de ser o que há de pior, realmente, na lista de candidatos a prefeito e vereador. Segundo o vice-presidente do TRE do Rio de Janeiro, Alberto Motta Moraes, só no estado do Rio, há pelo menos 100 candidatos às próximas eleições que são acusados de homicídio, ou já foram condenados por ter matado alguém.
O interessante é que o desembargador Moraes, ao fazer essa revelação ao público, só citou os 100 envolvidos em assassinatos porque precisava justificar a instalação de um detector de metais na entrada do TRE fluminense.

Além dos 100 assassinos, só no estado do Rio de Janeiro, quantos seriam no Brasil todo? Não se tem no momento uma informação exata sobre esse número, mas, levando-se em conta que há quase 380 000 candidatos às eleições de outubro próximo nos cerca de 5 500 municípios brasileiros, não é preciso ser nenhum doutor em matemática para deduzir que nunca tivemos, na história deste país, tantos homicidas disputando um cargo público.

Para o Tribunal Superior Eleitoral e, acima dele, do Supremo Tribunal Federal, uma pessoa que tenha cometido crimes, por piores que sejam, só pode ser impedida de disputar um cargo público depois de ser condenada na última das últimas instâncias, e não lhe couber mais a possibilidade de nenhum recurso – até lá vale tudo, inclusive continuar matando gente.
O STF e o TSE não apenas acham isso perfeitamente normal, como orgulham-se daquilo que consideram a sua coragem de decidir contra "a opinião pública", que nada entende de ciência jurídica. Garantem que esse é o "preço da democracia" – ou se vive assim, ou se cai num estado policial.

Não cabe ao eleitor, nem mesmo, o direito de ser informado sobre os antecedentes criminais de quem lhe pede o voto. Em manifestação recente, na qual se opôs à divulgação pelas autoridades eleitorais dos nomes de candidatos com "ficha suja", o ministro Eros Grau, do STF, sustentou que "a exigência de comprovação da idoneidade moral do cidadão" é "uma violência".

Confira em:http://veja.abril.uol.com.br/030908/p_134.shtml

VEJA A CAMPANHA FICHA LIMPA

CAMPANHA FICHA LIMPA por superalbertofilho

A Campanha Ficha Limpa foi lançada em abril de 2008 com o objetivo de melhorar o perfil dos candidatos e candidatas a cargos eletivos do país. Para isso, foi elaborado um Projeto de Lei de iniciativa popular sobre a vida pregressa dos candidatos que pretende tornar mais rígidos os critérios de inelegibilidades, ou seja, de quem não pode se candidatar.
O Projeto de Lei pretende aumentar as situações que impeçam o registro de uma candidatura, incluindo pessoas condenadas em primeira ou única instância, ou com denúncia recebida por um tribunal no caso de políticos com foro privilegiado em virtude de crimes graves como: racismo, homicídio, estupro, tráfico de drogas e desvio de verbas públicas.

POST COMPLEMENTAR DE 2011
HOJE É ASSIM: BASTA PESQUISAR A FICHA CRIMINAL DE SEUS CANDIDATOS NA INTERNET...


Pesquise a ficha criminal de seus candidatos na... por superalbertofilho

Nenhum comentário: