07 agosto 2008

MACONHA É O 'MAIOR PRODUTO AGRÍCOLA' DOS EUA


Nem o milho nem o trigo: em valor comercial, o principal cultivo dos Estados Unidos é, hoje, a maconha.

Segundo levantamento feito por Jon Gettman, PhD em Política Pública da George Mason University, na Virgínia do Norte, e líder da Coalizão para Reclassificação da Cannabis, a produção do cultivo de maconha no país é estimada em US$ 36 bilhões anuais e os USA estão deixando de ser um consumidor da droga para se converter em um importante produtor.

VIDEO: veja o documentário completo da CNBC sobre a milionária indústria da maconha implantada nos EUA - ‘MARIJUANA INC, INSIDE AMERICA'S POT INDUSTRY’.



Apenas na Califórnia, o principal Estado produtor de maconha, o número de plantas de maconha destruídas passou de 313.776 em 2001 para 1.675.681 no ano passado. O relatório anual antinarcórticos do Departamento de Estado afirmou que os Estados Unidos cultivavam 10 mil toneladas de maconha em 2005.


Conhecido estudioso e ativista a favor da reforma das leis antidrogas, Gettman utiliza o argumento econômico na principal campanha da Coalizão para Reclassificação da Cannabis, um grupo defensor do uso terapêutico da maconha.
Assim como alguns justificam a existência de cultivos de coca nos países andinos por sua importância para as tradições locais, na Califórnia não falta quem diga que a maconha é parte da cultura da região, especialmente desde os anos 60.

VIDEO: CANNABIS MEDICINAL – NATGEO (dublado)



Depois de um referendo em 1996, as autoridades californianas legalizaram o consumo e o cultivo da erva em pequenas quantidades para fins terapêuticos. Mas um porta-voz da Agência Antidrogas dos EUA (DEA) disse que não poderia confirmar a escala da colheita nacional de maconha. Estima-se que apenas 10% dela sirva a propósitos medicinais.


Como ocorre em países andinos, como Colômbia, Peru e Bolívia, um dos maiores focos do crescimento ilícito na Califórnia tem lugar em parques e reservas naturais, onde o isolamento físico e o caráter de espaço público dificultam a perseguição dos responsáveis.
As autoridades da Califórnia não empregam fumigação aérea contra as plantações, por considerá-las nocivas às condições ambientais nesses parques naturais.

VIDEO: A HISTÓRIA DA MACONHA (dublado)



Nenhum comentário: